Quais são os quatro tipos de autoclaves?

Perguntado por: eteixeira7 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

Existem basicamente dois tipos de autoclave que são as de pré vácuo e as gravitacionais: Autoclave de vácuo único: remove o ar de uma vez em um curto espaço de tempo. Nela pode ocorrer a formação de bolsas de ar. Autoclave de vácuo fracionado: o ar é removido ao mesmo tempo em que ocorre a injeção fracionada de vapor.

Autoclave é um aparelho que esteriliza materiais e artigos médico-hospitalares por meio do calor úmido sob pressão (que pode variar de grau, de acordo com o tipo de material). Para evitar a contaminação entre os pacientes, os acessórios dos ventiladores, devem ser esterilizados após o uso.

O processo de esterilização em autoclaves é composto pelas fases: (1) remoção do ar da câmara; (2) entrada do vapor; (3) exposição dos produtos ao vapor; (4) exaustão do vapor; (5) secagem da carga.

A autoclave vertical é um equipamento para laboratório para a esterilização via calor úmido que trabalha em altas temperaturas e pressão.

Existem duas maneiras de realizar o teste de esterilização, que são: através dos Indicadores biológicos ou por meio dos Registros Químicos, neste conteúdo te mostraremos como realizar o teste com os indicadores biológicos.

O teste Bowie & Dick é utilizado para verificar a presença de bolhas de ar e gases não condensáveis em autoclaves com bombas de vácuo. Esse método avalia se o ar foi removido das embalagens que devem ser esterilizadas e verifica a uniformidade da ação do vapor úmido no interior das embalagens.

Autoclave Hospitalar com 2 portas deslizante desenvolvida parar atender rigorosos processos de esterilização, podendo esterilizar e secar materiais de densidade como roupas cirúrgicas, instrumentais e utensílios empacotados ou não, vidros, luvas, seringas, borrachas, líquidos entre outros, necessárias principalmente em ...

A autoclave horizontal hospitalar microprocessada é um equipamento desenvolvido com alta tecnologia que tem como função proporcionar a esterilização de utensílios utilizados em ambientes hospitalares, como instrumentos cirúrgicos, bem como outros materiais, como roupas, caixas cirúrgicas, materiais termossensíveis, ...

Os métodos de esterilização podem ser divididos em físicos (calor, filtração e radiação) e químicos (compostos fenólicos, clorexidina, halogênios, álcoois, peróxidos, óxido de etileno, formaldeído, glutaraldeído e ácido peracético).

Tipos de desinfecção

  • 1) Desinfecção de alto nível.
  • 2) Desinfecção de nível intermediário.
  • 3) Desinfecção de baixo nível.
  • 2) Desinfecção química.

A principal diferença entre assepsia e antissepsia está no fato desta última se tratar da desinfecção de um local, enquanto a primeira trata da higienização preventiva. Ambos os termos costumam ser confundidos e, embora estejam relacionados, cada um possui um significado distinto.

Qual o papel do expurgo na CME? O expurgo é uma das etapas da Central de Materiais e Esterilização. Inclusive, é nele que todo o processo de higienização começa, contribuindo para que seja feito com qualidade. O expurgo CME é um equipamento normalmente confeccionado em aço inox.

Controle do processo de esterilização: Monitoramento físico, químico e biológico.

Esterilização por Autoclave – Calor
Esse equipamento é uma câmara de pressão de isolamento em que o vapor é usado para elevar a temperatura. Autoclaves geralmente operam a uma temperatura de 121° C e a sua eficácia depende do tempo, da temperatura, da pressão e do vapor em contato direto com o material.

As principais diferenças entre esses dois métodos de esterilização, é que a estufa atua por meio de calor seco, já a autoclave envolve calor, pressão e umidade.

O papel grau cirúrgico é a embalagem mais utilizada no momento para esterilização em autoclaves. Há muitas opções de tamanho, no caso de envelopes e de largura, no caso de rolos (tubulares, bobinas).

Indicadores biológicos são produtos desenvolvidos para fazer parte dos procedimentos de boas práticas exigidos e protocolados pela ANVISA, sua utilização é necessária para o monitoramento do processo de esterilização.

O Indicador Biológico possibilita a verificação rotineira da eficiência do processo de esterilização pelo vapor sob pressão. Permite a fácil visualização do resultado possibilitando a avaliação do funcionamento das autoclaves.

CONCLUSÃO Os principais indicadores são aqueles que avaliam limpeza de materiais, preparo e acondicionamento dos materiais e esterilização, guarda e distribuição de materiais, seguindo adequação de estrutura física do setor, processo de trabalho e instrumento de controle de qualidade.