Quais são os 5 tipos de paisagens?

Perguntado por: sassuncao . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Conteúdo deste artigo

  • Paisagem natural e paisagem cultural.
  • Paisagem natural.
  • Paisagem cultural.
  • Nem natural, nem cultural.
  • Paisagem dinâmica.
  • Paisagem estática.

A paisagem geográfica é composta por três grandes classificações: natural, cultural ou humanizada.

Em uma paisagem podemos identificar elementos naturais: produzidos pela natureza, como matas, rios, árvores, morros, montanhas; e elementos humanizados, produzidos pela ação humana: construções como casas, prédios, ruas, pontes, iluminação, indústrias.

LEVANDO EM CONTA AS CARACTERÍSTICAS NATURAIS E ORIGINAIS DOS TIPOS DE VEGETAÇÕES EXISTENTES NO BRASIL, PODEMOS ENCONTRAR AS , PRINCIPAIS, QUE SÃO: FLORESTA AMAZÔNICA, MATA ATLÂNTICA, CAATINGA, FLORESTA SUBTROPICAL OU ARAUCÁRIA, CERRADO, PANTANAL, CAMPOS E VEGETAÇÃO LITORÂNEA.

Na geografia, a paisagem natural é aquela que apresenta somente a natureza. Sendo assim, a paisagem natural não sofreu ação antrópica (interferência humana). Ou seja, a paisagem natural pode ser uma montanha, um deserto, um lago, uma floresta, dentre outros.

Paisagens podem ser divididas em duas categorias: naturais ou culturais/antrópicas. As paisagens nomeadas como naturais são aquelas que passaram por pouca ou nenhuma interferência do ser humano. Já as paisagens culturais/antrópicas são as que passaram por alterações decorrentes da atividade humana.

A paisagem cultural é aquela que sofreu alguma intervenção humana, ou seja, territórios por onde o homem provocou mudanças na paisagem natural original. Essas mudanças por sua vez são decorrentes de como o homem desenvolveu suas atividades de moradia (casas, prédios…), locomoção (avenidas, rodovias, pontes…)

8. A paisagem histórica urbana é a área urbana que resulta da estratificação histórica de valores e atributos culturais e naturais, que transcende a noção de "centro histórico" ou de "conjunto histórico" para incluir o contexto urbano mais abrangente e a sua envolvente geográfica.

O conceito de espaço urbano designa a área de elevado adensamento populacional com formação de habitações justapostas entre si, o que chamamos de cidade. Já o conceito de espaço rural refere-se ao conjunto de atividades primárias praticadas em áreas não ocupadas por cidades ou grandes adensamentos populacionais.

A paisagem modificada, humanizada ou artificial é aquela em que ocorreu a interferência humana. Também chamada de ambiente modificado, ela é perceptível uma vez que se distingue da paisagem (ou ambiente) natural, onde as ações humanas são irrisórias ou inexistentes.

Paisagem natural: formada por elementos construídos pela natureza; Paisagem cultural ou humanizada: formada por elementos construídos pelos seres humanos.

A paisagem pode ser classificada em natural ou cultural (humanizada ou modificada). Uma paisagem natural é formada por elementos da natureza que não sofreram nenhuma intervenção humana. Ela é modificada somente pelos agentes naturais.

As paisagens naturais são caracterizadas pela presença de pouca ou nenhuma intervenção antrópica, ou seja, paisagens que foram minimamente transformadas pela ação humana. Os rios, lagoas, montanhas e árvores são exemplos de elementos naturais da paisagem. Eles estão ligados aos aspectos do meio natural.

As paisagens culturais – também chamadas de paisagens antrópicas – são as expressões das atividades humanas. Elas constroem-se a partir da utilização e transformação dos elementos da natureza pelas atividades realizadas pelo homem.

Por fim, temos que os cincos principais conjuntos de paisagens naturais da terra são: as savanas, montanhas, florestas, os campos e desertos.

Conheça as 5 paisagens mais bonitas do Brasil

  • Dedo de Deus. A linda paisagem de Dedo de Deus está localizada entre as cidades de Magé, Teresópolis, Petrópolis e Guapimirim, no estado do Rio de Janeiro. ...
  • Cataratas do Iguaçu. ...
  • Chapada Diamantina. ...
  • Monte Roraima.

Paisagem cultural é aquela formada a partir da interferência humana. Ela possui tanto elementos naturais quanto elementos culturais, criados ou transformados pela ação antrópica, como casas, edifícios, ruas, avenidas, pontes, estradas, postes e cercas.

Quando uma determinada área é formada apenas pelos elementos da natureza, falamos de uma paisagem natural, mas quando ela apresenta alguma intervenção humana, então falamos de paisagem cultural, também chamada de “paisagem humanizada” ou de “paisagem geográfica”.

Cidades, pontes, estradas, grandes edifícios são exemplos de paisagens culturais, que também podem ser classificados como paisagens humanizadas ou paisagens modificadas.

Utilizaremos nomenclaturas mais simplificadas para auxiliar a compreensão: de cima para baixo (corresponde à visão vertical), de cima para baixo e de lado (corresponde à visão oblíqua), de baixo para cima e de frente (visão frontal). Essa compreensão é fundamental para a leitura e interpretação dos mapas.