Quais são os instrumentos que os índios usam?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Os instrumentos musicais mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco- reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia, percussão, sopro e os bastões de ritmo.

O maracá é um dos instrumentos musicais indígenas mais conhecidos, sendo seu nome muitas vezes utilizado como uma designação genérica para chocalhos.

Instrumentos musicais indígenas
Utilizam cabaças e sementes, fibras de plantas, gravetos, peles de animais etc. Dão o nome de tambores, maracás, reco-reco, pau-de-chuva, flauta de bambu e muitos outros. Os sons dos instrumentos são feitos por meio de atritos, de sacudir, friccionar, bater, assoprar.

Na Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e apitos. Os tambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos.

As vestimentas mais comuns aos índios brasileiros “não civilizados” ou com pouco contato com a sociedade são a tanga, o saiote ou os cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas.

Instrumentos Musicais brasileiros: conheça os principais

  1. Pandeiro. O pandeiro está entre os principais instrumentos musicais brasileiros, uma vez que é bastante utilizado em alguns estilos de música bem tradicionais do Brasil, tais como: o pagode e o samba. ...
  2. Berimbau. ...
  3. Cuíca. ...
  4. Agogô ...
  5. Cavaquinho. ...
  6. Afoxé

Há quatro famílias ou naipes de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão.

O maracá era um instrumento muito apreciado pelos índios tupis da costa do Brasil, e os índios costumavam dançar em círculos cantando e batendo os pés.

Muitos povos indígenas brasileiros, principalmente, populações ribeirinhas, utilizam o cipó timbó para pescar. Cada etnia tem as suas regras de uso dessa planta, ou seja, cada comunidade desenvolve um costume, uma forma de organizar e realizar a prática da pescaria com o timbó.

Um cocar é o adorno usado por muitas etnias indígenas americanas na região da cabeça.

Como todo instrumento musical primitivo, a flauta teve um papel mágico. Ela era usada para acompanhar os rituais religiosos.

Em síntese, a música indígena envolve danças rítmicas, sobretudo nos festejos religiosos. Os sons da natureza se fazem presentes na música indígena que, por sua vez, procurava mimetizar os sons de aves e de animais silvestres. A fusão entre música e dança é uma forma de celebração e culto de suas próprias crenças.

Resposta: São exemplos de instrumentos musicais indígenas que imitam sons da natureza: ocarina, apito, flauta de pan imitam sons de pássaros e o pau de chuva produz um som semelhante ao barulho feito pela chuva.

Em 1832, Louis Panormo construiu um instrumento muito próximo ao que conhecemos hoje como violão clássico, embora menor e com cintura mais acentuada. Em 1859, o luthier espanhol Antonio de Torres Jurado criou o instrumento que atualmente define sua história, tendo se tornado o violão clássico.

- Faziam objetos artesanais com elementos da natureza: cerâmica, palha, cipó, madeira, dentes de animais, etc. - A religião indígena era baseada na crença em espíritos de antepassados e forças da natureza. - Os índios faziam festas e cerimônias religiosas.

Os colares feitos de sementes servem para se distinguir de outros grupos. Eles significam proteção e fortalecimento do espírito. As sementes são elementos sagrados para o povo guarani.

Os índios realizam esse ato com o objetivo de praticar um ritual. Os intuitos são os mais variados, como: espantar maus espíritos, expulsar doenças, agradecer a colheita, a caça, marcar mudança de fase do jovem para a idade adulta, dentre outros motivos.

A guitarra, o instrumento musical mais popular de todos os tempos, é o ícone mais duradouro da história. Desde o início, as pessoas, que viviam em pequenos grupos, cantavam e dançavam as suas próprias músicas e alguns estudiosos especulam, inclusive, que a música pode ter surgido antes da linguagem.

Mas nós temos indícios do primeiro instrumento musical comum em todas as culturas primitivas: a flauta. Quem primeiro teve a ideia ainda é objeto de debates, assim como a data e a origem, mas em pinturas de cavernas, que datam de 60.000 a.C., foram descobertos vários desenhos de flautas e apitos.

Estudo aponta: contrabaixo é o instrumento mais importante.

Hoje, na cultura ocidental, a orquestra sinfônica divide os tipos de instrumentos musicais como: cordas, sopros e percussão. Porém, é válido ressaltar que essa classificação pode variar de acordo com a região.