Quais são os cinco pilares da sustentabilidade no mundo da moda?

Perguntado por: msantos5 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Os 5 pilares da moda sustentável

  • Recusar. O conceito de fast fashion tem ficado para trás. ...
  • Reduzir. Outro pilar é a redução do consumo desnecessário. ...
  • Reusar. ...
  • Reciclar. ...
  • Compostar. ...
  • Responsabilidade compartilhada. ...
  • Incentivo à empresa a seguir com boas práticas. ...
  • Impacto real no futuro do planeta (e das crianças)

Conheça 8 exemplos de moda sustentável

  1. Moda ética e de comércio justo. As atividades éticas e de comércio justo – no domínio da moda – estão relacionadas ao bem-estar das pessoas que trabalham na indústria. ...
  2. Moda ecológica e verde. ...
  3. Moda vegana. ...
  4. Slow fashion. ...
  5. Upcycling ou Moda reciclada. ...
  6. Brechó ...
  7. Moda Circular. ...
  8. Moda Consciente.

Qual a relação de moda e sustentabilidade? A relação entre os dois conceitos começa, justamente, por suas características. O mercado da moda é marcado por produtos com curto ciclo de vida, fazendo com que, a cada novo lançamento, produtos mais antigos sejam descartados.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

Como a moda sustentável surgiu? A indústria da moda e a sustentabilidade ambiental nem sempre andaram de mãos dadas. A partir dos anos 90, o fast fashion popularizou-se, fazendo com que a produção de roupas tomasse uma proporção muito mais frenética devido à grande demanda.

A moda sustentável surgiu da necessidade de rever as práticas da indústria da moda do ponto de vista ecológico. Desde a etapa da produção até o descarte rápido de peças devido a necessidade de consumo exacerbado.

Outras práticas importantes para integrar moda e sustentabilidade são: uso eficiente dos recursos hídricos, tanto na fabricação dos produtos como no cultivo da matéria-prima; utilização de corantes naturais, como os extraídos da matéria vegetal; realizar o tratamento adequado dos efluentes provenientes dos processos de ...

A poluição ambiental e o esgotamento de recursos naturais são alguns dos problemas causados pela indústria têxtil e do vestuário, a segunda mais poluente – atrás apenas da do petróleo.

Nosso lixo têxtil, consequência da lógica da moda descartável, leva cerca de 200 anos para se desintegrar. E as consequência dessa indústria de fast fashion vai além do descarte. De acordo com relatório da ONU responsável por 20% do total de desperdício de água globalmente.

Agora, três décadas após Magna constatar que o desperdício era um problema ambiental, os impactos da indústria têxtil já estão sendo sentidos e os números são preocupantes. No Brasil, quase 9 bilhões de peças são confeccionadas por ano, o que daria, em média, 42,5 peças por habitante.

Sustentabilidade industrial é o conjunto de práticas aplicáveis à indústria que preza pelo uso de recursos naturais de forma renovável e inteligente, promovendo o desenvolvimento social sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Exemplos de sustentabilidade, nos âmbitos individual, comunitário e global

  • Economia de água.
  • Consumo de produtos biodegradáveis.
  • Reciclagem de materiais.
  • Separação do lixo para coleta seletiva.
  • Utilizar transportes coletivos ou adotar a prática da carona solidária.

Tipos de Sustentabilidade

  • Sustentabilidade Ambiental. A Sustentabilidade ambiental abrange a conservação e a manutenção do meio ambiente. ...
  • Sustentabilidade Social. ...
  • Sustentabilidade Empresarial. ...
  • Sustentabilidade Econômica. ...
  • Ações Individuais.
  • Ação Comunitária. ...
  • Ações Globais.

O que é upcycling: conheça a origem desse termo
O conceito de upcycling não é exclusivo do mundo da moda, embora seja aplicado a essa área. O upcycling trata de dar um novo uso a materiais que seriam levados ao lixo. A prática surge com o objetivo de ampliar o ciclo de vida desses itens.

A indústria da moda é responsável por 8% da emissão de gás carbônico na atmosfera. Esse dado faz com que as mesmas fiquem classificadas como as segundas mais poluentes de todo o mundo, ficando atrás apenas do setor petrolífero. Existe até um deserto de roupas descartadas no Chile!

O uso de corantes naturais não tóxicos. Produção de roupas sem plástico. Matéria prima orgânica. Uso de tecidos eco-friendly de fibras orgânicas onde foi usado menos água e produtos químicos.

Atualmente há diversas estratégias de produção e design sustentável no mercado da moda como: roupas multifuncionais e modulares; economia circular; Localismo; Uso de matérias-primas mais amigas do meio ambiente; Recycling & Upcycling, produção sob demanda e outros.

1. Economizar recursos naturais: a economia de recursos naturais é fundamental para a sustentabilidade na indústria da moda. É preciso pesquisar materiais e desenvolver processos que reduzam o consumo, além de adaptar as instalações da empresa com soluções menos agressivas ao meio ambiente.

  1. Novos estilistas significam novos negócios.
  2. Crie uma boa rede de contatos.
  3. Faça do conhecimento uma busca constante.
  4. Desenvolva suas habilidades.
  5. Busque parcerias enriquecedoras.

Segundo especialistas, a decomposição de roupas pode levar até centenas de anos quando feitas de fibras sintéticas, e os componentes químicos podem contaminar o solo e água, sem falar nos gases de efeito estufa emitidos na cadeia de produção e no descarte.