Quais são os dois únicos sacramentos da doutrina luterana?

Perguntado por: ocosta7 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

e ao fundar-se a Igreja luterana se instituiu apenas dois sacramentos: O Batismo e a Comunhão.

O celibato dos padres foi mantido, assim como a prática dos sete sacramentos (batismo, crisma, eucaristia, penitência, unção dos enfermos, ordem e matrimônio) como o caminho da salvação. Enquanto isso, Lutero pregava o fim do celibato e adoção de apenas dois sacramentos: batismo e eucaristia.

Pelos sacramentos de iniciação cristã – batismo, confirmação e eucaristia – são lançados todos os fundamentos da vida cristã, os fiéis renascidos pelo batismo, são fortalecidos pelo sacramento da confirmação e, depois, nutridos com o alimento da vida eterna na Eucaristia.

Por que são SETE os Sacramentos?

  • Os Sacramentos da Iniciação Cristã são: BATISMO, CONFIRMAÇÃO e EUCARISTIA. Por estes sacramentos são lançados os fundamentos de toda a vida cristã. ...
  • Os Sacramentos de Cura são: PENITÊNCIA e UNÇÃO DOS ENFERMOS. ...
  • Os Sacramentos de Serviço da Comunhão são: MATRIMÔNIO e ORDEM.

Além de monge e líder do luteranismo, Lutero foi professor de teologia e precursor da Reforma Protestante. Dentre os seus descontentamentos com o dogmatismo da igreja católica, sua maior crítica era em relação à venda de indulgências. Esta prática cometida pela igreja era caracterizada por vender o perdão aos fiéis.

A doutrina Luterana tem como principais pontos: a Bíblia como fonte da fé e da verdade; salvação pela fé; fim do celibato; dois sacramentos principais: eucaristia e batismo; uso da língua vernacular nos rituais.

OS SETE SACRAMENTOS DA IGREJA
Os sacramentos da nova lei foram instituídos por Cristo e são sete, a saber: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio.

O batismo é considerado o primeiro dos sacramentos, porque é o início de tudo. Pelo batismo, os cristãos nascem para a vida espiritual e se tornam filhos de Deus. De acordo com a Igreja Católica, é o caminho para a salvação.

2. Eucaristia. É o sacramento católico em que o cristão tem contato com o corpo de Cristo, representado pela hóstia sagrada e recordando a Santa Ceia. É considerado o sacramento de ação de graças.

Quando dizemos que a Sagrada Eucaristia é o maior dos sacramentos, afirmamos algo evidente. O Batismo é, sem dúvida, o sacramento mais necessário; sem ele, não podemos ir para o céu.

Todos os sacramentos giram em torno da Eucaristia, ela é o dom maior da Igreja porque é o próprio Cristo que atualiza a sua presença, a sua paixão, morte e ressurreição sobre os altares do mundo.

sacramentos da iniciação cristã (batismo, confirmação e eucaristia) que "lançam os alicerces da vida cristã: os fiéis, renascidos pelo Batismo, são fortalecidos pela Confirmação e alimentados pela Eucaristia"; sacramentos da cura (penitência e unção dos enfermos);

Essa última publicação continha as bases da doutrina luterana que, entre outros pontos, defendia a salvação pela fé, a livre interpretação do texto bíblico, a negação do celibato e da adoração à imagens, a realização de cultos em língua nacional e a subordinação da Igreja ao Estado.

Três semelhanças entre a Doutrina Luterana e a Católica são a fé monoteísta, o batismo e a aceitação de Jesus Cristo como o messias e salvador da humanidade.

Resposta: O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia). Além do mais, segundo a fé luterana, todo ser humano pode e deve recorrer a Deus diretamente, em oração, apenas em nome de Jesus.