Quais são os 5 tempos verbais?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Tempos verbais

  • Presente - não só indica o momento atual, mas ações regulares ou situações permanentes. ...
  • Pretérito - indica momentos anteriores, decorridos ou acabados. ...
  • Futuro - indica acontecimentos que se realizarão. ...
  • O modo indicativo expressa certezas. ...
  • O modo subjuntivo expressa desejos e possibilidades.

Pretérito, presente e futuro
Para tanto, os tempos verbais são auxiliados pelos modos verbais que dividem-se em: Indicativo, Subjuntivo e Modo Imperativo.

O modo indicativo apresente seis tempos verbais: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Os tempos verbais são: presente, pretérito (passado) e futuro. Eles indicam quando ocorre a situação manifestada pelo verbo. Os modos verbais são: indicativo, subjuntivo e imperativo.

Passado, ou mais conhecido como Pretérito, que significa um ato que ocorreu um tempo antes do presente, ou seja, que passou, existem para o pretérito (passado) alguns tipos de classificações: Pretérito Perfeito, Pretérito Simples, composto; mais-que-perfeito e Pretérito Imperfeito.

Já os tempos verbais nada mais são que elementos linguísticos que indicam o momento da fala do interlocutor. Dessa forma, é possível entender se a fala está no passado, presente ou futuro. Para isso, os tempos verbais são auxiliados pelos modos verbais, que se dividem em imperativo, injuntivo e subjuntivo.

O modo imperativo é um tipo de flexão verbal e está associado à ação de dar uma ordem ou um conselho e fazer um pedido, um convite ou uma súplica. A formação do imperativo afirmativo da segunda pessoa do singular (tu) e do plural (vós) está relacionada à conjugação de verbo no presente do indicativo.

1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.

O modo subjuntivo apresenta três tempos verbais: presente, pretérito imperfeito e futuro.

Podem ser classificados como: Advérbios de tempo. Advérbios de lugar. Advérbios de modo.

Na nossa Gramática, os Tempos verbais são: Presente, Pretérito e Futuro. Os tempos servem para indicar as formas, os estados ou fenômenos demonstrados pelos verbos. Já os Modos verbais compõem os tempos verbais nos modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo.

Os tempos simples são tempos verbais - presente, passado e futuro - que são expressos por uma só palavra. Eles exprimem ação, estado, mudança de estado ou fenômeno da natureza mediante a utilização de apenas uma palavra, ao contrário dos tempos compostos, que são expressos por uma combinação de verbos.

O passado, ou pretérito, representa aquilo que já aconteceu no passado, no ontem. O presente representa o que está acontecendo agora, o hoje. Já o futuro, representa aquilo que vai acontecer, o amanhã.

O pretérito indefinido é usado em situações nas quais o acontecimento não têm nenhuma relação com o tempo presente; por sua vez, o pretérito perfecto compuesto é usado em situações que são parte do momento da enunciação, pois se referem a uma ação passada que acontece dentro da unidade de tempo do presente.

Como identificar o que é um verbo? Para identificar um verbo, a primeira coisa é pensar se essa palavra indica uma ação ou fenômeno. Também pense se ela está relacionada a um sujeito ou pronome pessoal e se, na sua forma original, termina em “ar”, “er” ou “ir”.

O pretérito perfeito indica um fato que aconteceu em um determinado momento no passado, enquanto o pretérito imperfeito é usado para indicar uma ação que não foi terminada. Isto é, um acontecimento que não foi concluído. Já o pretérito imperfeito indica a sequência de uma ação.