Quais são os medos de uma pessoa ansiosa?

Perguntado por: emartins7 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 2 votos

Medos de estar perdendo alguma coisa, de não ser bom o suficiente, medo do fracasso, pânico de ficar sozinho ou de não ser aceito também perseguem pessoas ansiosas. Campeões de autocrítica, são os primeiros a não se sentir capazes o suficiente para concluir uma determinada atividade.

Boca seca e tontura
Não raro, a boca seca e surge a tontura ou mesmo a sensação de desmaio na hora de uma crise de ansiedade. Todos os sentimentos são tão intensos que a pessoa sente que vai dar “pane no sistema”.

Essa grande pressão sob essa articulação resulta em dores de cabeças tensionais extremamente dolorosas e incômodas, em regiões como têmporas, testa e face, podendo descer para o pescoço e ombros. É possível afirmar que a ansiedade está diretamente relacionada com a dor de cabeça de maneira linear.

Confira a seguir os diferentes tipos de ansiedade:

  • Ansiedade Social ou Fobia Social. O que difere uma ansiedade da outra é como a pessoa se comporta e onde ela acontece. ...
  • Ansiedade de Separação. ...
  • Fobia Específica. ...
  • Transtorno de Pânico. ...
  • Agorafobia. ...
  • Ansiedade Generalizada.

Confusão mental e dificuldades para relaxar e dormir também podem surgir. “É comum depois aparecer a sonolência e cansaço físico”, inclui Gustavo. Outros sintomas podem aparecer como somatização, ou seja, a pessoa transforma a ansiedade em problemas físicos.

Uma crise de ansiedade, por exemplo, pode ocasionar espinhas e provocar rugas de expressão, aliás, em momentos de estresse crônico, surgem aquelas espinhas císticas. Sabe aquela bem dolorosa e inflamada? Pois é, essa mesma.

O teste DASS-21 foi desenvolvido para mensurar, definir e compreender os estados emocionais negativos da depressão, da ansiedade e do estresse. Eles são avaliados considerando a permanência e a severidade de suas ocorrências.

Cansaço, sensação de esgotamento e dores no peito são sintomas muito comumente associados à ansiedade. E não é para menos: de acordo com dados levantados pela OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Sendo assim, esse é um problema que faz parte do dia a dia de nossa população.

Como a ansiedade, usualmente, provoca outros sintomas físicos — falaremos mais sobre isso à frente —, como alterações estomacais e intestinais, insônia e a já mencionada tensão muscular, as dores de cabeça acabam por também representar mais um sinal da condição. Inclusive, podem se tornar crônicas.

7 dicas para superar os seus medos

  1. Aceite os seus medos. Uma das piores coisas que você pode fazer é negar que tem determinado medo. ...
  2. Escreva sobre os seus medos. ...
  3. Cultive pensamentos positivos. ...
  4. Ressalte as suas vitórias. ...
  5. Converse sobre os seus medos com amigos e familiares. ...
  6. Foque na sua respiração. ...
  7. Faça terapia.

A ansiedade passa a ser patológica quando começa a prejudicar o dia a dia, causando transtornos físicos e emocionais e interferindo na qualidade de vida do indivíduo, que não consegue controlá-la.

falta de controle sobre os pensamentos, imagens ou atitudes, que se repetem independentemente da vontade; – pavor depois de uma situação muito difícil. Existem três tipos de tratamento para os transtornos de ansiedade: – medicamentos (sempre com acompanhamento e receita médica);

De 11 a 26 – Nível de ansiedade médio. Há dias melhores e piores, mas para você os piores podem estar se tornando rotina. Preste atenção às reações do seu organismo, pois seu nível de ansiedade começa a preocupar. De 26 a 32 – Nível de ansiedade alto.

A ansiedade é uma reação comum do nosso corpo que nos deixa preparados para fugir ou lutar devido a algum perigo próximo. Vale destacar que não é um fator externo não-material que altera nosso corpo, mas um fenômeno emocional do nosso organismo que a gente interpreta seguindo alguns padrões.

Cansaço constante
A ansiedade constante pode levar à exaustão mental, mas também à fadiga física. O paciente tem dificuldade para relaxar e, muitas vezes, já acorda se sentindo cansado. Como não consegue descansar plenamente na hora de dormir, a pessoa sente o corpo e a mente exaustos praticamente o tempo todo.

Os pensamentos ansiosos geram a ansiedade porque eles funcionam como amplificadores das nossas preocupações podendo, até mesmo, nos levar ao limite. Enquanto esses pensamentos ansiosos permanecerem rondando a sua mente, irão torná-la mais caótica e confusa.

Mais alimentos que prejudicam quem sofre com ansiedade incluem:

  • Doces em geral;
  • Cafeína;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Cereais refinados, como arroz branco e macarrão branco;
  • Carne vermelha e embutidos, como salame e linguiça;
  • E itens com potencial inflamatório (varia de pessoa para pessoa).