Quais são os sintomas de confusão mental?

Perguntado por: eperalta2 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

A confusão mental – ou névoa mental – não é uma reconhecida como uma doença. Porém, é muito comum, especialmente em períodos de tensão e estresse como o cenário proporcionado pela pandemia do novo coronavírus. Desse modo, os sintomas podem incluir: problemas de memória, falta de clareza e dificuldades em se concentrar.

Tenha boas noites de sono
Uma das causas comuns da confusão mental tem relação com os problemas de sono. O bom funcionamento do corpo depende das horas de sono, pois é durante esse período que o organismo exerce as suas principais funções restauradoras, como combater as toxinas.

É sabido que sedativos, ansiolíticos, antidepressivos ou antipsicóticos são remédios que mais podem causar confusão mental. Vale a pena reforçar que o uso de medicamentos deve ser prescrito por um médico para melhor resolução dos problemas.

Infecção urinária e hipoglicemia podem provocar confusão mental.

A sensação de cabeça pesada é um desconforto relativamente comum, que normalmente surge devido a episódios de sinusite, pressão baixa, hipoglicemia ou após ingestão de grandes quantidades de bebidas alcoólicas, por exemplo.

Tontura neurológica ou desequilíbrio
A tontura neurológica, ou 'nas pernas', está relacionada a alterações na visão, doenças no Sistema Nervoso, traumas na cabeça, enxaquecas, diabetes (por conta da neuropatia diabética) e uso prolongado de alguns medicamentos, como antidepressivos.

Classes de antibióticos: Penicilinas, sulfonamidas, fluoroquinolonas e macrolídeos; Quadro clínico: Inicio do quadro em poucos dias após primeira dose. Principal sintoma é a psicose, em poucos casos ocorrem crises convulsivas.

Pacientes confusos são incapazes de pensar com velocidade normal, clarezaou coerência. Confusão é tipicamente associada com um sensório deprimido e uma reduzida capacidade de atenção. Suspeita Clínica: O diagnóstico parte da suspeita do quadro de desorientação.

Quando muitos pensamentos, sentimentos e sensações físicas se juntam desencadeiam a confusão emocional, que pode apresentar-se como paralisia emocional, crises de choro, dores diversas pelo corpo, pensamentos obsessivos, paranoias.

Essa confusão mental pode ser definida como uma dificuldade que alguém tem em pensar com total percepção e clareza exigidos para o momento. Muitas vezes, não sabemos lidar com isso, e acabamos interferindo e prejudicando nossa rotina.

Isso porque a circulação fica prejudicada, levando à falta de oxigenação no cérebro.

A cefaleia secundária é um sintoma que pode estar presente em variados quadros clínicos como, por exemplo, infecções bacterianas e virais (sinusite, meningite, encefalite, gripes e resfriados, entre outras) fibromialgia, aneurismas e tumores cerebrais, acidente vascular encefálico, hipóxia cerebral, lesões cranianas, ...

A confusão mental traduz-se na alteração de funções cerebrais que provocam lapsos de memória, dificuldade de concentração e desorientação. Mais do que um estado, trata-se de um sintoma que pode ter as mais diversas causas.

Quais são os sintomas mais comuns de encefalite?

  • Confusão mental;
  • Agitação;
  • Fraqueza ou até paralisia muscular;
  • Desmaios;
  • Convulsões;
  • Rigidez das costas e do pescoço;
  • Perda de memória;
  • Sensibilidade exacerbada à luz.

Sintomas de infecção urinária

  • Necessidade urgente de urinar com frequência;
  • Escassa eliminação de urina em cada micção;
  • Ardor ao urinar;
  • Dores na bexiga, nas costas e no baixo ventre;
  • Febre;
  • Sangue na urina nos casos mais graves.