Quais são os 5 principais pilares da educação financeira?

Perguntado por: mfreitas9 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Os pilares da educação financeira são: economia, controle de gastos, aplicações/investimentos e planejamento.

Um pilar é uma estrutura que sustenta algo para que aquilo não caia. Falando metaforicamente, os pilares do gerenciamento financeiro pessoal não vão te deixar cair em tentações que prejudicariam seu orçamento. É preciso força de vontade para atingir suas metas e objetivos, além de muita consciência na hora das compras.

Veja abaixo o que cada um deles representa na prática.

  1. Reconhecer. O primeiro passo é entender como anda sua vida financeira. ...
  2. Registrar. A planilha financeira é uma ferramenta excelente para controlar os gastos. ...
  3. Revisar. Aliás, essas práticas já fazem parte do terceiro pilar da educação financeira. ...
  4. Realizar.

Planejamento - A educação financeira, um dos temas transversais presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é voltada a conscientizar sobre a importância do planejamento, para que o cidadão possa desenvolver uma relação equilibrada com o dinheiro e tomar decisões acertadas sobre finanças e consumo.

Deixa as prioridades mais claras
Ao controlar suas finanças e estabelecer metas fica mais claro perceber o que é prioridade na sua vida. Saber onde vale a pena investir e com o que vale gastar faz parte de ter inteligência financeira.

Comece criando uma lista de objetivos pessoais e cultivando uma mentalidade positiva se quiser aproveitar sua nova vida ao máximo. Aprenda mais sobre economia e hábitos de consumo, e arrume um emprego para obter uma renda adicional — você também poderá contar com a ajuda de amigos e familiares, se necessário.

Segundo a OCDE (2005), educação financeira é “o processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, de maneira que, com informação, formação e orientação, possam desenvolver os valores e as competências necessários para se tornarem mais ...

Se você realmente tem vontade de saber mais, estudar finanças só vai agregar valor na sua vida pessoal e profissional. Comece pelo básico, busque conteúdos gratuitos e confiáveis e dedique-se a aprender. Quando se sentir mais à vontade, busque cursos, livros e mentorias que te façam crescer!

Podemos descrever esses pilares como: Responsabilidade financeira, controle financeiro, análise financeira, planejamento financeiro e finalmente, a estabilidade financeira.

Um dos pilares mais importantes do planejamento financeiro envolve a gestão financeira. Ela está relacionada tanto ao reconhecimento da situação inicial quanto aos cuidados gerais a respeito do uso do dinheiro. É nessa gestão que ocorre, por exemplo, o levantamento das dívidas.

O método 50-30-20 é uma forma de dividir a renda líquida mensal em três partes : 50%, 30% e 20%. Isso levando em conta as despesas fixas, variáveis e a criação de uma reserva. O intuito desse método, é que a pessoa consiga equilibrar a sua renda com os seus gastos e com a criação de uma reserva financeira.

Há, porém, uma distinção entre Matemática financeira e Educação financeira. Enquanto a primeira é uma área que aplica conhecimentos matemáticos à análise de questões ligadas a dinheiro, a segunda está ligada à formação de comportamentos do indivíduo em relação às finanças.

1. Método do envelope

  1. A primeira categoria, isto é, 50% do seu salário, deve ser destinada aos gastos fixos. ...
  2. Os 30% da segunda categoria são voltados para os gastos variáveis. ...
  3. Os últimos 20% da terceira e última categoria vão para a quitação de dívidas ou investimentos.

A educação financeira te ajuda a gerenciar melhor as contas
A partir das suas respostas, os conhecimentos adquiridos a partir da educação financeira te ajudarão a gerenciar as contas da sua casa, da sua empresa e até os gastos esporádicos com mais sabedoria.