Quais são os métodos de abordagem?

Perguntado por: nmuniz . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4 / 5 19 votos

Os principais métodos de abordagem são: indutivo, dedutivo, indutivo-dedutivo, hipotético- -dedutivo, dialético e método da complexidade.

Esse conjunto de passos é importante também para que o pesquisador consiga repetir e chegar nos mesmos resultados.

  • Diferença entre métodos e técnicas. ...
  • Método Indutivo. ...
  • Método Dedutivo. ...
  • Método hipotético-dedutivo. ...
  • Método dialético. ...
  • Método Estatístico. ...
  • Método Comparativo. ...
  • Método Experimental.

Existem diversos, sendo os mais comuns:

  • pesquisa bibliográfica;
  • pesquisa bibliográfica;
  • pesquisa documental;
  • estudo de caso;
  • pesquisa ex post facto;
  • pesquisa de campo, entre outras.

A abordagem qualitativa possui como uma das principais características a objetivação do fenômeno a ser pesquisado, por meio da compreensão da percepção subjetiva do sujeito, que será descrita e explicada a partir da relação estabelecida entre o sujeito e o contexto no qual o fenômeno insere-se (SILVEIRA e CÓRDOVA, 2009 ...

substantivo feminino Aproximação; modo como alguém se aproxima de outra pessoa. [Figurado] Maneira através da qual um assunto é entendido, abordado. [Figurado] Ponto de vista ou opinião usada para entender um assunto.

Em síntese, a metodologia deve conter os seguintes tópicos:

  1. tipo de pesquisa;
  2. dados a serem obtidos;
  3. forma de obtenção dos dados;
  4. população e amostra (quando for o caso);
  5. tratamento e análise dos dados (como serão feitos);
  6. limitações da pesquisa - pontos fracos que a pesquisa pode ter.

Trata-se de uma pesquisa qualitativa, vinculada ao campo de estudos da Linguística Aplicada, de cunho exploratório com fins de natureza descritivo-interpretativista e documental.

Seriam elas: observação do método, formulação de hipóteses, realização do experimento e aceitação ou rejeição da hipótese formulada.

Confira quais são os principais métodos contraceptivos utilizados atualmente:

  • Camisinha (masculina e feminina) ...
  • Pílula anticoncepcional. ...
  • DIU (Dispositivo Intra Uterino) ...
  • Diafragma. ...
  • Implante anticoncepcional.

Método é uma palavra que provém do termo grego methodos (“caminho” ou “via”) e que se refere ao meio utilizado para chegar a um fim. O seu significado original aponta para o caminho que conduz a algures. A palavra método pode referir-se a diversos conceitos. Por exemplo, aos métodos de classificação científica.

abordagem qualitativa oferece três diferentes possibilidades de se realizar pesquisa: a pesquisa documental, o estudo de caso e a etnografia.

Grande parte das pesquisas pode ser dividida em três categorias: exploratória, descritiva e causal. Cada uma delas tem uma finalidade específica e só podem ser usadas de determinadas maneiras.

A pesquisa qualitativa descritiva implica na elaboração de uma pergunta ampla de pesquisa. Por exemplo, o pesquisador poderia desenvolver uma pergunta de pesquisa acerca de um estudo de caso sobre o processo utilizado por um distrito escolar para selecionar um novo diretor para a instituição.

O método quantitativo é conclusivo, e tem como objetivo quantificar um problema e entender a dimensão dele. Em suma, esse tipo de pesquisa fornece informações numéricas sobre o comportamento do consumidor.

A pesquisa quantitativa utiliza uma metodologia baseada em números, métricas e cálculos matemáticos. A pesquisa qualitativa, por sua vez, baseia-se no caráter subjetivo. Ou seja, seu resultado não mostra números concretos, e sim narrativas, ideias e experiências individuais dos participantes.

A abordagem social constitui-se em processo de trabalho plane- jado de aproximação, escuta qualificada e construção de vínculo de confiança com pessoas e famílias em situação de risco pessoal e social nos espaços públicos para atender, acompanhar e mediar acesso à rede de proteção social.

A cartilha reforça quais são os direitos e deveres do cidadão considerado suspeito pela Polícia Militar. Para que a abordagem não se torne uma grande crise, recomenda-se não correr, deixar as mãos visíveis, evitar movimentos bruscos, não tocar no policial, não fazer ameaças ou falar palavras ofensivas.

Na abordagem Tradicional, a relação entre professor e aluno é bem restrita. Não há em nenhum momento uma relação afetiva entre ambos, cada um possui seu papel, onde o professor sempre será o centro da sala de aula e o aluno receptor das informações transmitidas pelo professor.

Abordagem de aprendizagem centrada no professor
Em síntese, a aprendizagem centrada no professor configura-se como um modelo tradicional de ensino, sendo a mais praticada pelas instituições de ensino. Nela, a matéria é transmitida por meio de aulas expositivas e padronizadas.

A diferença entre método e técnica é que o método é o conjunto geral de procedimentos utilizados em uma pesquisa, enquanto a técnica é um instrumento específico utilizado para coletar os dados.