Quais são os dois tipos de envelhecimento?

Perguntado por: dfelix . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.8 / 5 5 votos

O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele. Dentre eles, o mais conhecido é o chamado fotoenvelhecimento, causado pela exposição ao sol.

Envelhecimento extrínseco da pele: é aquele provocado pela exposição ao sol e a outros fatores ambientais como: o estilo de vida (exercício físico, alimentação) e o estresse fisiológico e físico.

A radiação ultravioleta, o excesso de consumo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, entre outros, são fatores que “aceleram” o trabalho do relógio biológico provocando o envelhecimento precoce.

A partir desses dados, o estudo chegou aos seguintes tipos de envelhecimento: imunológico, renal, hepático e metabólico.

O envelhecimento é um processo contínuo, gradual de alterações naturais que começam na idade adulta. Durante o final da idade adulta, muitas funções corporais começam a declinar-se gradualmente. As pessoas não ficam velhas ou envelhecem em uma idade específica.

Terceira fase
O último estágio inicia-se após os 40 anos e é a fase na qual o envelhecimento da pele é mais aparente. O metabolismo das células é mais lento e os níveis de colágenos são baixos na pele madura.

Com o passar dos anos, a pele sofre alterações na textura, perde a elasticidade e torna-se flácida. A tensão constante dos músculos da mímica da face, responsáveis pelas expressões de felicidade, tristeza e preocupação, promove o aparecimento de rugas.

O envelhecimento terciário ou terminal é caracterizado por um grande aumento das perdas cognitivas e físicas, num período relativamente curto de tempo, ao cabo do qual a pessoa morre, quer por causa de doenças dependentes da idade, quer pela acumulação dos efeitos do envelhecimento normal e do patológico(1).

O envelhecimento da pele tem basicamente dois componentes: o envelhecimento intrínseco, decorrente da passagem natural do tempo e o envelhecimento extrínseco, provocado por fatores ambientais que interagem com a pele.

O envelhecimento biológico se refere ao declínio na função tecidual/organizacional, enquanto o envelhecimento cronológico simplesmente indica o tempo decorrido desde o nascimento. Em indivíduos com envelhecimento normal, a idade cronológica equivale à idade biológica.

Rugas e linhas de expressão são sinais clássicos do envelhecimento. Mas há outros, menos conhecidos, que também adicionam à pele alguns anos a mais, como as veias faciais, olheiras e as cicatrizes de acne.

Envelhecimento Intrínseco
E eles podem provocar o aparecimento de alguns sinais, como rugas, flacidez, fragilidade da pele e ressecamento. Contudo, esse processo de deterioração costuma ser lento e sofre grande influência da genética.

O envelhecimento saudável é um processo contínuo de otimização da habilidade funcional e de oportunidades para manter e melhorar a saúde física e mental, promovendo independência e qualidade de vida ao longo da vida.

O envelhecimento primário é o processo natural do envelhecer, tais como cabelos grisalhos, marcha lenta, diminuição da capacidade auditiva e visual etc. O envelhecimento secundário está relacionado a doenças e não necessariamente todos os idosos precisam ter este tipo de envelhecimento.

3 sinônimos de envelhecimento para 1 sentido da palavra envelhecimento: Diminuição da capacidade ou importância: 1 desgaste, abatimento, enfraquecimento.

É necessário destacar que o processo de envelhecimento se dá por toda a vida, do nascimento até a morte, assim a partir do nascimento estamos envelhecendo, já a velhice é uma construção social, demarcada como a última fase da vida, carregada de preconceitos e mitos.

As principais idades do processo de envelhecimento
Aos 20 anos: é nessa idade que, fisiologicamente, temos o primeiro processo de envelhecimento, com declínio da produção natural de antioxidantes.

São conhecidas como “7 quedas da face”, sendo elas: SOBRANCELHA, PÁLPEBRA SUPERIOR, PÁLPEBRA INFERIOR, SULCOS NASOGENIANOS, CANTOS DA BOCA, MÚSCULO PLATISMA (pescoço) E PONTA NASAL.

Com o envelhecimento da população, começam a surgir novas classificações para a velhice. A quarta idade seria composta pela população que tem mais de 80 anos.

Diminuição da água intracelular – desidratação fisiológica (turgor x confusão); •Diminuição da massa celular; •Diminuição do tecido mineral ósseo; •Diminuição da densidade corpórea.

O envelhecimento é um processo dinâmico e progressivo no qual há alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, que vão alterando progressivamente o organismo.