Quais são os cuidados que o ordenhador deve ter antes durante e após a ordenha seja ela manual ou mecânica?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Recomenda-se aos ordenhadores, antes do início da ordenha, seja ela manual, seja mecânica, que lavem as mãos e os antebraços com água e sabão, com o auxílio de escova, e em Page 16 17 Boas práticas de ordenha seguida os sequem adequadamente.

Vale lembrar que, nas fazendas em que a ordenha é mecânica, as vacas sadias devem ser ordenhadas primeiro, até que as vacas com suspeita de mastite sejam tratadas e curadas, evitando, assim, a contaminação cruzada. Nesse processo, o leite das vacas afetadas deve ser descartado.

Na ordenha manual, o leite é retirado pelas mãos do ordenhador em um balde. A realização desse processo necessita de instrumentos simples como: balde, o coador/filtro, tanque de refrigeração ou latão, a peia (para conter as pernas das vacas) e o banquinho para o ordenhador sentar e iniciar o procedimento.

Secagem dos Tetos A secagem dos tetos é um dos fatores mais importantes da rotina da ordenha a contribuir para a qualidade do leite e saúde glândula mamária e deve ser realizada com toalhas de papel individuais, descartáveis.

Deve lavar bem as mãos antes da ordenha, com água e sabão, e não deve tocar em materiais contaminados (maneias, etc.) De forma geral, não se deve lavar os tetos. SÓ lavar em caso de úbere muito sujo e, neste caso, lavar apenas a região dos tetos. Após a desinfecção, secar os tetos com papel toalha descartável.

A rotina de ordenha começa com o deslocamento dos animais para a sala de ordenha. Esse deve ser tranquilo e calmo, sem gritos ou agressões já que a inquietação dos animais antes e durante a ordenha são fatores estressantes e, podem interferir na adequada descida do leite.

Como armazenar e utilizar o leite ordenhado
Após ordenhado, o leite materno poderá ser estocado por até 15 dias, se mantido à temperatura máxima de -3 graus Celsius, em freezer ou congelador. Por isso, anotar a data e a hora da coleta do leite é fundamental antes de guardá-lo.

Tanto na ordenha manual quanto na mecânica, os animais devem ser organizados de acordo com o estado de saúde do úbere, colocando as sadias primeiro e depois as doentes. Essa estratégia reduz a transmissão de doenças, taxa de novas infecções e mastite no rebanho.

No caso de ordenha manual, os cuidados com a higiene das mãos devem ser priorizados, pois o contato é maior e as mãos sujas aumentam o risco de contaminação dos tetos e do leite com microrganismos.

Tente ordenhar após amamentar seu bebê, ou ordenhe de um lado enquanto o bebê mama do outro lado. Você também pode tentar ordenhar enquanto o bebê está cochilando, à noite, ou quando o bebê passa mais tempo sem mamar do que o habitual entre as mamadas.

O que é ordenhadeira? Ordenhadeira é um equipamento mecânico que automatiza a ordenha manual. Desta forma, a máquina simula como se um pequeno bezerro estivesse mamando.

Antes de iniciar a ordenha propriamente dita deve-se realizar o teste da caneca de fundo escuro ou telada, para verificar a presença ou não de grumos que evidenciam a presença de mamite clínica e também tem como finalidade eliminar todos os microorganismos que normalmente são encontrados no canal do teto.

Existem dois tipos de ordenha:

  • Ordenha manual, que pode ser com ou sem a presença da cria.
  • Ordenha mecânica, que pode ser do tipo balde ao pé ou circuito fechado.

A ordenha manual é mais indicada para propriedades que não possuem rebanhos numerosos. Nesse caso, ao invés de equipamentos robustos, o produtor só precisa de instrumentos simples, como balde, filtro, tanque de refrigeração, peia e um banco, por exemplo.

É importante que estes componentes sejam removi- dos logo após a ordenha, uma vez que a sua adesão ao equipamento aumenta com o tempo e ausência de umidade, tornando-se após algumas horas mais difícil sua remoção.

A característica do leite de excelente meio de cultura para o desenvolvimento bacteriano deve ser considerada em todas as etapas de seu processamento: ordenha, armazenamento, transporte, beneficiamento e comercialização.

Entre as responsabilidades do ordenhador, destacam-se: cumprimento dos horários de ordenha, preparação das instalações, acompanhamento da saúde das vacas, realização da ordenha e acompanhamento da qualidade do leite.

A temperatura de resfriamento do leite é 4°C, para evitar o crescimento de bactérias e alterações químicas. O leite deve atingir essa temperatura em até três horas. Ao misturar o leite da segunda ordenha com o da primeira a temperatura não deve ultrapassar os 10ºC, retornando a 4°C em duas horas.

9 – Tempo de ordenha
O leite deve ser ordenhado o mais rápido possível, visto que o tempo de ação da ocitocina é de 4 a 7 minutos. Portanto, a ordenha deve ser rápida e contínua, evitando-se qualquer interrupção. Nos 3 a 4 minutos após a preparação ocorre a ordenha de 70% do leite da vaca.

Basta fazer a ordenha (retirar o leite a armazená-lo para dar ao bebê ao longo do dia). - O frasco para guardar o leite deve ser de vidro com tampa de plástico, como o de café solúvel. Retire os rótulos e ferva a embalagem por 15 minutos e depois deixe secar sobre um pano limpo.