Quais são os 4 tipos possíveis de comandos SQL?

Perguntado por: aornelas . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Podemos dividir os comandos SQL em grupos: DDL, DQL, DML, DCL e TCL. Os DDL (Data Definition Language) são estruturais. Eles servem para definir aspectos da estrutura do banco de dados, como criar tabelas, excluir tabelas, alterar tabelas e mais.

Basicamente, há três tipos de manipulação de informação no Banco de Dados:

  • DML – Data Manipulation Language Statements: INSERT, UPDATE, DELETE, SELECT. ...
  • DML – Linguagem de Manipulação de Dados. ...
  • DDL – Linguagem de Definição de Dados. ...
  • DCL – Linguagem de Controle de Dados.

A sigla CRUD significa as iniciais das operações create (criação), read (leitura), update (atualização) e delete (exclusão). Essas quatro siglas tratam a respeito das operações executadas em bancos de dados relacional (SQL) e não-relacional (NoSQL).

Executam operações lógicas. Executam cálculos baseados em valores de entrada fornecidos como parâmetros às funções e retorna valores numéricos. Retornam informações sobre o banco de dados e objetos de banco de dados. Retornam informações sobre usuários e funções.

Funções em T-SQL são rotinas que retornam valores ou tabelas. Com elas você poderá construir visões parametrizadas ou ainda construir suas próprias funções, semelhantes a DATE(), STUFF(), LTrim() dentre outras.

SQL significa Structured Query Language, literalmente a linguagem padrão para realizar queries. A linguagem SQL é utilizada de maneira relativamente parecida entre os principais bancos de dados relacionais do mercado: Oracle, MySQL, MariaDB, PostgreSQL, Microsoft SQL Server, entre muitos outros.

Grupo de comando: grupo determinado pelo organograma da organização. Esse grupo é composto por indivíduos que se reportam diretamente a um determinado gestor. Uma diretora de escola primária e seus 18 professores formam um grupo de comando, por exemplo.

banco de dados MySQL

O banco de dados MySQL é a solução de código aberto mais popular que existe e é o banco de dados relacional Open Source mais utilizado do mundo, O MySQL está em todos os lugares e é geralmente o banco de dados que se aprende primeiro.

SQL Server Management Studio
Baseada no ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) do Visual Studio, a ferramenta Management Studio (SSMS) é a principal ferramenta de administração e desenvolvimento do SQL Server 2005.

As táticas de manipulação da informação veiculada pela mídia incluem desde o uso de falácias lógicas e outros artifícios retóricos, passando por técnicas de propaganda e de manipulação psicológica, até a pura e simples fraude.

O SQL é uma linguagem padrão para manipulação de registros em bancos de dados relacionais. A sigla SQL vem dos termos em inglês “Structured Query Language”, que podem ser traduzidos para o português como “Linguagem de Consulta Estruturada”.

Por último, temos que conceituar um sistema de banco de dados como o conjunto de quatro componentes básicos: dados, hardware, software e usuários.

Os SGBD (Sistemas de Gestão de Bases de Dados) têm um conjunto de requisitos funcionais: a Segurança, a Integridade (só inclui dados válidos relativamente à realidade), o Controlo de Concorrência (Locking, Etiquetagem ou Optimista), e recuperação e tolerância a falhas (Backup e Transactionlogging).

Um banco de dados, para funcionar, deve possuir um conjunto de quatro componentes básicos, são eles: dados, hardware, software e usuários.

Os tipos de dados que um algoritmo pode manipular são: dados numéricos, dados literais e dados lógicos. Vamos conhecer cada tipo e compreender de que forma cada um deles pode ser utilizado.

Podemos dividir os comandos SQL em grupos: DDL, DQL, DML, DCL e TCL. Os DDL (Data Definition Language) são estruturais. Eles servem para definir aspectos da estrutura do banco de dados, como criar tabelas, excluir tabelas, alterar tabelas e mais. São mais focados em um aspecto amplo, e menos nos dados necessariamente.

Principais tipos de dados

  • Dados numéricos. O tipo inteiro (integer) O tipo float.
  • Dados alfanuméricos. O tipo string. Áspas triplas.
  • Operações básicas com strings.
  • Listas.

O comando select recupera os dados de uma ou mais tabelas, sendo um dos comandos mais simples e, ao mesmo tempo, mais extenso da SQL devido as suas funções, operandos, comandos, sub-comandos e cláusulas não obrigatórias.

SQL é uma linguagem usada por quem trabalha com sistemas de gerenciamento de bancos de dados (SGBD), ou bancos de dados simplesmente. Aprendê-la permite entrar em contato com os dados na fonte e, por isso, ter um poder de análise muito superior, se comparado ao trabalho feito com planilhas de Excel.

O SQL é usado para manipular, modificar e analisar dados em bancos de dados. Portanto, faz sentido praticar SQL criando e manipulando com seu próprio banco de dados SQL. Isso ajudará você a se familiarizar com as habilidades necessárias para se tornar um profissional em SQL.