Quais são os pilares do machismo?

Perguntado por: gpires . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Um dos pilares de sustentação do machismo é a estereotipização do que é feminino e do que é masculino, ou seja, o que mulheres e homens devem ser e como devem agir de acordo com o seu gênero. Para entender esse conceito, é preciso antes distinguir gênero de sexo.

A origem do pensamento machista é evidente desde a antiguidade, em Roma, e a partir da Revolução Francesa vem mudando de rumo. Por mais que o amadurecimento social já tenha mudado o pensamento antigo, ainda ocorrem inúmeros casos de machismo e, em grande parte, incluindo a violência.

Machismo é o comportamento, expresso por opiniões e atitudes, de um indivíduo que recusa a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros sexuais, favorecendo e enaltecendo o sexo masculino sobre o feminino.

O feminismo é um movimento social muito importante para as mulheres, e seus três pilares são: radical, liberal, interseccional.

Logo, superioridade econômica e questões culturais são fatores que contribuem para a desigualdade de gênero. Entretanto, essa diferenciação pode ser atribuída a outras questões.

Machismo é toda forma de discriminação às mulheres que tenha como objetivo inferiorizar, controlar e desqualificar uma pessoa pelo simples fato de ser mulher. Ou seja, qualquer forma de uma pessoa recriminar alguém simplesmente por ela ser mulher, caracteriza machismo.

O machismo tem impactos profundos na saúde mental das mulheres. De acordo com especialistas, a opressão de gênero pode gerar problemas emocionais, cognitivos e comportamentais, como baixa autoestima, insegurança, estresse pós-traumático, depressão, ansiedade, crise de pânico e outros transtornos psicológicos.

Presente em todos os cantos do país, o machismo é ainda mais forte nas regiões Centro-Oeste e Norte do país, aponta pesquisa do Ibope feita no mês passado. O levantamento ouviu 2.002 pessoas, e verificou que 67% dos moradores dessas áreas reconhecem que já reproduziram frases machistas.

O Brasil é o quinto país que mais mata mulheres no mundo. A maior taxa de feminicídio ocorre no Espírito Santo, com 11,24 por 100 mil mulheres, seguido da Bahia com 9,08 por 100 mil. “Há uma naturalização da violência contra as mulheres.

Segundo a delegada da mulher, Anamelka Cadena, o sentimento de poder do homem sobre a mulher também é um fator que edifica a prática do feminicídio, abrindo margem para o machismo. “Consigo enxergar no sentido da questão patriarcal e dominadora em que os homens sempre foram criados.

Sinônimos de Machismo

  1. Misoginia. Sinônimos de Misoginia: ...
  2. Sexismo. Sinônimos de Sexismo: ...
  3. Machista. Sinônimos de Machista: ...
  4. Chauvinista. Sinônimos de Chauvinista: ...
  5. Masculinismo. Sinônimos de Masculinismo: ...
  6. Macheza. Sinônimos de Macheza: ...
  7. Masculinidade tóxica. Sinônimos de Masculinidade tóxica:

O conceito de machismo estrutural, de acordo com Helio Hintze se baseia na construção, organização, disposição e ordem dos elementos que compõem o corpo social, dando sustentação à dominação patriarcal, enaltecendo os valores constituídos como “masculinos” em direto e desproporcional detrimento dos valores construídos ...

Mas o machismo também afeta diretamente os homens. Segundo psicólogos ouvidos pelo EXTRA, a masculinidade tóxica tende a criar adultos incapazes de lidar adequadamente com seus próprios sentimentos, o que faz com que, muitas vezes, eles reajam às adversidades de maneira incompatível ou mesmo violenta.

Movimento feminista liberal

  • igualdade de gênero na esfera pública;
  • igualdade de acesso à educação;
  • igualdade salarial;
  • fim da segregação sexual no trabalho;
  • melhores condições no mercado de trabalho.

Abaixo estão quatro pontos que podem ser pilares de sustentação que podem preparar melhor as mulheres a superarem obstáculos e vencerem no mercado:

  1. Apoio e representatividade. ...
  2. Ser agente de mudança. ...
  3. Posicionamento assertivo. ...
  4. Acesso à informação e educação.