Quais são os 5 princípios da Agenda 2030?

Perguntado por: osilveira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 11 votos

Seu lema central, Ninguém deixado para trás, baseia-se em cinco princípios orientadores: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias (5 Ps). O documento foi discutido na Assembleia Geral da ONU, onde os Estados-membros e a sociedade civil negociaram suas contribuições.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Eles são vistos como os principais objetivos da educação para o século XXI e foram criados para nos auxiliar a enfrentar todos os desafios da nossa sociedade.

Os quatro pilares da educação são formados por: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser.

Os maiores desafios para cumprir a Agenda, indicados pelo relatório foram: aumento da pobreza: O teto dos gastos públicos, que limita por 20 anos as despesas do governo em áreas como saúde e educação, é um dos maiores desafios para a contenção da crise.

ESG (Ambiental, Social e Governança, em português) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) possuem significados diferentes, mas se complementam e crescem em importância como direcionadores de crédito, investimento e demanda.

O que são os ODS O que são os ODS
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.

Dados do Relatório Luz 2021 mostram que o Brasil não teve nenhum progresso nas 169 metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Transformando o Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, foi assinada em setembro de 2015, pelos países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo é modificar e transformar o mundo em que vivemos, trazendo mais igualdade e sustentabilidade para o planeta.

Os 7 Pilares da Sustentabilidade | Sementes Mutuca

  • Economicamente viável;
  • Ambientalmente seguro;
  • Socialmente justo;

Aprender a conviver – No mundo atual, este é um importantíssimo aprendizado por ser valorizado quem aprende a viver com os outros, a compreendê-los, a desenvolver a percepção de interdependência, a administrar conflitos, a participar de projetos comuns, a ter prazer no esforço comum.

Aprender a ser está relacionado com o aprender a conhecer o mundo que nos rodeia e, para que isso aconteça, é fundamental que haja uma educação de qualidade, que não pode prescindir de uma equipe comprometida com a educação, proporcionando assim o desenvolvimento do ser humano, tornando-o capaz de elaborar pensamentos ...

Os três pilares do ESG, como o próprio nome já diz, são os fatores ambientais, sociais e de governança. Essas são as três características onde as empresas são avaliadas, a fim de obter o seu desempenho em relação às práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Aprender a fazer significa estar apto para lidar com situações da vida profissional, trabalho em equipe, desenvolvimento corporativo e valores necessários para cada trabalho. Sendo assim, envolve a capacidade de fazer escolhas, pensar criticamente e não confiar ou depender apenas de modelos preexistentes.

Para "aprender a ser" é necessário que não busque somente passar informações mas sim recebê-las e poder transformar isso em um conjunto de estudos coletivos que possam agregar em cada indivíduo maneiras de se aperfeiçoar e se aceitar como são.

Primeiro pilar: Aprender a conhecer
Como se aplica: combinando uma cultura geral, suficientemente ampla, com a possibilidade de estudar, em profundidade, um número reduzido de assuntos, ou seja: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo da vida.

"Dentre as 'metas' da agenda 2030, estão a nefasta ideologia de gênero e o aborto, sob o disfarce de 'direitos sexuais e reprodutivos'", escreveu o mandatário brasileiro, compartilhando uma notícia a respeito do seu veto a diretrizes da agenda da ONU.

Esse plano nasceu de um acordo firmado em 2015 pelos 193 Estado-membros da Organização Das Nações Unidas – ONU, com o compromisso de seguir as medidas recomendadas no documento “Transformando o Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” (A/70/L.