Quais são os impactos sociais do desmatamento?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Aqui, podemos identificar dois problemas sociais: o genocídio (extermínio deliberado de uma comunidade) de indígenas e o fator cultural, considerando a ligação ritualística e social que esses povos têm com o local onde vivem.

As consequências dessa degradação na Amazônia podem levar a extinção de espécies de animais e vegetais, causa sério desequilíbrio no ecossistema, contribui com o aumento da poluição – oriunda, sobretudo, das queimadas – e acarreta erosão do solo, que passa a ficar desprotegidos com o corte de árvores.

O problema
Também houve, recentemente, uma ampliação das invasões nas terras indígenas e áreas de proteção ambiental e da violência contra povos indígenas e comunidades tradicionais. Cada área desmatada na Amazônia impacta a disponibilidade de água doce e o equilíbrio climático, não só no Brasil, mas em todo o planeta.

Impacto social é a repercussão das ações de uma empresa sobre os públicos de interesse nela. Isso envolve não apenas clientes, colaboradores e fornecedores, como também a comunidade de entorno e demais stakeholders. O conceito está diretamente relacionado com o de cadeia de valor.

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.

Qual pode ser tema da Redação do Enem? O desmatamento na Amazônia envolve vários aspectos, por exemplo, sociais, políticos, diplomáticos, econômicos, ambientais, assim, afeta não só o país, mas o mundo. É um problema existente há muito tempo e que ainda não tem solução concreta, tendendo a se agravar se nada for feito.

Expansão da fronteira agrícola, obras de infraestrutura, assentamentos humanos e apropriação de terras públicas são as principais causas da perda de cobertura florestal. Embora a região possua as maiores reservas de água doce do planeta, boa parte da população amazônica não dispõe de água própria para o consumo.

Os principais impactos ambientais no Brasil são a degradação do solo causado pela mineração, à poluição dos rios devido ao descarte incorreto do esgoto doméstico e industrial, a poluição do ar causada pelas empresas, à destruição da flora e fauna, o descarte incorreto de resíduos etc..

O desmatamento leva à perda de serviços ambientais, que têm um valor maior que os usos pouco sustentáveis que substituem a floresta. Estes serviços incluem a manutenção da biodiversidade, da ciclagem de água e dos estoques de carbono que evitam o agravamento do efeito estufa.

O desmatamento da Amazônia, além de apresentar consequências no âmbito local e regional, afeta também todo o Planeta como, por exemplo, mudanças climáticas causadas pela perda do revestimento florestal, o efeito estufa causado pela queima de madeira, sedimentação dos rios, erosão, degradação do solo e perda da ...

As principais causas de desmatamento estão relacionadas às atividades humanas. A retirada da vegetação de um local para dar lugar à moradias, plantações ou para a utilização da madeira retirada, por exemplo, para a produção de energia, não é um processo recente, ocorrendo em todo mundo há séculos.

Dentre eles está a perda da biodiversidade, a degradação do solo, redução da umidade do ar, o aterramento de rios e lagos e desertificação. Podemos citar ainda a liberação de gás carbônico originado das queimadas que pode tanto impossibilitar a precipitação normal da chuva quanto aumentar o efeito estufa.

O desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais da atualidade, pois além de devastar as florestas e os recursos naturais, compromete o equilíbrio do planeta em seus diversos elementos, incluindo os ecossistemas, afetando gravemente também a economia e a sociedade.

Os inúmeros conflitos na Amazônia tem impactos diretos no meio ambiente, pois na Amazônia qualquer conflito de território traz com ele o desmatamento e a perda de inúmeras espécies de flora e fauna.

Impactos sociais da pandemia

  • Saúde Indígena.
  • Ética e bioética.
  • Covid nas favelas.
  • Gênero e Covid-19.

Em termos gerais, o impacto social é como as organizações, empresas ou ações dos indivíduos afetam a comunidade circundante. Pode ser o resultado de uma atividade, projeto, programa ou política e o impacto pode ser intencional ou não intencional, além de positivo ou negativo.

Os principais problemas ambientais urbanos são: poluição, ilhas de calor, inversão térmica, chuva ácida, enchentes e deslizamentos de terra. Os diferentes tipos de poluição, como a poluição do ar, das águas e do solo, são problemas ambientais urbanos muito comuns nas cidades brasileiras.

Principais tipos de impactos ambientais causados pelo homem

  • Atividade industrial. ...
  • Descarte irregular de resíduos. ...
  • Exploração de recursos naturais. ...
  • Urbanização mal planejada. ...
  • Atividade mineradora.

Os cinco maiores problemas ambientais do mundo e as soluções

  • Poluição do ar e mudanças climáticas. O problema: a atmosfera e os oceanos estão sobrecarregados de carbono. ...
  • Desmatamento. ...
  • Extinção de espécies. ...
  • Degradação do solo. ...
  • Superpopulação.

As consequências do desmatamento acontecem em várias escalas, mas de forma geral, acaba por contribuir para a extinção de espécies de animais e plantas, para a diminuição da qualidade de vida da população local e para o desequilíbrio das temperaturas climáticas.