Quais são os diferentes tipos de som?

Perguntado por: iparaiso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

É por meio da altura que podemos distinguir um som agudo (fininho, alto), de um grave (grosso, baixo). A altura de um som musical depende do número de vibrações. As vibrações rápidas produzem sons agudos e os lentos sons graves.

A altura é a qualidade que nos permite diferenciar os sons agudos dos sons graves: o som alto é um som agudo e o som baixo é um som grave.

Podemos então dizer que o som é produzido ao colocarmos uma quantidade (massa) de ar em movimento. É a variação da pressão sobre a massa de ar que causa os diferentes sons, dentre eles os que são combinados para criar a música.

Tópicos deste artigo

  • Aliteração.
  • Assonância.
  • Onomatopeia.
  • Paronomásia.
  • aliteração.
  • paronomásia.
  • assonância.
  • onomatopeia.

OS SONS DA NATUREZA.

  • TROVÃO.
  • CHUVA.
  • ONDAS DO MAR.
  • VENTO.

SOM MUSICAL: É a vibração sonora regular,é produzido por um corpo sonoro musical. Por exemplo: Um instrumento musical, canto de um pássaro e a voz humana. SOM NÃO MUSICAL: É a vibração sonora irregular, isso não significa que esta errado ok. Ele é produzido por som de máquinas, turbinas de avião, por trovões e etc…

Os sons graves são aqueles que também são chamados de sons baixos. Apresentam, portanto, vibrações um pouco mais lentas do que os já citados. Isso é mostrado através dos valores de classificação desse tipo de som, visto que eles estão abaixo de 300 Hz. Um exemplo que pode ser destacado é o som de um tambor.

O som que ouvimos, seja em músicas, no trânsito, na escola, na natureza, têm 4 propriedades. Você sabe quais são elas? Pois bem, elas são: timbre, intensidade, duração e altura.

O som é uma onda produzida por uma vibração mecânica de um suporte ou meio, que pode ser sólido, líquido ou gasoso. Por antropomorfismo, pode-se definir o som como a parte audível do espetro de vibrações acústicas, da mesma forma que se define a luz como a parte visível do espetro de vibrações eletromagnéticas.

O som é uma sensação auditiva que nossos ouvidos são capazes de detectar. Esta sensação é produzida pelo movimento organizado das moléculas que compõem o ar. Ao bater no diapasão provocamos uma perturbação que faz vibrar o ar e que se propaga até ser captada por nossos ouvidos, constituindo o que chamamos de som.

As principais características que distinguem um som de outro som são três: altura, intensidade e timbre.

A intensidade é medida em decibéis.
Além disso, o som intenso é considerado como um som forte e o som de baixa intensidade é um som fraco. timbre: essa característica é a que usamos para distinguir a natureza do som. É um modo de vibração sonora e cada fonte tem seu próprio timbre.

Altura, timbre e intensidade são as qualidades fisiológicas do som e caracterizam as ondas sonoras presentes no nosso cotidiano.

O que é fonema? Trata-se dos sons produzidos pelos falantes, os quais se articulam e formam as palavras. Eles representam as menores unidades sonoras que formam as palavras de uma língua. Os fonemas são os sons produzidos pelos falantes e representam as unidades sonoras que formam as palavras de uma língua.

Esse tipo de figura de linguagem enfatiza os fonemas – sons elementares produzidos pelos nativos de determinada língua durante a formação de palavras. Muitas vezes os falantes usam os fonemas, que são representados pelas letras, para causar efeitos nos ouvintes.

O som /v/, por exemplo, (de "vaca") é sempre representado pela letra V. Mas em outros casos precisamos combinar as letras de determinada forma para representar um som. A língua portuguesa tem 12 fonemas vocálicos e 19 fonemas consonantais.