O que afeta a saúde mental no trabalho?

Perguntado por: dporto . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.7 / 5 7 votos

A organização do trabalho, a submissão a chefias autoritárias, a falta de comunicação entre as pessoas, o aumento no ritmo de trabalho e a exigência crescente de produtividade também são fatores que podem afetar a saúde dos trabalhadores.

Segundo a OMS, as jornadas de trabalho acima de 55 horas semanais podem aumentar em 17% as chances de ataque cardíacos e de 35% o risco de mortes por AVC nos funcionários.

Síndrome de Burnout
Segundo o Ministério da Saúde, a síndrome é um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante. Traduzindo do inglês, "burn" quer dizer queima e "out" exterior.

A ineficiência ou a ausência de programas governamentais para essa área é um dos maiores desafios a serem vencidos. Somado a isso, há também o preconceito em relação ao estigma que prevalece desde os séculos passados em relação ao perfil dos pacientes psiquiátricos.

Confira 7 dicas de como cuidar da saúde mental!

  1. Adote uma alimentação saudável. ...
  2. Faça uma terapia com profissional. ...
  3. Invista na qualidade do seu sono. ...
  4. Pratique exercícios físicos. ...
  5. Saiba escolher com quem se relaciona. ...
  6. Pratique o amor-próprio. ...
  7. Tenha um tempo para meditar.

Uma pessoa que está emocionalmente desequilibrada apresenta alterações de humor constantes e perdem o controle mesmo diante de situações rotineiras. O desequilíbrio emocional é caracterizado pelas alterações de humor e facilidade em “sair do eixo” diante de acontecimentos negativos e imprevistos.

Aparência descuidada. Cuide de sua aparência, pois ela conta pontos para o sucesso de sua carreira. Isso inclui roupas bem cuidadas, adequadas ao perfil da empresa, postura correta ao sentar e falar baixo.

A lista de motivos levam à insatisfação no trabalho pode ser longa. Entre os itens mais comuns estão: atritos entre pessoas com pensamentos diferentes, falta de valorização, ausência de diálogo com a chefia, poucas perspectivas de crescimento etc.

“Essa doença é marcada pela inércia do indivíduo, pela ausência de motivação e disfuncionalidade. Apesar de frequente, o preconceito, a falta de apoio e o medo de julgamentos ainda dificultam a busca por tratamentos adequados.”

O que fazer para não se afetar psicologicamente

  1. Seja positivo. Afaste-se de pessoas negativas que só reclamam e fazem intrigas. ...
  2. Reconheça os ganhos. ...
  3. Planeje sua carreira. ...
  4. Desligue-se. ...
  5. Dê feedbacks positivos. ...
  6. Desenvolva Inteligência Emocional.

Ele gera aumento da pressão sanguínea e dos batimentos cardíacos. Também pode causar problemas no sono, como insônias, insatisfação com a empresa, desmotivação, queda da qualidade de vida e da produtividade. Além disso, ele pode provocar doenças mais sérias, como a depressão e ansiedade.

Insatisfação com o chefe, jornadas de trabalho muito exaustivas, cobranças acima do normal, metas inalcançáveis, competitividade entre profissionais, incerteza quanto ao futuro e a carreira, salários absurdos, entre outros fatores.

Saúde mental é um conceito que engloba desde transtornos como dislexia, autismo, síndrome de Down, demência senil, depressão, até distúrbios psicológicos e de comportamento (ansiedade e estresse, por exemplo) diretamente relacionados com as condições de vida impostas pela sociedade atual.

Portanto, é essencial observar qualquer sinal de que sua saúde mental não anda bem.

  1. Isolamento. Isolar-se de todos, evitar sair com amigos ou participar de atividades sociais não é um bom sinal. ...
  2. Problemas com o pensamento. ...
  3. Problemas com o sono. ...
  4. Mudanças de apetite. ...
  5. Comportamento incomum.

Problemas de saúde mental mais frequentes

  • Ansiedade.
  • Mal-estar psicológico ou stress continuado.
  • Depressão.
  • Dependência de álcool e outras drogas.
  • Perturbações psicóticas, como a esquizofrenia.
  • Atraso mental.
  • Demências.

A doença mental é tratável. A maioria dos indivíduos com doença mental continua a funcionar em suas vidas diárias. A saúde mental é a base para emoções, pensamento, comunicação, aprendizagem, resiliência e autoestima.

O esgotamento psicológico é a sensação de exaustão mental e física. Muitas vezes, as pessoas acreditam ser capazes de ultrapassar o limite do corpo e da mente e gerir as consequências de forma emocionalmente saudável ao mesmo tempo.

O mal-estar emocional é marcado pela presença de sentimentos subjetivos que variam em intensidade. Podem ocorrer sentimentos variados, tais como tristeza, vulnerabilidade, medo, insegurança, confusão e preocupação ou sintomas mais severos como a ansiedade, a depressão, a raiva, o isolamento social e a desesperança(2).

As doenças emocionais, apesar de seu caráter de manifestação física (no corpo), também podem apresentar sintomas psicológicos, que podem incluir ansiedade, irritabilidade, impaciência, fadiga, cansaço, tristeza, perda de prazer e falta de interesse em atividades diárias.