Quais são os cinco tipos de oração?

Perguntado por: ifarias . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples.
...
Entre as orações subordinadas, há:

  • oração subordinada substantiva;
  • oração subordinada adjetiva;
  • oração subordinada adverbial.

Clamor, em religião, é uma oração rezada em coro e em voz alta, pelos fiéis, durante uma procissão.

Tipos de oração
Oração absoluta - é assim chamada quando há apenas uma oração, ou seja, o período é simples. Exemplo: Contemple a beleza das flores. Oração coordenada - quando o período é composto, mas as orações são independentes, não precisando das outras para fazer sentido.

A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).

Abraão. O grande patriarca do povo de Israel era um homem de oração. Sua comunhão com o Senhor era tão intensa que ele é chamado de “amigo de Deus” (Tiago 2:23). Inclusive, o próprio Deus fala de Abraão como uma pessoa que intercedia pelos outros (Gênesis 20:7).

As primeiras orações mencionadas na Bíblia nos ensinam sobre as razões para orarmos. 1 – É conhecida a oração de Abraão (Gênesis 18) que clama por misericórdia para que os justos que eventualmente existissem em Sodoma não fossem destruídos junto com os maus.

36 E sucedeu que, oferecendo-se a aoferta de manjares, o profeta Elias se chegou, e disse: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque, e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme a tua palavra fiz todas estas coisas.

Temos que rogar a Deus com fé. É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Temos de acreditar com fé que Deus, o Pai, o Criador de todas as coisas, vive e quer que tenhamos o Espírito Santo, que Ele quer enviar-nos o Consolador.

A Bíblia diz em Efésios 6:18: “Com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos.” A Bíblia diz em 1 Tessalonicenses 5:17: “Orai sem cessar.” Às vezes Deus responde às nossas orações antes de orarmos.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada.

Oremos: Ó Deus que instruístes os corações dos Vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de Sua consolação, por Cristo, Senhor Nosso. Amém!”

Jabes orou ao Deus de Israel: "Ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras. Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores".

Trata-se de um ato religioso no qual o homem procura manter uma ligação com seres divinos através da súplica, da ação de graças, do louvor, da adoração, entre outros propósitos.

A oração é uma conversa de amigos. algo mais forte. É uma oração insistente. Na súplica rogamos, imploramos ou pode haver até pequenos gemidos.

Deus, Senhor de toda força e poder dá-me hoje a segurança do teu amor e a certeza de que estás comigo, peço ajuda e proteção nesta hora tão difícil de minha vida, preciso de tua misericórdia, tiras de mim o medo; tiras de mim está dúvida, esclarecendo o meu espírito abatido, com a luz que ilumina o teu divino filho ...