Quais são os 7 tipos de placas?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.2 / 5 6 votos

As placas de trânsito podem ser de 7 tipos: regulamentação, advertência, indicação, educativas, serviços auxiliares, atrativos turísticos e sinalização de obras. Quem estabelece as placas de trânsito no Brasil é o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Tem por finalidade alertar aos usuários da via para condições potencialmente perigosas, indicando sua natureza. Suas mensagens possuem caráter de recomendação. A colocação de uma placa de advertência fica determinada a partir do exame do exame apurado das condições do local da via e do comportamente dos usuários.

Placa R-6c: proíbe ao condutor parar, ainda que por pouco tempo, mesmo em operações de embarque e desembarque. As placas R-6a e R-6c determinam proibição de estacionamento em um determinado local. A diferença é que a placa R6-c além de proibir o estacionamento, proíbe também a parada naquele local.

Você já aprendeu que as placas de indicação estão divididas nos seguintes grupos: placas de identificação, placas de orientação de destino, placas educativas, placas de serviços auxiliares e placas de atrativos turísticos.

Placa principal
É ali que ficam as entradas HDMI, de vídeo-componente e de vídeo-composto, que são cabos pra TV responsáveis por passar as imagens e os sons.

A resposta é bem simples, basta lembrarmos do significado de placas de trânsito de regulamentação e placas de advertência. Enquanto a placa vermelha, de regulamentação, impõe uma ordem (obrigação) ao motorista, a placa amarela, de advertência, alerta ao motorista que ele terá que parar mais adiante na pista.

Veja algumas delas: Placa Adriática, Placa da Anatólia, Placa Arábica, Placa Caribeana, Placa da Carolina, Placa de Cocos, Placa Leste-Americana, Placa Helénica, Placa Indiana, Placa Indo-Australiana, Placa Iraniana, Placa das Filipinas, Placa da Somália, Placa de Scotia, Placa de Sunda e Placa de Tonga.

Amarelo

Amarelo – são as chamadas placas de advertência. Elas avisam o motorista a respeito de perigos e riscos existentes na pista para os quais os condutores possam não estar preparados.

As placas com fundo branco e letras e desenhos em preto são as chamadas educativas. Elas trazem mensagens importantes para os motoristas e também pedestres.

A sinalização horizontal é um subsistema da sinalização viária composta de marcas, símbolos e legendas, apostos sobre o pavimento da pista de rolamento.

A placa “Dê a Preferência R-2”, adverte ao condutor do veículo a obrigatoriedade de dar a preferência para a via de cruzamento. Utilização: A placa R-2, é utilizada para garantir o fluxo contínuo da via preferencial.

Placa amarela passar para a placa preta de coleção
No caso esse processo geralmente ocorre após regularização do veículo no DETRAN. Quando o veículo estiver devidamente regularizado e com a placa de três letras será possível protocolar o pedido de placa colecionador.

Tem a finalidade de informar aos usuários as condições, proibições, obrigações ou restrições no uso das vias. Suas mensagens são imperativas e o desrespeito a elas constitui infração.

As placas de cores vermelha indicam que aquele automóvel é utilizado para o transporte de aluguel, como coletivos, ônibus, vans, táxis e caminhões – ou seja, os veículos os quais o condutor pode exercer atividade remunerada (EAR), com transporte de passageiros ou cargas.

N° DA PLACA: R – 10 NOME: PROIBIDO TRÂNSITO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES SIGNIFICADO: assinala ao condutor de qualquer veículo automotor a proibição de transitar, a partir do ponto sinalizado, na área, via/pista ou faixa.

Placa área escolar – A-33a: Ela adverte ao condutor do veículo da existência, adiante, de trecho de via com trânsito de escolares. Sinal utilizado nas proximidades de área escolar ou em trechos de via que compõem o percurso de escolares.