Quais são os deuses do México?

Perguntado por: epimenta2 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Mictlantecuhtli e Quetzalcoatl. Estes deuses simbolizam a vida e a morte. (1) Tonalleque, (2) Cihuateteo; Espíritos femininos e masculinos encarnados. Padrões da Guerra; (1a) Tlaloc, (1b) Xiuhtecuhtli, (2a) Mixcoatl, (2b) Xipe-Totec.

Religião. Representação moderna de dois deuses astecas: Quetzacoatl e Tezcatlipoca. Os astecas possuíam uma região politeísta, portanto acreditavam em mais de um deus.

- Xochipilli: deus do amor, das danças e das flores. - Xólotl: deus do relâmpago e dos espíritos. Xochiquetzal: deusa da fertilidade, do amor e da beleza física. - Tezcatlipoca: criador do mundo, era o deus das estrelas e da lua.

Da cultura tupi-guarani, Tupã é considerado o senhor do relâmpago, do raio e do trovão. Ele também é o criador da terra, dos mares, dos céus e dos mundos animal e vegetal, o que, em outras palavras, significa que Tupã é o deus supremo desse grupo indígena.

Os principais deuses gregos são: - Zeus: rei dos deuses e governante do Monte Olimpo. - Hera: esposa de Zeus e, por isso, rainha dos deuses e deusa do casamento e da família. - Poseidon: deus dos mares e das águas.

O deus da terra, seria segundo uma versão filho de Shu, deusa do ar, e Tefnut, deusa da humidade, ou, segundo o mito da criação, filho de Ré, o deus sol. Membro da Enéade de Heliópolis, era irmão e esposo de Nut, a deusa do céu.

Quem eram os familiares
Como pontuado anteriormente o Pai de Apolo é Zeus. Ele é identificado como o deus da chuva, dos raios e relâmpagos, visto também como o pai dos deuses do Olímpio.

Muito conhecida nos dias de hoje, especialmente por pessoas que apreciam as culturas pré-colombianas, a mitologia asteca é tão rica quanto as principais mitologias do mundo antigo, com muitos deuses e seres sobrenaturais.

O principal deus dos maias era Itzmana, considerado o rei dos céus. Ixchel, esposa de Itzmana, era uma deusa responsável pelas chuvas e também pelas inundações.

Mitologia brasileira
Tupã: o criador da natureza e dos seres humanos; Jaci: deus a da lua e da noite; Guaraci: deus do Sol; Yorixiriamori: deus do encanto das mulheres e do ódio dos homens.

Quais são os principais deuses maias?

  • ITZAMNA. Era o deus dos céus, do dia e da noite, auxiliando a humanidade com os seus poderes de cura. ...
  • CHAC. Era o deus da chuva, representado por um guerreiro cujas lágrimas caem na terra. ...
  • AH PUCH. Com seus ossos expostos, o deus da morte era inconfundível. ...
  • HUN BATZ E HUN CHOUEN.

A religião inca era politeísta, o que significa que ela possuía muitos deuses. A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.

Na cultura asteca
Para os astecas, Quetzalcoatl era, como seu nome indica, uma serpente emplumada, um réptil voador (muito parecido com um dragão), que era um fazedor de fronteiras (e transgressor) entre a terra e o céu. Ele era uma divindade criadora, tendo contribuído essencialmente para a criação da Humanidade.

Na mitologia Asteca, Tonatiuh ("o que vai irradiando") é o deus Sol, isto é, o "quinto Sol".

O que é Tupã:
O deus supremo dos tupi-guarani, no entanto, é Nhanderuvuçú(alma velha, na língua tupi), também conhecido por Nhamandú. De acordo com a lenda, após Nhanderuvuçú criar as almas e as águas (Iara), criou Tupã, responsável por controlar o tempo, o clima e os ventos.

Os gregos consideravam Zeus o deus supremo e comandante do Universo. Era o deus dos céus, do raio e do trovão. Era considerado pai dos homens e dos deuses. Resgatou seus irmãos, devorados por seu próprio pai, Cronos.

Resumo sobre Zeus
Zeus era considerado o deus dos céus, do raio e do trovão. Era o deus mais poderoso do panteão grego, governando homens e deuses do Monte Olimpo. Tornou-se o deus mais poderoso ao resgatar seus irmãos, devorados por Cronos, e liderar uma guerra contra os titãs.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Marte ou Mavorte é o deus romano da guerra e guardião da agricultura, uma combinação de características iniciais romanas com o grego Ares.