Quais são os elementos que fazem parte da coreografia?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 25 de maio de 2023
4 / 5 13 votos

As três dimensões do espaço, o tempo, os limites do corpo humano, a música, o movimento e os efeitos plásticos são alguns dos aspectos que têm de ser considerados na arte da coreografia.

Pode-se dizer que a composição coreográfica é a dança formada e estruturada no tempo e no espaço, é uma relação intensa entre ações corporais, qualidades de movimento, sentimentos e significados e os coreógrafos dão vazão a diferentes formas para a criação.

A coreografia é a arte da composição estética dos movimentos corporais, cuja origem se dá quando surge a necessidade de apresentar uma idéia ou sentimento a um público, através de movimentos corporais expressivos, passando de ritualísticos para cênicos ou espetaculares.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

Rudolf Laban classificou os elementos e/ou fatores do movimento como Fluência, Espaço, Peso e Tempo. Esses fatores compõem qualquer movimento em maior ou menor grau de manifestação.

Laban, com a sua análise do movimento, contribuiu para que os seres humanos sejam capazes de tomarem consciência de seus corpos, utilizando da melhor maneira possível os movimentos, que são a combinação das quatro categorias: expressividade, espaço, forma e o corpo.

Tipos de dança: principais estilos e ritmos

  1. Balé Clássico. Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo. ...
  2. Dança contemporânea. ...
  3. Jazz. ...
  4. Sapateado. ...
  5. Samba. ...
  6. Forró ...
  7. Dança de rua. ...
  8. Dança de salão.

A coreografia varia muito de acordo com o estilo musical. Enquanto as coreografias clássicas buscam representar movimentos de estilos delicados, refinados e quase celestiais; as coreografias modernas se caracterizam por contar com movimentos desinibidos e livres.

A coreografia serviria portanto pra descrever a dança que será executada, ou melhor, a coreografia é o conjunto de movimentos e a sequência deles que compõe a dança que segue uma trilha musical. Muito embora haja espetáculos de dança contemporânea sem trilha musical.

A dança como linguagem
Espaço: direção, nível, amplitude, foco, ordem e forma. Ritmo: tempo, duração, ênfase e compasso. Dinâmica: força, energia, tensão, relaxamento e fluxo. Forma: relação estabelecida entre quem dança com o outro, com o espaço e com objetos.

Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento. Enquanto arte, a dança se expressa por meio dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público.

Os três elementos básicos da música são: melodia, harmonia e ritmo. Cada um desses elementos gera estímulos e sensações diferentes em quem está ouvindo, cantando ou tocando!

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.

Os Estilos de Dança das Danças Urbanas
Ele engloba quatro elementos: O Breaking, Grafite, Dj e Mc. A dança é ligada pelo Breaking onde tem outros estilos que vêm das Danças Urbanas; o Hip Hop Dance é a essência da dança.

Em seus estudos, ele identificou quatro fatores principais que compõem o movimento humano: o corpo, o espaço, o tempo e o fluxo.

Ela possui elementos constitutivos, ou seja, elementos que são próprios como: ritmo, gestos e movimentos, criatividade, improvisação, sentimentos e expressões faciais, tempo e espaço.

6. São fatores do movimento: espaço, fluxo ou fluência, peso e tempo.

São portanto oito dinâmicas: socar, lambadas leves, pressionar, flutuar, retorcer, toques ligeiros, cortar o ar e deslizar.

Movimento acelerado, retardado e uniforme.

“Dançar e brincar” Quando dançamos realizamos uma série de movimentos corporais, como rodopiar, pular e outros. Podendo ser esses movimentos de maneira fraca ou forte, direta ou flexível, rápida ou lenta, relaxada ou lenta.