Quem foram os únicos a entrar na terra prometida?

Perguntado por: aveiga2 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

De todos os israelitas de 20 anos ou mais, quais seriam os únicos a receber a bênção de entrar na terra prometida? (Josué e Calebe.)

Josué anuncia que Salmon e Iru são os dois espiões escolhidos. Apavorada, Raabe implora para os deuses de Canaã ajudarem Nobá. O povo vibra à espera do sacrifício do menino. Desesperada e de mãos atadas, Raabe ora ao Deus de Israel.

Foram duas pessoas que entraram na Terra prometida dos hebreus que saíram do Egito: Calebe e Josué. Encontramos a resposta no texto bíblico do livro dos números 32,11-12.

A terra conhecida como Canaã estava situada no território que hoje abrange Israel, Cisjordânia e Gaza, Jordânia e o sul da Síria e do Líbano.

A TERRA PROMETIDA | Disponível no PlayPlus.

Saída do Egito: uma multidão de 2,5 milhões de pessoas, todos com um mesmo coração, regozijando-se com a libertação dada por Deus.

No capítulo desta segunda-feira (22) de A Terra Prometida, o Brasil se emocionou ao ver a travessia do rio Jordão, momento em que Josué conduz o povo hebreu rumo a Canaã. Foram 12 as tribos de Israel que participaram dessa importante passagem bíblica.

Local sagrado da Jordânia, Monte Nebo ajuda a contar história da humanidade. Dele, Moisés avistou a Terra Prometida, segundo a tradição. Local está no roteiro da visita de Bento XVI ao Oriente Médio.

Já que Moisés, por boca de Deus, não entraria na terra, Deus ordena que ele envie 12 espias para sondagem da tão sonhada Canaã, que Deus estava por dar a Israel por herança. O texto nos informa que Moisés envia Josué e Calebe e mais 10 homens escolhidos, um de cada tribo, para espiar a terra de Canaã.

Os espias retornaram ao profeta Josué e disseram ao exército israelita que não machucassem ninguém da família de Raabe. Mais tarde, quando os israelitas lutaram contra Jericó, eles mantiveram sua promessa a Raabe. A coragem de Raabe salvou sua família. Sua família se juntou ao povo do Senhor.

Conforme instruído pelo Senhor, Moisés enviou 12 espias para explorar a terra de Canaã e relatar o que encontraram. Depois que dez dos espias “infamaram” a terra (Números 13:32), os israelitas temeram que o povo fosse forte demais para ser conquistado e não tiveram fé suficiente para entrar na terra prometida.

Quando Josué saiu do Egito, ele já tinha mais de 40 anos de idade. Por isso alguns estudiosos considerem a possibilidade de ele ter sido treinado militarmente pelo exército de Faraó. Josué serviu como auxiliar direto de Moisés quando ele recebeu a Lei no Monte Sinai.

Os hebreus foram guiados por Abraão para migrarem da Civilização Mesopotâmica em busca de melhores pastagens e de terras mais férteis, se deslocando até a região da Palestina, em Canaã, “a terra prometida”.

Quando chegaram a Canaã, os homens nascidos no deserto foram circuncidados, uma condição da posse da terra, e o povo celebrou a Páscoa, comemorando sua libertação do poder dos egípcios exatamente 40 anos antes. Capítulo 6 registra a vitória dos israelitas sobre Jericó, uma cidade bem fortificada perto do rio Jordão.

Canaã foi o nome de onde é hoje o Estado de Israel, o Líbano e parte da região junto ao Mar Mediterrâneo.

Antiga região entre o mar Mediterrâneo e o mar Morto, designada na Bíblia como a Terra Prometida dos judeus.

O significado do nome Moisés é "salvo das águas", mas, segundo outros estudiosos, quer dizer também "aquele que salva" o seu povo.

Por volta de 1000 a.C., o governo teocrático foi instituído sob a liderança de Saul, o primeiro rei dos hebreus.