Quais são os gatilhos de vendas?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 6 de maio de 2023
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Quais são os 8 principais gatilhos mentais para vendas online?

  • Gatilho de escassez.
  • Gatilho de urgência.
  • Gatilho de novidade.
  • Gatilho de dor.
  • Gatilho de prazer.
  • Gatilho de confiança.
  • Gatilho de reciprocidade.
  • Gatilho de autoridade.

Gatilho de vendas é o nome dado ao poder de influência indireta de um vendedor ou de uma marca sobre o consumidor ao longo de seu processo de compra. Essa influência acontece por meio do estímulo de sensações diversas que aproximam o comprador do momento de decisão de compra.

Conheça os 4 pilares de vendas

  1. Buyer Persona. O primeiro passo para conquistar o sucesso é ter um tipo de cliente definido, o famoso cliente ideal. ...
  2. 2 – Jornada de compras. Chegamos ao segundo pilar, também conhecido como jornada de compras. ...
  3. 3 – Matriz de Qualificação. ...
  4. 4 – Funil de Vendas.

5 técnicas de vendas para todos os negócios

  • Venda o valor e não o produto ou serviço. É claro que o cliente quer conhecer mais sobre o produto ou serviço. ...
  • Faça perguntas. ...
  • Seja flexível. ...
  • Saiba lidar com as objeções. ...
  • Use gatilhos mentais para gerar conexão.

Em seu livro, Robert Cialdini listou 6 gatilhos mentais:

  • Reciprocidade;
  • Coerência;
  • Aprovação social;
  • Afeição;
  • Autoridade;
  • Escassez.

Assim, os melhores gatilhos mentais para a maioria dos casos são:

  • Escassez;
  • Urgência;
  • Autoridade;
  • Prova social;
  • Antecipação;
  • Novidade;
  • Relação dor e prazer.

Um gatilho é um lembrete de uma forte emoção, de uma dor emocional ou até mesmo de um trauma passado. Esse lembrete pode levar uma pessoa a sentir tristeza, raiva, medo, ansiedade ou pânico. Também pode fazer com que alguém tenha flashbacks.

Recursos como depoimentos, cases de sucesso, comentários e avaliações são excelentes gatilhos de prova social para convencer os potenciais clientes de que eles precisam do seu produto ou serviço para fazer parte do grupo. Mostre para o público que outras pessoas alcançaram excelentes resultados com a sua solução.

Poderíamos falar da prova social, reciprocidade, autoridade, antecipação e tantos outros. O importante é você analisar como o seu potencial cliente se comporta e ir adaptando a estratégia a ele. Aproveite os gatilhos mentais nas suas campanhas de marketing digital, promoções e lançamentos.

Para isso, organizamos um passo a passo de como despertar o desejo de compra no cliente.

  1. Quem está disposto a se mover agora. ...
  2. Sinais de urgência. ...
  3. Explore os sinais dos clientes. ...
  4. Forma como você faz as perguntas. ...
  5. Leve a conversa para a zona do negócio. ...
  6. Não deixe nada subentendido.

Gatilho Mental da Urgência
O objetivo do gatilho urgência é fazer com que a pessoa compre, e compre logo, pois seu tempo está se esgotando. A impossibilidade de escolha pode ser determinante para o cliente tomar a decisão de comprar. Essa sensação de urgência tira o cliente da procrastinação e o faz agir.

Os tipos de gatilhos mais conhecidos são: gatilho da reciprocidade, gatilho da autoridade, gatilho da prova social, gatilho da novidade e gatilho da escassez (“últimas unidades” e “é só até amanhã” são alguns exemplos comuns).

As etapas a seguir ensinam a encontrar potenciais clientes, fechar a venda e reter clientes para outras vendas e indicações.

  1. Prospecção. A primeira das sete etapas no processo de vendas é a prospecção. ...
  2. Preparação. ...
  3. Abordagem. ...
  4. Apresentação. ...
  5. Lidando com objeções. ...
  6. Fechamento. ...
  7. Pós-venda.

Os 8 passos da venda consistem em planejamento, prospecção, qualificação, nutrição, oferta, quebra de objeções e fechamento. Embora o processo varie muito de acordo com o público e o mercado, essas etapas são quase sempre observadas, mesmo que discretamente, sobretudo no comércio de produtos e serviços na internet.

Veja a seguir as etapas deste processo:

  • 1- Preparação diária. Preparar-se diariamente ajuda o vendedor a estar mais confiante. ...
  • 4 - Demonstração. Clientes não compram o produto ou serviço em si, mas os benefícios que eles proporcionam. ...
  • 5 - Fechamento. ...
  • 6 - Venda adicional. ...
  • 7- Pós-venda.

Você conhece os 5 tipos de vendas que existem?

  • Venda casada.
  • Venda corporativa.
  • Venda direta.
  • Venda consignada.
  • Venda consultiva.

5 erros em vendas que você deve parar de cometer hoje

  1. Deixar de agregar valor ao produto comercializado. Um cliente não está buscando apenas bom preço, mas uma solução para um problema específico. ...
  2. Não saber ouvir o cliente. ...
  3. Falar demais. ...
  4. Não conhecer seus produtos. ...
  5. Não oferecer um atendimento personalizado.

Quando falamos sobre gatilhos emocionais, nos referimos a uma resposta mental que envolve emoções, pensamentos e comportamentos conectados principalmente a experiências passadas. Os gatilhos emocionais podem ser tanto negativos quanto positivos, mas necessariamente remetem a momentos que já aconteceram.

Para aplicar o gatilho do medo da perda, você deve entender quais são os problemas que o seu produto ou serviço resolve e, principalmente, como esse problema afeta o negócio do seu cliente. É “tocando na ferida” e colocando em pauta os riscos da falta do seu produto ou serviço, que surgirá o medo da perda.

Na prática, o gatilho da escassez consiste no uso de frases como “últimas unidades” e “restam poucos itens no estoque”, que estimulam o comprador a se decidir rapidamente para aproveitar a oportunidade.