Quais são os grupos de pesquisadores das ciências cognitivas?

Perguntado por: ubarbosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

SÃO GRUPOS DE PESQUISADORES DAS CIÊNCIAS COGNITIVAS: médicos e bioquímicos. psicanalistas e fenomenologistas. anatomistas e fisiologistas.

A Psicologia Cognitiva se difere das demais disciplinas por incluir aspectos emocionais e comportamentais em seus estudos. Esse é um grande avanço para o campo científico, pois permite pensar nos processos humanos em sua relação com o funcionamento cerebral.

Os primeiros movimentos rumo a uma nova ciência, denominada ciência cognitiva, aconteceram em 1948, no Congresso sobre Mecanismos Cerebrais do Comportamento, também chamado de Simpósio de Hixon, no Califórnia Institute of Technology, onde a questão clássica de discussão foi a forma pela qual o sistema nervoso central ...

O campo dos estudos da cognição humana apresenta quatro abordagens principais, são elas: a ciência cognitiva computacional, a neurociência cognitiva, a neuropsicologia cognitiva e a psicologia cognitiva (EYSENCK; KEANE, 2017).

Existem quatro estruturas cognitivas primárias - estágios de desenvolvimento - de acordo com Piaget: sensorial-motor, pré-operações, operações concretas e operações formais.

Segundo Piaget, o conhecimento não está no sujeito-organismo, tampouco no objeto-meio, mas é decorrente das contínuas interações entre os dois. Para ele, a inteligência é relacionada à aquisição de conhecimento na medida em que sua função é estruturar as interações sujeito-objeto.

“A zona de desenvolvimento proximal define aquelas funções que ainda não amadureceram, mas estão em processo de maturação, funções que amadurecerão mais cedo ou mais tarde, mas que atualmente estão em estado embrionário" (VYGOTSKY, 1978).

Vygotsky atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo.

A Terapia Cognitiva foi fundada por Aaron Beck, psiquiatra estadunidense, na década de 60. O professor da Universidade da Pensilvânia propôs, inicialmente, um “modelo cognitivo da depressão” e que posteriormente evoluiu para a compreensão e tratamento de outros transtornos.

Beck

Beck, pai da terapia cognitivo-comportamental. O psiquiatra americano Aaron T. Beck, considerado o pai da terapia cognitiva, uma abordagem desenvolvida na década de 1960 que revolucionou a psicoterapia, morreu nesta segunda-feira (1º) aos 100 anos.

Entre elas a Psicanálise Freudiana, a Psicologia Analítica ou Jungiana, a Psicanálise Lacaniana, Analítico-Comportamental, Gestalt, Psicodrama e também a Terapia Cognitivo Comportamental. Dentro da psicologia, existem ainda diversas abordagens que podem solucionar transtornos psicológicos de todos os tipos.

Os principais autores são Ulrich Neisser (teoria de sistemas), Herbert Simon (modelos matemáticos), Allan Newell (inteligência artificial) e John Anderson (aprendizagem).

Um dos conceitos básicos é o de desenvolvimento cognitivo, que ganhou notoriedade na Pedagogia com os estudos do biólogo Jean Piaget (1896-1980).

O conhecimento em ciências cognitivas é aplicado para o aprimoramento do desempenho pessoal e profissional. Isso é possível a partir da compreensão de como o homem processa as informações e se relaciona com o ambiente, com base em descobertas científicas sobre as conexões mentais.

RESUMO: A idéia de que a ciência é livre de valores é melhor compreendida como possuindo três componentes: imparcialidade, neutralidade e autonomia.

Três níveis de cognições são identificados pela TCC, sendo eles: pensamentos automáticos (PAs), crenças intermediárias e crenças centrais (A. Beck et al., 1997).

De acordo com os principais teóricos cognitivistas, dentre os quais se destacam Piaget, Wallon e Vigotsky, é preciso compreender a ação do sujeito no processo de construção do conhecimento.

As funções cognitivas mais importantes são a atenção, a orientação, a memória, as gnosias, as funções executivas, as praxias, a linguagem, a cognição social e as habilidades visuoespaciais.

Esquemas cognitivos - são as estruturas mentais capazes de assimilar, reconhecer, interpretar e classificar os dados do ambiente - conhecimentos adquiridos. Assimilação - entrada e processamento de estímulos externos aos esquemas (mudança quantitativa - modificação de conteúdo). Acomodação- reorganização interna.