Quais são os 4 métodos de arquivamento?

Perguntado por: ogodinho . Última atualização: 17 de maio de 2023
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Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.

  • Os documentos de arquivo passam por três fases distintas de.
  • arquivamento para cumprirem seu ciclo de vida: fase corrente; fase.
  • intermediária; e fase permanente.

Os 4 métodos de arquivamento de documentos. Existem diversos métodos de arquivamento que podem ser utilizados, sendo que 4 tipos são considerados básicos e mais comuns. São eles: alfabético, numérico, geográfico e ideográfico.

A definição de categorias e subcategorias de um plano de classificação de documentos possuem três critérios: Funcional: Categorias correspondem à função dos documentos; Estrutural: De acordo com a estrutura organizacional; Assunto: Referente aos conteúdos registrados nos documentos.

As técnicas de arquivamento são um conjunto de regras a serem seguidas para garantir ainda mais a ordem na documentação de uma empresa. Dentro das técnicas de arquivamento existentes, há diversas alternativas que podem servir para organizar documentos.

Existem 4 principais formas de se classificar documentos: por espécie, gênero / formato, assunto e relevância.

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie/ tipologia documental, natureza do assunto, forma e formato.

Tipos de Arquivos

  • Ativo ou temporário – São os que contêm documentos em uso constante;
  • Inativo ou intermediário – São os que contêm documentos de menor frequência de uso. ...
  • Morto ou permanente – São os que contêm os documentos de freqüência praticamente nula.
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COMO FAZER O ARQUIVAMENTO CORRETO DOS DOCUMENTOS

  1. Guarde os documentos em ordem crescente.
  2. Atenção ao prazo de guarda.
  3. Digitalize os documentos.
  4. Use a microfilmagem.
  5. Estruture o espaço físico para possibilitar a movimentação dos arquivos.

Os princípios fundamentais da arquivologia são: - Princípio da Proveniência; - Princípio do Respeito pela Ordem Original; - Princípio da Organicidade; - Princípio da Unicidade; - Princípio da Indivisibilidade ou integridade.

A Lei de Arquivos Públicos (Lei 8.159/91), sancionada em 8 de janeiro de 1991, estabelece a política nacional de arquivos públicos, reforçando os princípios da Constituição Federal de 1988 no que se refere ao acesso à informação.

Ciclo de vida dos documentos

  • Três idades do arquivo. ...
  • Corrente (1ª idade) ...
  • Intermediário (2ª idade) ...
  • Permanente (3ª idade) ...
  • Fases da gestão de documentos. ...
  • Tabela de temporalidade. ...
  • A destinação final dos documentos.

Método Alfabético: este é o método mais comum, onde a criança aprende primeiro os nomes das letras do alfabeto para, em um segundo momento, fazer as combinações silábicas e montar as palavras. Silábico: neste método a criança aprende as famílias de sílabas antes de compreender as palavras.

Método alfabético (ou soletração)
A criança começa a ler sentenças curtas e vai evoluindo até conhecer histórias. Por este processo, a criança vai soletrando as sílabas até decodificar a palavra. Por exemplo, a palavra casa soletra-se assim c, a, ca, s, a, sa, casa.

Os documentos de arquivo podem ser classificados em diferentes categorias, de acordo com suas características. Baseando-se nelas, podemos classificá-los quanto ao: gênero, espécie, tipologia, natureza do assunto, forma, e formato.

Existem dois tipos de documentos, o documento avulso (antigo protocolado) e o processo.

Função do arquivo: guardar e organizar os documentos, tornando disponí- veis as informações mantidas sob a sua guarda. Finalidade do arquivo: servir de apoio à administração e servir de base para a história.

O arquivo morto é, basicamente, diversos arquivos e/ou documentos importantes que não estão sendo utilizados no momento, mas que precisam ser guardados. Isso inclui documentos fiscais, contábeis, de processos, de produtos, da área de gestão de pessoas, entre vários outros!

No modelo de arquivo horizontal, os documentos são dispostos uns sobre ou outros e arquivados em caixas, estantes ou escaninhos. No arquivamento vertical, os documentos são colocados ao lado ou atrás dos outros, o que possibilita uma consulta mais ágil.