Quais são os 4 estágios de Piaget?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.

A finalidade do Estágio Supervisionado III e do Estágio Supervisionado IV é possibilitar ao discente experienciar a docência sob diferentes perspectivas do saber-fazer, inserindo-o em atividades formativas diversificadas como problematização da realidade por meio de observações realizadas na escola campo, planejamento, ...

Quais são os principais tipos de estágio e como escolher um?

  • Estágio remunerado. Como o nome já sugere, nesse tipo de estágio, o estudante recebe algo em troca pelo serviço prestado à empresa. ...
  • Estágio obrigatório ou curricular. ...
  • Estágio não obrigatório ou voluntário. ...
  • Jovem aprendiz.

De uma forma geral, as Ferramentas Cognitivas têm 4 funções:

  • Organizar Informações.
  • Buscar Informações.
  • Apresentar Informações.
  • Integrar Informações.

Ao todo, o desenvolvimento cognitivo em seres humanos se liga a quatro grandes habilidades: coordenação motora, adaptação, psicomotricidade e linguagem.

O que são habilidades cognitivas? Cognição é o processo de construção do conhecimento. Para isso acontecer, é necessário um conjunto de capacidades mentais desenvolvidas ao longo dos anos, como memória, atenção, linguagem, criatividade e planejamento. Elas recebem o nome de habilidades cognitivas.

Em teoria o estágio sensório-motor antecede a linguagem, pois este é o período no qual a criança consegue se comunicar por meio de ações e de sua percepção quanto ao ambiente em que está inserida. É um período de construção, ou seja, de evolução.

Assimilação - entrada e processamento de estímulos externos aos esquemas (mudança quantitativa - modificação de conteúdo). Acomodação- reorganização interna. Ajusta ou cria-se novos esquemas visando uma melhor adaptação (mudança qualitativa-modificação de estrutura).

Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.

Lei dos três estados de Comte
Com base nas ideias positivistas, Comte criou e fundamentou as três Leis dos estados. O autor afirmava que as sociedades passariam por três estados de pensamento, com algumas características fortes e dominantes. Os três estados são: o teológico, o metafísico e o positivo.

A função do estágio é oferecer, aos aprendizes, o conhecimento prático das funções profissionais. Ele possibilita, aos estudantes, um contato empírico com as matérias teóricas que lhes são passadas em sala de aula.

O estágio é o primeiro contato do estudante com o mercado de trabalho dentro da sua área de atuação escolhida. Essa experiência é uma importante aliada ao curso de graduação, auxiliando no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno, fazendo com que ele confira a rotina que provavelmente terá após sua formação.

O estágio é um trabalho realizado por um tempo menor, foi criado a fim de possibilitar a formação de profissionais qualificados. O estágio é a primeira experiência de um estudante na sua área de atuação. É lá que ele vai entender melhor o processo do seu trabalho, os desafios e vai aprender muito.

Quando é o momento de procurar um estágio? Muitos estudantes não sabem ao certo a hora de começar um estágio remunerado, até porque em todos os cursos, obrigatoriamente, existe o estágio curricular ao fim da graduação. Porém, nada impede que você busque por um estágio remunerado no primeiro semestre do curso.

Geralmente, o estágio é realizado nos últimos períodos da graduação. O aluno frequenta uma escola, participa das ações nela realizadas, relaciona-se com os professores, com os alunos e com a coordenação escolar, com o propósito de conhecer de forma mais significativa o cotidiano da escola.

Componente de processos executivos, controle inibitório refere-se à habilidade de inibir respostas competitivas. Freqüentemente se encontra prejudicado no Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Pode ser avaliado por escore e tempo de reação em tarefas de geração semântica.