Quais são os instrumentos musicais usados pelos índios?

Perguntado por: dfrutuoso . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Os instrumentos musicais mais comuns são o chocalho (ou maracá), a flauta, o reco- reco (feito com casca de tartaruga), as trombetas de cuia, percussão, sopro e os bastões de ritmo.

Na Idade da Pedra Lascada (quando o homem produzia objetos com pedra e madeira), surgiram os primeiros chocalhos e apitos, feitos com materiais retirados da natureza. Ossos, por exemplo, serviam como flautas e apitos. Os tambores também são muito antigos. Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos.

Os instrumentos musicais estão divididos em três grandes grupos: percussão, sopro e cordas. Além desses, há também instrumentos musicais eletrônicos.

Último censo do IBGE registrou quase 900 mil indígenas no país; dados serão atualizados em 2022 — Fundação Nacional dos Povos Indígenas.

O maracá era um instrumento muito apreciado pelos índios tupis da costa do Brasil, e os índios costumavam dançar em círculos cantando e batendo os pés.

O maracá é um dos instrumentos musicais indígenas mais conhecidos, sendo seu nome muitas vezes utilizado como uma designação genérica para chocalhos.

As vestimentas mais comuns aos índios brasileiros “não civilizados” ou com pouco contato com a sociedade são a tanga, o saiote ou os cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas.

Muitos povos indígenas brasileiros, principalmente, populações ribeirinhas, utilizam o cipó timbó para pescar. Cada etnia tem as suas regras de uso dessa planta, ou seja, cada comunidade desenvolve um costume, uma forma de organizar e realizar a prática da pescaria com o timbó.

Mas nós temos indícios do primeiro instrumento musical comum em todas as culturas primitivas: a flauta. Quem primeiro teve a ideia ainda é objeto de debates, assim como a data e a origem, mas em pinturas de cavernas, que datam de 60.000 a.C., foram descobertos vários desenhos de flautas e apitos.

7 instrumentos musicais medievais incríveis que você deveria...

  • Flauta doce. Sim, a maioria já está familiarizada com este instrumento, que é utilizado até hoje. ...
  • Viela de roda. ...
  • Alaúde. ...
  • Tambores. ...
  • Órgão Medieval. ...
  • Charamela. ...
  • Saltério.

Os instrumentos musicais classificam-se, segundo o modo de produção do som, em cinco grandes tipos: cordofones, aerofones, idiofones, membranofones e eletrofones.

A distribuição entre ambas as classificações é a seguinte:

  • Instrumentos de corda da orquestra sinfônica: cordofones.
  • Instrumentos de sopro: aerofones.
  • Instrumentos de percussão: membranofones e idiofones.
  • Instrumentos que utilizam a corrente elétrica: eletrofones.

Há quatro famílias ou naipes de instrumentos: cordas, madeiras, metais e percussão.

A Terra Indígena Guarani de Bracuí é a que tem a maior população, cerca de 320 indivíduos. Mais da metade é constituída por crianças menores de 14 anos. Os Guarani que vivem hoje em território brasileiro somam, aproximadamente, cinco mil pessoas.

As principais tribos indígenas atualmente no Brasil são: Guarani, Ticuna, Caingangue, Macuxi, Terna, Guajajaras, Ianomâmi, Xavante, Pataxó e Potiguara.

A cultura indígena possui importância fundamental na construção da identidade nacional brasileira. Ela está presente em elementos da dança, festas populares, culinária e, principalmente, na língua portuguesa falada no Brasil, que é fruto do processo de aculturação entre povos indígenas, negros e europeus.

A maioria das tribos brasileiras mede o tempo a partir do movimento aparente desse astro no céu, com o Relógio Solar. Feito de uma haste cravada verticalmente no chão, ele perrmite saber as horas pela posição da sombra projetada num terreno horizontal.

Os instrumentos indígenas, do ponto de vista da sua utilidade, podem servir para a comunicação ou para funções propriamente musicais. Dessa forma, a obtenção do som entre os índios é uma mensagem sonoro-musical destinada a diversos fins.

A história da música brasileira se inicia com os indígenas e os jesuítas. O encontro entre esses dois povos constituiu no começo da música popular brasileira. A evolução desses ritmos, como o cateretê ou o cantochão, evidencia-se ainda hoje, pois são tocados em festas populares.