Quais são os malefícios da natação?

Perguntado por: acardoso . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

A natação é um esporte fantástico que combina toda a força, flexibilidade e resistência do corpo. Os nadadores são infelizmente propensos a lesões de uso excessivo que afetam o ombro, pescoço, parte inferior das costas e joelhos.

- Melhora a coordenação motora; - Ajuda a definir músculos de diversas partes do corpo, principalmente braços, costas e peitoral. Vários músculos são trabalhados na natação, mas o principal benefício é que eles são trabalhados de maneira equilibrada.

Você sabia que a natação queima mais calorias do que a caminhada? A prática traz muitos benefícios para ter uma vida mais saudável, manter o corpo equilibrado e, principalmente, emagrecer de maneira prazerosa.

Recomenda-se pelo menos 30 minutos diários de nado por dia. Isso ajuda a manter a pressão sobre controle e, no caso das mulheres, reduz a possibilidade de doenças coronárias em até 40%. Mas lembre-se! Sempre consulte um profissional antes de realizar qualquer tipo de atividade física.

Então, eu não preciso de musculação? Não é bem assim. Natação e musculação são esportes complementares. A musculação pode desenvolver os músculos necessários à prática da natação, melhorando a performance neste esporte.

Para quem quer aprender a nadar ou deseja ter uma vida mais ativa, a frequência de treinamento indicada é de duas vezes por semana. Já para quem quer emagrecer nadando, é preciso ter um pouco mais de dedicação. Fazer de três a quatro aulas por semana é o suficiente para que você comece a emagrecer.

Para quem não gosta de fazer musculação ou não tem a pretensão de gerar uma grande hipertrofia muscular, a natação é uma ótima opção. Já para as pessoas que querem realmente ganhar músculos e gostam da dinâmica das academias, a musculação é a atividade física mais indicada!

Respiração: Por ser praticada em um ambiente úmido, a natação pode ajudar a reduzir e previnir os sintomas de asma. Também é responsável por fortalecer os músculos toráxicos, aumentando a elasticidade e o volume dos pulmões devido a prática de exercícios de respiração e ampliando a capacidade de absorver oxigênio.

A natação é uma forma ideal de exercício para pessoas que têm problemas crônicos ou agudos nas costas. Enquanto esportes de alto impacto, como corrida, sobrecarregam suas costas e coluna, a flutuabilidade da água sustenta seu corpo enquanto você está nadando, neutralizando os efeitos da gravidade.

Natação alarga os ombros
Isso faz com que a musculatura ganhe um grande volume, principalmente na região das costas. Por isso, cria a sensação de que os ombros foram alargados. Depois de adulto a sua estrutura óssea não é mais capaz de sofrer qualquer tipo de alteração.

Os nadadores costumam ser altos, relativamente magros e com músculos equilibradamente fortes, sem um aspecto exagerado em uma parte específica.

A partir do segundo mês de aula, seu corpo começará a ganhar mais resistência, ou seja, você conseguirá nadar por mais tempo e aproveitará melhor os ensinamentos dados pelo professor.

Prática regular favorece a perda de peso
Assim sendo, considere nadar entre 3 a 4 vezes por semana. Tenha uma rotina com sessões de pelo menos 40 minutos. Com este tempo, é possível queimar 600 calorias, em média.

Entre 5 horas e 8 horas da manhã, a luz do sol é fraca, e o corpo a absorve melhor. A temperatura é mais amena e, para quem mora em centros urbanos, a poluição é muito menor do que em outros horários do dia.

O cardio de natação é uma das maneiras mais eficazes de perder peso, incluindo a gordura da barriga. Isso exige que você continue nadando por 15 a 20 minutos, enquanto mantém seus níveis de batimentos cardíacos na zona específica que chamamos de zona de queima de gordura.