Quais são os marcos da terceira infância?

Perguntado por: sbeiramar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 13 votos

Os marcos fundamentais da terceira infância são o início da escolaridade e da puberdade, que acarretam enormes mudanças no ciclo vital dos indivíduos, sendo que o desenvolvimento dos 6 aos 12 anos de idade não apresenta mudanças bruscas como no período anterior.

A terceira infância, também conhecida como idade escolar, ocorre aos 7 anos e perdura até o inicio da adolescência, aos 11 anos. Nesta fase as crianças começam a desenvolver o pensamento lógico e possuem uma melhor compreensão da causalidade, categorização, conceitos espaciais, raciocínio indutivo e dedutivo e números.

Expressar um sorriso, virar de bruços, rolar na cama, sentar, engatinhar, falar, andar. Essas são algumas das habilidades que vão sendo adquiridas pelos bebês na medida em que os meses vão passando. Essas mudanças evolutivas são os chamados “saltos” ou “marcos” de desenvolvimento.

Na terceira infância, ocorrem mudanças importantes no campo dos relacionamentos e no conceito de self, e consequente desenvolvimento da autoestima. A construção de sua forma de relacionamento com seus pares e familiares constitui-se de ferramenta importante no ciclo vital, neste período.

Em relação ao desenvolvimento cognitivo, os adolescentes passam a pensar de forma abstrata, sendo capazes de raciocinar de modo hipotético-dedutivo. Além disso, podem pensar em termos de possibilidades, testar hipóteses e lidar de forma flexível com os problemas (PAPALIA; OLDS, 2000).

Exemplos de marcos do desenvolvimento infantil importantes são:

  • Linguagem e fala;
  • Desenvolvimento motor;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Socialização;
  • Entre outros.

Nesta idade, a criança já corre com segurança e pula com os dois pés juntos e/ou fica num pé só. Seus movimentos, principalmente os das mãos, estão se aperfeiçoando. Isto se nota na forma como leva o copo e a colher à boca, escova os dentes e rabisca em folhas de papel.

Segundo Papalia e Martorell (2021), a terceira infância é um período marcado por avanços cognitivos acentuados, de modo que as crianças começam a entender conceitos sobre o espaço, de causalidade, categorização e raciocínio indutivo.

Na terceira infância, a criança já é capaz de pensar logicamente e de raciocinar sobre o mundo e tudo o que a cerca, levando em conta vários aspectos de uma situação. Esse fator possibilita alterações nas capacidades de julgamento moral e de autoavaliação.

Papalia, Olds e Feldman (2006) descrevem o ciclo vital em oito períodos: pré-natal (da concepção ao nascimento); primeira infância (do nascimento aos 3 anos de idade); segunda infância (de 3 a 6 anos); terceira infância (de 6 a 11 anos); adolescência (de 11 a 18 anos); jovem adulto (de 19 a 40 anos); meia-idade (de 41 ...

O processo de socialização na terceira infância é bastante ampliado em função das experiências de interação social já adquiridas em períodos anteriores do desenvolvimento. No período escolar, a criança já adquiriu uma linguagem mais refinada e pode circular em outros ambientes além do familiar e do escolar.

De acordo com Freud, as crianças passam por cinco fases de desenvolvimento:

  • I – A fase oral (0 – 1 ano)
  • II – A fase anal (1 – 3 anos)
  • III – A fase fálica (3 – 5 anos)
  • IV – O período de latência (5 anos – puberdade)
  • V- A fase genital (puberdade e vida adulta)

Neste período, principalmente no primeiro ano de vida, os primeiros marcos motores aparecem com o controle de cabeça, o rolar, o arrastar e mais tarde o sentar, o engatinhar e a marcha no final do primeiro ano.

Os 4 estágios do desenvolvimento cognitivo de Piaget. Jean Piaget divide o desenvolvimento cognitivo em 4 estágios principais: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Aos sete meses e meio, o aumento da resposta cerebral das crianças aos contrastes de seu idioma nativo prediz habilidades futuras de linguagem. Consciência fonêmica e habilidades vocabulares são os melhores preditores de leitura e de compreensão de leitura, respectivamente.

Culpa. A terceira etapa do desenvolvimento psicossocial tem lugar durante os anos pré-escolares. Neste ponto no desenvolvimento psicossocial, as crianças começam a afirmar o seu poder e controle sobre o mundo através de liderar o jogo e outras interações sociais.

3. Iniciativa x Culpa: entre 4–5 anos. Uma vez desenvolvida a autonomia, a criança parte para a iniciativa. Aplica suas capacidades físicas e mentais para expandir em outras áreas de forma criativa e social.

Para isso acontecer, é necessário um conjunto de capacidades mentais desenvolvidas ao longo dos anos, como memória, atenção, linguagem, criatividade e planejamento. Elas recebem o nome de habilidades cognitivas.