Quais são os sintomas de problemas na próstata?

Perguntado por: amatias6 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.7 / 5 7 votos

Sangue na urina ou no sêmen; Dor ou queimação ao urinar ou ejacular; Dor ou rigidez frequente na parte inferior das costas, nos quadris, na área pélvica ou retal ou na parte superior das coxas; Jato urinário fraco ou gotejamento de urina.

— Se há na sua família alguém que tenha tido câncer de próstata, você deve começar o preventivo mais cedo, a partir dos 45 anos. Se não tem nenhum histórico na família, aí, sim, você pode começar aos 50 anos.

Não existe nenhuma comprovação científica dizendo que os remédios naturais para próstata tenham alguma eficácia. Aliás, a American Urological Association não recomenda nenhuma terapia à base de ervas para o controle da hiperplasia prostática benigna (HPB).

De acordo com o Hospital Israelita Albert Einstein, na maioria das vezes, a inflamação da próstata ocorre como consequência da infecção por bactérias que são encontradas no sistema urinário ou no intestino grosso. É o caso da Echerichia coli, considerada um dos agentes bacterianos mais frequentes dessa condição.

Miguel Srougi – Existem três fatores de risco que levam ao crescimento benigno da próstata: história familiar, pele negra e ingestão de gorduras. Quem tem pai ou irmão com hiperplasia, apresenta três vezes mais possibilidade de desenvolver o problema do quem não tem.

A prostatite é uma condição benigna e que não aumenta o risco de desenvolvimento de câncer de próstata. Porém, se não for tratada a tempo, a prostatite bacteriana aguda pode causar um abscesso, que geralmente requer uma drenagem cirúrgica.

O câncer de próstata em estágio inicial, geralmente, não provoca sintomas; em estágio avançado, pode causar alguns, como: Micção freqüente. Fluxo urinário fraco ou interrompido. Vontade de urinar frequentemente à noite (nictúria).

Os sintomas iniciais do câncer de próstata não são perceptíveis. Porém, quando a doença já está em estágio mais avançado, é possível notar alguns sintomas locais, já que a presença do câncer influencia no tamanho da glândula e causa problemas principalmente na hora de urinar.

Prostatite Bacteriana Crônica
Muitas vezes não apresenta sintomas, mas quando eles estão presentes, costumam ser semelhantes ao da Hiperplasia Prostática Benigna, provocando o aumento do PSA, o que pode ser confundido com o Câncer de Próstata.

O exame phi está disponível em alguns laboratórios brasileiros e custa cerca de R$ 700.

PSA Total - R$25,00 - Labi Exames.

Consiste na introdução do dedo indicador do médico especialista, protegido por luva de látex e lubrificado, no ânus do paciente. É um exame rápido e indolor capaz de detectar complicações como coloproctologista, fissura anal, hemorróidas ou nódulos.

Normalmente os remédios mais prescritos para hiperplasia benigna da próstata são a Finasterida, Mesilato de Doxazosina e Tansulosina, alguns nomes de medicamentos comerciais são o Duomo®, Prostaflux®, Prós HP®, Finalop®, Propecia®, Tasulil®, Stub®, Combodart®, Tamsulon®, Secotex®.

A fruta não apenas possui um alto teor de antioxidantes, que são essenciais para combater os radicais livres que podem danificar as células, mas também possui grandes quantidades de vitamina K, magnésio e fósforo – todos essenciais para manter uma próstata saudável.

Não existe nenhuma relação entre o tratamento da próstata aumentada e o ganho de peso.