O que significa machismo estrutural?

Perguntado por: emorgado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

O conceito de machismo estrutural, de acordo com Helio Hintze se baseia na construção, organização, disposição e ordem dos elementos que compõem o corpo social, dando sustentação à dominação patriarcal, enaltecendo os valores constituídos como “masculinos” em direto e desproporcional detrimento dos valores construídos ...

Tipos de machismo

  • Manterrupting. A palavra é uma junção de man (homem) e interrupting (e interrupção) Em tradução livre, manterrupting significa “homens que interrompem”. ...
  • Bropriating. ...
  • Mansplaining. ...
  • Gaslighting.

Na prática, uma pessoa machista é aquela que acredita que homens e mulheres têm papéis distintos na sociedade, que a mulher não pode ou não deve se portar e ter os mesmo direitos de um homem ou que julga a mulher como inferior ao homem em aspectos físicos, intelectuais e sociais.

O assédio moral e sexual consistem nas situações mais facilmente identificadas de abuso no trabalho, mas há diversos tipos de práticas machistas. Um exemplo frequente é a atribuição de tarefas e incumbências diversas à atividade profissional a mulheres, como se sua função fosse assessorar ou assistir a colegas homens.

Isso contribui para o aumento do preconceito, da discriminação, do assédio, do estupro e de outros tipos de abusos contra homens e mulheres, aumento do número de mortes e de violência doméstica, ocorrência frequente de atitudes covardes e desrespeitosas, falta de empatia e tantos outros distúrbios sociais, agravados ...

Introdução: O machismo estrutural sustenta o imaginário social de dominação patriarcal e contribui para manter a mulher no lugar de submissão e exposição à violência.

Vertentes do feminismo
A opressão sobre as mulheres é estrutural e alcança a todas, porém é perpassada por outros fatores estruturantes, como etnia, classe social, escolaridade, renda, idade, entre outros.

A maior taxa de feminicídio ocorre no Espírito Santo, com 11,24 por 100 mil mulheres, seguido da Bahia com 9,08 por 100 mil. “Há uma naturalização da violência contra as mulheres.

A China, com 56%, lidera o ranking. Além de medir o que os entrevistados achavam em termos de capacidade homens x mulheres, a pesquisa Global Advisor sobre feminismo e igualdade de gênero também abordou outros aspectos.

O machismo tem impactos profundos na saúde mental das mulheres. De acordo com especialistas, a opressão de gênero pode gerar problemas emocionais, cognitivos e comportamentais, como baixa autoestima, insegurança, estresse pós-traumático, depressão, crise de pânico e outros transtornos psicológicos.

Logo, superioridade econômica e questões culturais são fatores que contribuem para a desigualdade de gênero. Entretanto, essa diferenciação pode ser atribuída a outras questões. O que justificaria a existência de mulheres que perpetuam o discurso machista?

6 dicas para agir com eficiência contra falas machistas

  1. Identifique o machismo nas falas.
  2. Ajude o interlocutor a concluir que está sendo machista.
  3. Aprenda a se comunicar de forma não violenta.
  4. Denuncie e peça ajuda.
  5. Observe suas próprias falas.
  6. Não se cale.

Ele vai entender e ceder alguns pontos. Assim como você também precisa fazer o mesmo. Caso perceba que o homem não aceita diálogo e impõe demais somente o que ele deseja, desconsiderando o seu bem-estar, é fundamental que você entenda que esse não é o homem certo para você!

al., (2008), o machismo é o comportamento, expresso por opiniões e atitudes, de um indivíduo que recusa a igualdade de direitos e deveres entre os gêneros sexuais, favorecendo e enaltecendo o sexo masculino sobre o feminino.

Segundo ela, o patriarcado, em que nossa sociedade é fundada, é um sistema de dominação dos homens às mulheres. “Esse tipo de postura acaba sendo normalizado e ensinado não só aos meninos, aos homens, mas também a nós mulheres.

exagerado senso de orgulho masculino; virilidade agressiva; macheza; 3.

Esteja aberto a compreender as diferenças entre as pessoas e apoie as que lutam por direitos iguais. Pequenas ações podem fazer toda a diferença para combater o machismo.