Quais são os 6 tipos de poemas?

Perguntado por: hpeixoto5 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 16 votos

Quais são os 6 tipos de poemas?

  • Soneto. Um dos mais conhecidos poemas de formas fixas é o soneto.
  • Trova.
  • Balada.
  • Rondó
  • Sextina.
  • Haicai.

Tipos de poema
Poema épico (ou narrativo) está centrado em figuras míticas ou heroicas, por exemplo, as fábulas; Poemas dramáticos são aqueles escritos para serem encenados, por exemplo, as tragédias; Poemas líricos descrevem os sentimentos e pensamentos do poeta, por exemplo, os sonetos.

Embora muito definem poema e poesia como sendo a mesma coisa, eles possuem conceitos diferentes. Poema é um texto literário composto de versos, estrofes e, por vezes, rima. Já a poesia é uma manifestação artística que pode ou não estar baseada em palavras como o poema.

O poema narrativo caracteriza-se como a manifestação literária em verso na qual se realiza a narração ficcional de fatos ou de ações antropomorfizadas, com traços dramáticos, cômicos ou sérios e pode ser de alcance universal, regional ou local, dada a presença ou a ausência de grandiosidade.

Versos, rimas e estrofes são encontrados principalmente na estrutura de textos poéticos. São esses elementos que diferenciam a poesia dos textos em prosa, que são constituídos por parágrafos.

A estrutura de um poema é composta por versos e estrofes, sendo a rima opcional. O verso está representado em cada linha separada de um poema. São apresentados como uma ou mais palavras que seguem um tipo de rítmica.

O verso e a estrofe são elementos do texto poético. Cada linha de um poema representa um verso, já a estrofe é o conjunto de versos.

O poema está fortemente relacionado com a música, beleza e arte, o poema tem as suas raízes históricas nas letras de acompanhamento de peças musicais. Até a Idade Média, os poemas eram cantados. Só depois o texto foi separado do acompanhamento musical.

Poema é um gênero textual (forma de redação) geralmente escrito em versos e estrofes. Sua finalidade é expressar algum sentimento, emoção ou pensamento.

Tem a função de transmitir a informação de forma objetiva. Tem o foco no referente da mensagem.

A gramática normativa registra a palavra poetisa para referir-se às escritoras do gênero poético, contudo podemos utilizar duas variações, poeta ou poetisa.

O verso é composto por uma oração em uma composição poética. É o elemento que define a poesia, em oposição à prosa. O grupo de vários versos com sentido completo é denominado de estrofe.

A poesia dramática é apresentada com duplo caráter: épico e lírico ou ainda objetivo e subjetivo. A poesia dramática mantem a narrativa épica, mas transfigurava os narradores nos próprios personagens das ações, pintando seus estados emotivos, o que lhe conferia um sabor lírico.

Poemas descritivos mexem com os seus sentidos, enviam aromas a suas narinas, ruídos de aplauso a seus tímpanos, levam texturas até os seus dedos e pintam imagens na frente de seus olhos. Passar adiante essas definições e os elementos táteis através de palavras exige voz ativa, vocabulário conciso e semântica coerente.

Gênero lírico: inclui os textos poéticos de caráter sentimental revelando as emoções do poeta, por exemplo, os sonetos. Gênero narrativo (anteriormente chamado de épico): narra uma história com personagens, situados em um tempo e um espaço, por exemplo, um romance.

Um poema é dividido em versos e estrofes, além de possuir diversos tipos de rima, mas não obrigatoriamente necessita desses elementos para ser considerado poema.

Verso: é cada linha do poema/música. Estrofe: é um conjunto de versos. Rimas: são sons semelhantes no final ou no interior dos versos.

a) Rimas emparelhadas: quando se sucedem de duas a duas (AABB). b) Rimas alternadas: quando, de um lado, rimam os versos ímpares (o primeiro com o terceiro, etc.) e, de outro, os versos pares (ABAB). c) Rimas opostas ou interpoladas: quando o primeiro verso rima com o quarto, e o segundo, com o terceiro verso (ABBA).

Poesia é um gênero literário caracterizado pela composição em versos estruturados de forma harmoniosa. É uma manifestação de beleza e estética retratada pelo poeta em forma de palavras. No sentido figurado, poesia é tudo aquilo que comove, que sensibiliza e desperta sentimentos.

Dicas práticas de como rimar

  1. Não se apegue às palavras e aos versos, mas à mensagem e ao sentimento.
  2. Escolha um verso qualquer para iniciar o poema.
  3. Reescreva e teste diferentes versos e rimas.

Um soneto, por exemplo, é um poema que apresenta quatro estrofes - dois quartetos (estrofes de quatro versos) e dois tercetos (estrofes de três versos).