Quais são os primeiros sintomas de quem está com covid?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.2 / 5 13 votos

Os primeiros sintomas de COVID-19 são: febre e tosse, geralmente seca. Dificuldade para respirar e fadiga também são conhecidos como sinais iniciais da doença em alguns pacientes. No sétimo dia, é avaliada a evolução do quadro do paciente e, em 80% dos casos, há uma melhora dos sintomas.

De forma geral, os sintomas mais comuns da covid-19 são febre, tosse seca e cansaço. Podem ocorrer ainda perda de olfato e paladar, dor de cabeça, garganta inflamada, olhos vermelhos ou irritados, diarreia, entre outros.

De acordo com a Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais, os sintomas leves são:

  • febre (temperatura axilar > 37,8ºC) ou sensação febril;
  • calafrios;
  • tosse;
  • dor de garganta;
  • dor de cabeça;
  • congestão nasal (coriza);
  • problemas no olfato ou no paladar.

Resfriado: a evolução é lenta e os sintomas são mais leves, como uma febre baixa por exemplo. Costuma melhorar em poucos dias. COVID-19: a evolução geralmente é gradual, com quadro agravado após o 8º dia, quando há complicações.

Medicamento antitérmicos, como dipirona e paracetamol, também auxiliam no controle. Como o vírus afeta a respiração, outra recomendação é utilizar umidificador de ar no quarto e tomar banho quente. Essa indicação serve para aliviar a tosse e dor de garganta.

Dias 1, 2 e 3: a incubação
As milhares de cópias que são liberadas de cada célula invadida avançam cada vez mais no organismo, se elas iniciam os trabalhos na superfície do rosto, logo estão dentro do nariz, descem para a garganta e eventualmente podem chegar até os pulmões.

"Em média, tem nove dias de duração, mas dependendo da carga viral pode durar menos tempo no organismo de uma pessoa, de cinco a sete dias, ou mais, chegando a 14 dias.

Normalmente, os sintomas costumam aparecer a partir do quinto dia de infecção ativa. O tempo de duração da doença dependerá da particularidade de cada caso. Quando os casos são mais leves, em duas semanas ou até menos tempo, é possível se recuperar.

Quais são os sintomas da nova variante de covid-19?

  • Dor de cabeça;
  • Dor de garganta;
  • Tosse;
  • Febre;
  • Coriza;
  • Cansaço.

Quanto tempo dura a tosse após covid? Não há uma duração comum para a tosse após a covid, variando de uma pessoa para outra. Em alguns casos, o sintoma persiste por algumas semanas, em outros, pode durar meses ou mais de um ano para que ela passe por completo.

Sintomas mais comuns: coriza, dor de cabeça, espirros, dor de garganta, tosse persistente e febre.

Mesmo pessoas com uma doença leve podem desenvolver o que é chamado de “covid longa”, com sintomas que persistem por seis meses ou mais. O médico acredita que o termo “leve” usado por especialistas pode precisar ser reformulado.

Esse é um sintoma geralmente associado a rinite, sinusite, resfriados, gripe e covid-19, mas a melhor opção para confirmar qual é o seu caso é buscar orientação profissional. Apesar do desconforto do nariz congestionado, a recuperação costuma levar poucos dias e o nariz tende a desentupir-se sozinho.

Ao expectorar, o paciente pode perceber um catarro de cor escura, esverdeado, roseado ou até mesmo com manchas de sangue. Em qualquer situação, você pode procurar atendimento médico para identificar a causa para o sintoma.

“Recomendamos que, na Covid-19, a pessoa utilize o analgésico e antitérmico que já têm em casa, paracetamol ou dipirona. Se tiver náusea, pode tomar um remédio para combatê-la também”, aconselhou.

Pães, queijos (minimamente processados), cereais, ovos, frutas, leite e iogurte são opções que podem fazer parte da refeição. Evite sucos, principalmente os industrializados.

Em geral, as recomendações em caso de tosse incluem beber bastante água e ingerir líquidos quentes, como chá de limão com mel. A hidratação é a principal medida, porque ela ajuda a eliminar o muco, facilitando o mecanismo da tosse.

Os analgésicos podem ser utilizados para aliviar os incômodos causados pela dor de garganta.