Quais são os antidepressivos que emagrecem?

Perguntado por: ereal . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

A bupropiona é um antidepressivo mais indicado para o emagrecimento do que a fluoxetina e a sertralina, por ajudar a reduzir a compulsão. Ela atua de forma semelhante em casos de fumantes que querem deixar o vício de fumar.

Saxenda: É um medicamento em forma de injeção que atua no centro da fome e da saciedade, fazendo com que a pessoa tenha menos apetite. Além disso, um dos efeitos do medicamento é a mudança no paladar, que faz com que os alimentos não tenham um sabor tão agradável.

Na receita também constava um combinado do farmaco orlistate com morosil - um extrato de suco de laranja vernelho que combate a gordura localizada. Seus componentes inibem as enzimas do fígado, dificultando que o órgão exerça a sua função.

Remédios para compulsão alimentar

  • Cloridrato de sertralina;
  • Cloridrato de fluoxetina;
  • Orlistate;
  • Metformina;
  • Cloridrato de sibutramina;
  • Dimesilato de lisdexanfetamina.

Mirtazapina, amitriptilina, mianserina, ziprazidona, pimozida, carbamazepina, oxcarbamazepina, ácido valpróico, imipramina, clomipramina, paroxetina. Em geral os antidepressivos mais antigos são mais propensos a causar ganho de peso do que os ISRS [inibidores seletivos da recaptação de serotonina].

O Rivotril é um medicamento da classe dos benzodiazepínicos, funciona como ansiolítico, costuma ter também efeito sedativo, e não costuma acarretar ganho ou perda de peso.

A Lamotrigina é um estabilizador de humor - porém com propriedades antidepressivas - e não promove ganho de peso.

Por que a fluoxetina emagrece? A fluoxetina é um antidepressivo que age inibindo a absorção de serotonina pelos neurônios, levando a um aumento dessa substância no cérebro, influenciando no humor e no controle do apetite, o que pode causar uma redução da ingestão de alimentos e uma diminuição do peso corporal.

Duloxetina emagrece? A duloxetina pode levar a perda de peso modesta, especialmente no tratamento a curto prazo, devido ao seu efeito colateral de perda do apetite. No entanto, alguns estudos mostram que a duloxetina pode aumentar o peso quando o tratamento é feito a longo prazo.

A fluoxetina pode ser usada como remédio para emagrecer? A fluoxetina não é um medicamento indicado exclusivamente para o tratamento da obesidade. Além dela não provocar perda de peso em todos os pacientes, a sua eficácia é muito menor do que a de outras drogas disponíveis no mercado.

Se não tiver cuidado com alimentação e fazer exercícios, não tem dieta nem medicamento que adiante", explicou Naiara Azevedo. A intérprete de "Rapariga Digital" ainda revelou que a rotina de artista não ajuda na dieta: "Não tenho muito horário para comer, dormir e isso dificulta o processo de emagrecimento.

A doença se desenvolveu devido ao consumo de um composto de "ervas para emagrecimento". O produto, vendido em cápsulas, se dizia "natural" e continha ervas como chá verde, carqueja e mata verde, substâncias hepatotóxicas (que podem causar danos ao fígado).

O uso indiscriminado do Orlistat pode provocar coagulação no sangue, problemas de circulação, ósseos (osteoporose) e de visão. O uso de vitaminas sem prescrição médica também é perigoso. É preciso dosar, por meio de exames, as vitaminas para que a suplementação seja feita apenas se existir necessidade.

O Em7 Caps foi eleito o melhor remédio para emagrecer em 2022 pelo Portal UOL, por ser o mais seguro com fórmula aprovada pela ANVISA.

Mas por que bupropiona emagrece? Em primeiro lugar é preciso lembrar que a bupropiona atua no aumento da quantidade de dopamina e noradrenalina no cérebro. Assim, o aumento da dopamina faz com que a sensação de bem estar e recompensa se manifestem sem que se precise recorrer aos alimentos altamente calóricos.

No momento, existem três remédios contra a obesidade aprovados no Brasil. Além da sibutramina, que atua no apetite, há a liraglutida, hormônio que desacelera o esvaziamento do estômago, e o orlistate, que diminui a absorção de gordura no intestino.

A amitriptilina não possui substâncias capazes de causar o emagrecimento. Entretanto, o medicamento é capaz de desencadear transtornos psíquicos que levam à transtornos alimentares, como a anorexia, que é caracterizada pela distorção de imagem e diminuição drástica do apetite, levando à perda de peso.

Algumas opções de antidepressivos que não provocam alterações no peso são fluoxetina, bupropiona ou duloxetina, por exemplo. Principais antidepressivos: clonazepam, amitriptilina, mirtazapina, nortriptilina, imipramina, escitalopram, trimipramina e paroxetina.

Venlafaxina engorda ou emagrece? Como consta na bula do medicamento, seu uso pode ocasionar tanto o aumento quanto a redução de peso. Isso ocorre pela ação dos neurotransmissores na sensação de saciedade e apetite.

A sertralina pode causar algumas alterações no sistema digestivo e no apetite. Por conseguinte, isso pode proporcionar ganho ou perda de peso. Mas estudos indicam que isso acontece no início do tratamento.

Zolpidem da enjoo e sensação de entalo? E engorda ou emagrece? Não costuma ter estes efeitos colaterais. Por efeito direto não engorda nem emagrece, mas algumas pessoas têm liberação de impulso e podem "assaltar a geladeira" após tomá-lo e, em alguns casos, até se esquecer de que o fizeram.