Quais são os pronome demonstrativo?

Perguntado por: ecoutinho3 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

Quais são os pronomes demonstrativos? Este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aquela, aqueles, aquelas.

Os pronomes demonstrativos situam a pessoa ou a coisa designada relativamente às pessoas gramaticais. Podem situá-la no espaço ou no tempo. Os demonstrativos empregam-se também para lembrar ao ouvinte ou ao leitor o que já foi mencionado ou o que se vai mencionar.

Tal, tais, semelhante, semelhantes são pronomes demonstrativos quando se referem a um nome anteriormente citado e transmitem um sentido completo (tal) ou incompleto (semelhante). Podem ser substituídos por aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo, esse, essa, esses, essas, isso, este, esta, estes, estas, isto.

Quais são os pronomes demonstrativos? Este, esta, estes, estas, esse, essa, esses, essas, aquele, aquela, aqueles, aquelas. Isto, isso, aquilo.

Tipos de pronomes

  • Pronomes Pessoais (nele se incluem os pronomes de tratamento)
  • Pronomes Possessivos.
  • Pronomes Demonstrativos.
  • Pronomes Indefinidos.
  • Pronomes Relativos.
  • Pronomes Interrogativos.

Tipos de pronomes. Existem seis tipos de pronomes: pessoais (retos, oblíquos e de tratamento), possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Que demonstra, que serve para demonstrar; DEMONSTRADOR: um esboço demonstrativo de sua arte. 2. Gram. Diz-se do pronome com o qual, ao falar ou escrever, a pessoa localiza, em relação a si, ideias e objetos a que se refere (p.

Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.

O pronome oblíquo " O" refere-se ao cachorro; se bem que, quem deveria ser presa é a visitante!!!

Pronome é a classe de palavras que substitui ou acompanha o substantivo, podendo também retomá-los ou referir-se a eles em uma frase. Exemplos: "Eu vi o gato na rua, ele era preto" "Minha carne é de carnaval"

Enquanto os pronomes possessivos indicam posse, os pronomes demonstrativos servem para indicar a posição e a relação de distância (no tempo ou no espaço) de um termo em relação às pessoas do discurso. Observe a diferença: Pronome possessivo: Minha mochila está muito desgastada.

Como utilizar os pronomes demonstrativos?

  1. Este(s), esta(s) e isto. Nesse caso, indica algo que se encontra perto da pessoa que fala. ...
  2. Esse(s), essa(s) e isso. Diz respeito a algo que se encontra mais próximo da pessoa com quem se fala. ...
  3. Aquele(s), aquela(s) e aquilo. ...
  4. Este(s), esta(s) e isto. ...
  5. Esse(s), essa(s) e isso.

Tudo: é pronome indefinido substantivo, mas "tudo isso" e "tudo o mais", por exemplo, assumem a forma de pronomes indefinidos adjetivos: Tudo isso parece um sonho.

Os documentos foram destruídos. Essa é a lista dos documentos que foram destruídos. Neste exemplo, o pronome que se refere aos documentos, ou seja, é relativo à palavra "documentos" e, por isso, é um pronome relativo.

São eles: 1ª pessoa: esta(s), este(s), isto – se refere a algo que está perto da pessoa que fala. 2ª pessoa: essa(s), esse(s), isso – se refere a algo que está perto da pessoa com quem se fala. 3ª pessoa: aquela(s), aquele(s), aquilo – se refere a algo que está distante de quem fala e de quem ouve.