Quais são os comandos de DCL?

Perguntado por: smeireles . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

DCL inclui comandos como GRANT e REVOKE que lidam principalmente com os direitos, permissões e outros controles do sistema de banco de dados. GRANT: Concede aos usuários privilégios de acesso ao banco de dados. REVOKE: Retira os privilégios de acesso do usuário dados usando o comando GRANT.

Os principais comandos agrupados em DDL são:

  • CREATE TABLE.
  • DROP TABLE.
  • ALTER TABLE.
  • TRUNCATE.

DTL - Data Transaction Language - LInguage de Transação de Dados. São os comandos para controle de transação. DCL - Data Control Language - Linguagem de Controle de Dados. São comandos DCL o GRANT, REVOKE E DENY.

Dívida Consolidada Líquida (DCL)
Já a DCL corresponde ao valor da Dívida Consolidada, ou seja, da dívida total existente, ignorando os valores disponíveis no caixa público, as aplicações financeiras e os demais saldos financeiros.

Linguagem de Controle de Dados, ou do inglês Data Control Language(DCL), é uma linguagem de computador e um subconjunto de SQL, usada para controlar o acesso aos dados em um banco de dados. Exemplos de comandos DCL incluem: GRANT para permitir que usuários especificados realizem tarefas especificadas.

DML para representar o conjunto de instruções da linguagem SQL para manipular os dados. DDL conjunto de instruções e comandos para definição de dados. DCL instruções para controlar as permissões de acesso e uso aos objetos do banco de dados.

Entre os principais comandos DDL estão CREATE (Criar), DROP (deletar) e ALTER (alterar). Linguagem de manipulação de dados (ou DML, de Data Manipulation Language) é o grupo de comandos dentro da linguagem SQL utilizado para a recuperação, inclusão, remoção e modificação de informações em bancos de dados.

Comandos DML (linguagem de manipulação de dados)

  • INSERT.
  • INSERT (várias tabelas)
  • MERGE.
  • UPDATE.
  • DELETE.
  • TRUNCATE TABLE.

Em resumo, DDL é utilizada para definir e gerir a estrutura de uma base de dados, enquanto DML é utilizado para manipular os dados dentro de uma base de dados. DDL As declarações são permanentes e não podem ser desfeitas, enquanto DML As declarações são executadas imediatamente e podem ser desfeitas.

DTL - Data Transaction Language - Linguagem de Transação de Dados. São os comandos para controle de transação. DCL - Data Control Language - Linguagem de Controle de Dados. São os comandos para controlar a parte de segurança do banco de dados.

O comando DESCRIBE TABLE lista as seguintes informações sobre cada coluna: Nome da Coluna. Esquema do Tipo. Nome do tipo.

REVOKE ALL PRIVILEGES

não DCL. Qual comando usaríamos para, por meio da linguagem DCL, remover todos os privilégios de um usuário? Selecione a resposta correta: A - REVOKE ALL PRIVILEGES.

Comandos do tipo DCL (Data Control Language)
Esse tipo de comando é utilizado para controle de privilégios de usuários e controle do nível de acesso de usuários.

Grupos de Comandos

  • DDL.
  • DML.
  • DCL.
  • DQL.

Dívida consolidada líquida (DCL), receita corrente líquida (RCL) e relação DCL/RCL de estados e DF para o período 2000 a 2014, conforme declarado pelos entes da Federação no âmbito da publicação do Relatório de Gestão Fiscal (RGF), em cumprimento da Lei da Responsabilidade Fiscal (LRF).

A DQL (Data Query Language) é o subconjunto responsável por comandos de consulta aos dados armazenados. Dentro dele, encontramos apenas o comando Select.

Data Transaction Language (DTL): comandos em SQL relacionados com as transações no banco. São eles que confirmam ou desfazem as operações realizadas, em caso de sucesso ou erro.

O comando GRANT é usado para conceder permissões a usuários ou grupos de usuários, permitindo que eles executem determinadas operações em objetos específicos, como tabelas ou views.

O Conceito de Banco de Dados
É como uma grande biblioteca digital, onde você pode armazenar, gerenciar e recuperar dados de forma eficiente. Os bancos de dados são projetados para lidar com grandes quantidades de informações, permitindo a organização estruturada e a recuperação rápida dos dados quando necessário.

A linguagem DML (Data Manipulation Language) nasce para respaldar o contexto de manipulação de dados em bancos de dados, principalmente em sistemas de informação que fazem consulta em bancos de dados relacionais por meio de SGBDs (Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados).