Quais são os instrumentos de trabalho do assistente social?

Perguntado por: ualbuquerque . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

O profissional pode realizar visita domiciliar, visita institucional, entrevistas, observações, encaminhamentos, etc.

Da instrumentalidade do Serviço Social face ao projeto institucional; da instrumentalidade das respostas profissionais; e da instrumentalidade face às determinações estruturais.

ou seja não necessariamente precisa de alguém formado quatro cinco anos ainda. operacionalizar ali um instrumento né mas é essa. instrumentalidade essa ação e leitura e que faz as suas ações e além das exigências do mercado de e outra coisa quando você reconhece. a instrumentalidade como meio de mediação.

Para a efetivação de sua ação, os profissionais acionam um instrumental técnico- operativo que constitui um conjunto de instrumentos e técnicas diferente daquele utilizado na esfera da produção material, cuja base é a transformação de objetos materiais.

Que é a partir da instrumentalidade que o Serviço Social é reconhecido enquanto profissão, pois a instrumentalidade tem a ver com a capacidade e a propriedade que o profissional tem ao desempenhar a sua função mobilizar técnicas e instrumentos para a ação profissional.

Por meio da instrumentalidade, os profissionais objetivam a sua intencionalidade em respostas profissionais, modificando as condições objetivas e subjetivas. Dessa forma, a instrumentalidade é condição necessária do processo de trabalho do Assistente Social. Compreendemos que o trabalho é a protoforma do ser social.

O Serviço Social organizou sua metodologia atuando por meio de três técnicas: 1) O Serviço Social de Caso: Utiliza-se a abordagem individual, tendo comunidade a família, com o objetivo de atuar nos fatores causais ou problemas em potencial interligados à situação saúde, no contexto sócio-econômico-cultural e emocional.

Iamamoto (2000) ao analisar os desafios postos ao Serviço Social aponta três dimensões que devem ser de grande importância na atuação do profissional assistente social, a dimensão técnico- operativa, a dimensão ético-política e a dimensão teórico-metodologica.

Foi dito que a instrumentalidade é uma propriedade e/ou capacidade que a profissão vai adquirindo na medida em que concretiza objetivos. Ela possibilita que os profissionais objetivem sua intencionalidade em respostas profissionais.

A intervenção profissional do assistente social pode ser caracterizada pelo atendimento às demandas e necessidades sociais de seus usuários, que podem produzir resultados concretos, tanto nas dimensões materiais, quanto nas dimensões sociais, políticas e culturais da vida da população, viabilizando seu acesso às ...

§ único - O assistente social não deve excusar-se sem justa causa, de prestar aos órgãos de classe qualquer colaboração solicitada no âmbito profissional. Art. 32° - É dever de todo assistente social representar, junto aos órgãos de classe, sobre assunto de interesse profissional geral ou pessoal e do bem comum.

Pelo princípio da instrumentalidade das formas, a existência do ato processual não se constitui em um fim em si mesmo, mas representa um instrumento utilizado para se atingir determinada finalidade, quando não causa prejuízo às partes, ainda que contenha vício.

1 Qualidade de instrumental. 2 Conjunto de instrumentos como meio para se conseguir algo.

Existem vários tipos de instrumentais cirúrgicos, e eles podem ser agrupados em:

  • Instrumentais de diérese;
  • Instrumentais para hemostasia;
  • Instrumentais para preensão;
  • Instrumentais para separação;
  • Instrumentais de campo;
  • Instrumentais e material para a síntese.

Instrumentos musicais são classificados em três grupos, os instrumentos de cordas, instrumentos de sopor e instrumentos de percussão.

O termo “práxis” significa a prática ou atividade que transforma (VÁZQUEZ,2007). Pesquisa em Serviço Social-ABEPSS e a lei que regulamenta a profissão, Lei Nº 8.662, DE 7 DE JUNHO DE 1993. (CFESS\CRESS, 2012). potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

A entrevista no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é realizada por um assistente social com o objetivo de avaliar a situação socioeconômica e familiar do indivíduo ou família que está solicitando assistência. O procedimento é fundamental para quem deseja se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico).

O relatório social é um documento específico do Assistente Social gerado após coleta de dados referentes a sua intervenção em determinada situação ou expressão da questão social. Sua finalidade pode ser utilizada para a elaboração de um laudo ou parecer social.