Como as paisagens podem ser classificadas explique as características de cada classificação?

Perguntado por: aveloso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Tem mais depois da publicidade ;) Assim, a paisagem pode ser dividida em duas: Paisagem natural: aquela que o homem ainda não modificou, composta por objetos naturais como rios, árvores e montanhas. Paisagem Cultural: aquela que o homem já modificou, composta por objetos sociais como construções, cidades etc.

Conteúdo deste artigo

  • Paisagem natural e paisagem cultural.
  • Paisagem natural.
  • Paisagem cultural.
  • Nem natural, nem cultural.
  • Paisagem dinâmica.
  • Paisagem estática.

Na geografia, a paisagem natural é aquela que apresenta somente a natureza. Sendo assim, a paisagem natural não sofreu ação antrópica (interferência humana). Ou seja, a paisagem natural pode ser uma montanha, um deserto, um lago, uma floresta, dentre outros.

Numa paisagem, encontramos elementos naturais, que são próprios da natureza e elementos culturais, que foram criados pelo ser humano. Por isso, as paisagens são classificadas em dois tipos: paisagem natural e paisagem cultural (também chamada artificial ou humanizada).

A paisagem geográfica é composta por três grandes classificações: natural, cultural ou humanizada.

Paisagem natural é uma porção visível do espaço formada prioritariamente por elementos típicos da natureza. Esse tipo de paisagem é caracterizado por possuir pouca ou nenhuma intervenção antrópica.

A paisagem cultural é aquela produzida por meio da intervenção do homem no meio. Portanto, é formada pelo conjunto de objetos prioritariamente artificiais que são criados e transformados pelo homem. Os elementos ruas, lojas e casas são criados pelo homem.

A paisagem é um conceito que se refere a tudo o que podemos perceber utilizando os nossos cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição). ... Em razão da abrangência desse termo, comumente ele é dividido em dois tipos principais: as paisagens naturais e as paisagens culturais.

Uma área de floresta com rios, cachoeiras e animais silvestres constitui um exemplo de paisagem natural. Já a área de uma cidade ou um campo de cultivo agrícola são exemplos de paisagens culturais.

A paisagem cultural, diferente da paisagem natural, pode ser formada tanto por elementos naturais quanto por elementos culturais. Por exemplo, as paisagens culturais podem ser urbanas (nas cidades) ou rurais (no campo).

São alguns exemplos de paisagens naturais: Grand Canyon, Monte Everest, Chapada Diamantina, Floresta Amazônica, cataratas do Iguaçu e deserto da Antártida.

A paisagem cultural é formada por meio da intervenção antrópica no espaço natural. As zonas urbanas são um exemplo clássico de paisagem cultural. As cidades são um exemplo de paisagem cultural. Paisagem cultural é aquela composta por elementos construídos e/ou modificados pelo ser humano.

A paisagem natural é aquela formada por elementos da natureza, os quais sofreram pouca ou nenhuma interferência da ação humana. Já a paisagem cultural, como vimos, pode conter ambas as classes de elementos, ou seja, naturais e criados ou transformados pelo ser humano.

Elementos naturais são aqueles que não são resultados da ação humana, como os rios e montanhas. Já os elementos culturais são aqueles produzidos pela sociedade, como escolas, prédios e ruas.

Paisagem natural: formada por elementos construídos pela natureza; Paisagem cultural ou humanizada: formada por elementos construídos pelos seres humanos.