Quais são os principais tipos de dança?

Perguntado por: itrindade4 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Tipos de dança: 9 estilos mais conhecidos no Brasil e no mundo

  1. Dança contemporânea. A dança contemporânea é um gênero que surgiu como desdobramento da dança moderna. ...
  2. Dança moderna. ...
  3. Street dance (Dança de Rua) ...
  4. Dança clássica (Ballet) ...
  5. Dança de salão. ...
  6. Danças africanas. ...
  7. Samba. ...
  8. Dança do ventre (Bellydance)

Tipos de dança
Dança performática - como o balé, dança contemporânea, sapateado, flamenco, etc. Danças em dupla - danças de casais, como tango, samba, forró, valsa, entre outras. Danças cerimoniais - como algumas danças circulares, danças indígenas, etc. Dança social - como a dança de salão.

Os ritmos tradicionais são aqueles que misturam influências indígenas, africanas e europeias. Ou seja, os povos que deram origem ao nosso país. Por isso, compreender mais sobre essas danças ajuda a montar um repertório mais amplo.

Foi aproximadamente em 4.000 a.C. que a técnica da dança começou a aparecer. Como citamos no início do texto, no antigo Egito eram feitas homenagens a Osíris com as danças astro-teológicas. Alguns homens começaram a desenvolver danças religiosas, incorporando movimentos como o espacate, as danças em casal ou torneios.

Samba. O samba é uma das danças brasileiras de grande reconhecimento para a cultura do país. Seu início no Brasil se deu com a chegada dos negros. Intitulado como uma dança afro-baiana, o samba começou no país na região da Bahia, dançado pelos escravos nas senzalas.

O termo Danças Urbanas é usado para descrever danças que surgiram em contextos urbanos. Um aglomerado de vários estilos de dança como: Locking, Wacking, Vogue, Popping, Waving, Scare Crow, Animation, Boogalooing, Hip Hop, Freestyle, House Dance etc.

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.

O termo street dance (dança de rua) também é usado, por apresentar os diferentes estilos da dança, conhecidos como Funk, Locking, Popping, Breaking, Hip Hop Freestyle, House Dance, e Krump, assim como as suas subdivisões.

Famílias de movimentos: os diferentes movimentos são organizados em famílias da dança: transferências, locomoções, saltos, voltas, quedas e elevações. Refere-se ao trajeto do corpo, do início ao fim.

8 estilos de dança de salão

  1. Maxixe. O maxixe, também conhecido como o tango brasileiro, foi criado na periferia do Rio de Janeiro, em meados de 1870. ...
  2. Lindy Hop. ...
  3. Mambo. ...
  4. Bachata. ...
  5. Paso Doble. ...
  6. Quickstep. ...
  7. Cha cha cha. ...
  8. Jive.

Caracteriza-se tanto pelos movimentos previamente estabelecidos (coreografia), ou improvisados (dança livre). Pode existir como expressão artística ou como forma de divertimento. Enquanto arte, a dança se expressa por meio dos signos de movimento, com ou sem ligação musical, para um determinado público.

Características da dança contemporânea
Distinções podem ser feitas entre a dança contemporânea: Brasileira; Americana; Canadense; E europeia. A dança contemporânea, como proposição, não possui uma técnica de dança específica que seja sua base.

As danças no Brasil são diversas em cada região do país, sendo as mais conhecidas, o Samba, o Maxixe, o Xaxado, o Baião, o Frevo e a Gafieira. Muitos são os derivados dessas danças, que recebem influências principalmente africanas, árabes, europeias e indígenas.

Nas civilizações antigas, como a egípcia e a mesopotâmica, a Dança era uma forma de honrar os Deuses. Esse tipo de Dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão, e é considerada milenar. Na Grécia antiga, a Dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos Deuses.

O significado da dança vai além da expressão artística, podendo ser vista como entretenimento, desenvolvimento da criatividade e importante forma de comunicação. Através da dança, uma pessoa pode expressar o seu estado de espírito.

Existem vários conceitos e significados em relação à Dança, mas todos têm objetivos em comum como a expressão de emoções, conhecimento do corpo, entretenimento, comunicação, educação.

A dança de salão chegou ao Brasil trazida pelos colonizadores portugueses, ainda no século XVI, e mais tarde, pelos imigrantes de outros países da Europa que vieram para o país.

A dança no Brasil é o resultado da fusão entre os costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.

Segundo Marques (1997), danças folclóricas são: Fandango, Quadrilha, Dança de Fitas, Dança de São Gonçalo, Frevo, Samba de Roda, Batuque, Baião, Cateretê, Forró e Vanerão.

Diante das percepções possíveis, o termo dança popular pode se referir a: danças que acontecem em contextos tradicionais e comunitários; danças encenadas que têm como referência danças tradicionais e comunitárias; e ainda, danças conhecidas de um grande público.

As danças folclóricas representam um conjunto de danças sociais, peculiares de cada estado brasileiro, oriundas de antigos rituais mágicos e religiosos. As danças folclóricas possuem diversas funções como a comemoração de datas religiosas, homenagens, agradecimentos, saudações às forças espirituais, etc.