Quais são os primeiros sinais de envelhecimento?

Perguntado por: lmartins4 . Última atualização: 10 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Os primeiros sinais visíveis de envelhecimento a partir dos 25 anos são as linhas finas e as rugas. Essas linhas aparecem em diferentes áreas do rosto e são os sinais mais fáceis de detectar. As primeiras a aparecer são as linhas finas. Essas pequenas e rasas rugas tendem a ficar visíveis nos cantos externos dos olhos.

Estudos demonstram que a partir dos 40 anos de idade, aproximadamente, o corpo humano já começa a apresentar alguns sinais de “desgaste”. O organismo vai se tornando mais lento em suas reações, ocorrendo uma diminuição da capacidade funcional. Prevenção é sempre o melhor caminho!

As células tornam-se maiores com a idade e são menos capazes de se dividir e multiplicar, perdem a sua capacidade de funcionar ou, inclusive, começam a funcionar de forma anómala. O envelhecimento também causa a perda de massa dos tecidos (conhecida como atrofia) ou que estes se tornem mais rígidos e difíceis de mover.

Pode-se afirmar que o envelhecimento ocorre quando processos intrínsecos e interações com o ambiente, como luz solar, toxinas no ar e na água e nossa dieta, causam mudanças na estrutura e na função das moléculas e das células do organismo.

Manter uma rotina de limpeza e hidratação diária também é fundamental e uma dica de ouro de como deixar o rosto mais jovem. Maquiagem, poluição e outros fatores externos, como a incidência de luz solar, são atributos que interferem na saúde e na textura da pele.

vitamina C

A vitamina C é considerada um dos mais poderosos antioxidantes e, portanto, seu consumo é fundamental no combate ao envelhecimento precoce. Essa vitamina possui efeito anti-idade e de proteção contra os malefícios dos raios ultravioleta.

A campeã de envelhecimento é, sem dúvida, a pele das mãos. Afinal, elas estão expostas a todas as circunstâncias e dificilmente são protegidas do sol com um bom bloqueador solar.

A velocidade do envelhecimento do tecido cutâneo nada tem a ver com o fato de a pele ser mais ou menos oleosa, por isso a afirmação "pele seca envelhece mais rápido que pele oleosa" não passa de um mito.

Assim, algumas das situações em que há aumento da quantidade de radicais livres e que estão diretamente relacionados com o envelhecimento precoce são exposição solar em excesso sem proteção, poluição, hábito de fumar, sedentarismo, estresse e má alimentação.

Graças ao avanço da neurociência, entretanto, foi descoberto que o cérebro é o órgão humano que menos envelhece. Só que isso não minimiza a necessidade de cuidados e hábitos capazes de cooperar na diminuição desse desgaste.

Coração

O coração trabalha sem parar, dia e noite, bombeando sangue para todo lado e levando com ele nutrientes e oxigênio a cada célula.

Para evitar o envelhecimento corporal é importante praticar atividades físicas, equilibrar a alimentação e manter o corpo hidratado. Inclusive, não esquecer do protetor solar para o corpo é fundamental. O Bio Bronze FPS 30 é um protetor solar corporal em loção e protege contra os danos causados pela radiação UVA/UVB.

O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente.

O envelhecimento é um processo natural e inevitável, que chega a todos. Novos dados científicos fazem os biólogos acreditar que talvez seja possível reverter, ou mesmo parar, essa evolução. Mas com boa saúde.

Síndrome de Hutchinson-Gilford. É uma doença genética extremamente rara que acelera o processo de envelhecimento em cerca de sete vezes em relação à taxa normal. Uma criança com 10 anos se parece com uma pessoa de 70 anos. A palavra progeria é derivada do grego e significa "prematuramente velho".