Quais são os sintomas de quem tem nódulo?

Perguntado por: iximenes . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Já os nódulos de maior tamanho tem maior probabilidade de ocasionarem alguns sintomas, como:

  • Sensação de caroços ou aperto no pescoço;
  • Dor na parte da frente do pescoço e/ou nos ouvidos;
  • Rouquidão ou mudança no timbre da voz;
  • Dificuldade para respirar e engolir;
  • Tosse incessante, que não seja proveniente de uma gripe.

Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos. Por esse motivo, é importante que qualquer nova massa, nódulo ou alteração na mama seja examinada por um médico.

Devemos ficar atentos, entretanto, se houver rápido crescimento do nódulo, surgimento de rouquidão persistente, mudança no timbre da voz e dificuldade para deglutir. Esses sintomas podem estar relacionados com nódulos malignos.

Nódulos mamários são muito comuns e 70% a 75% deles são benignos, isto é, não são câncer, especialmente em mulheres jovens. Muitos podem ser os motivos para a formação dos nódulos, tanto razões benignas quanto malignas. Veja, no próximo item, quais são as principais causas.

A Ablação por Radiofrequência também é possível para o tratamento dos nódulos autônomos que produzem em excesso os hormônios tireoidianos causando o hipertireoidismo, conhecida como Doença de Plummer.

A dor em geral não se relaciona com o fato de o nódulo ser benigno ou maligno. Seu Mastologista deve avaliar sua história clínica e as características do nódulo para verificar se existe ou não necessidade de biópsia do nódulo, não deixe de agendar sua avaliação!

Mas, quando o nódulo maligno começa a provocar dor, é um indicativo de que o câncer está em estágio avançado. Por isso, é importante ficar atento aos demais sinais de que o nódulo na mama pode ser maligno, além da dor, como os citados no tópico acima. Também é fundamental ir em busca de atendimento médico.

Se um nódulo benigno crescer muito, pode virar maligno? A velocidade de crescimento rápida indica suspeita para malignidade. Se um nódulo cresce, mas em um tempo prolongado, a suspeita para malignidade é menor.

Em geral, são dores leves, com pequenos desconfortos em ambas as mamas, causadas por variações hormonais da mulher em período fértil. Ocorrem na segunda metade do ciclo, agravam-se dias antes da menstruação e desaparecem quando a mulher menstrua. Quando esta dor é de intensidade maior, é chamada de mastalgia cíclica.

Mesmo com todas as outras características similares, como forma e tamanho, seu interior é oco e pode ser preenchido parcialmente por algum líquido, como sangue e outros fluidos. Pode ocorrer em qualquer região do corpo e é bastante comum no tecido mamário.

Em um primeiro momento, descobrir um ou mais cistos na mama preocupa, principalmente porque eles costumam ser usados como sinônimos para os nódulos. Porém, os cistos são lesões menos perigosas que o popular caroço no seio.

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

Nódulos são lesões sólidas maiores que 1 centímetro de diâmetro. Sente-se um nódulo pela palpação, podendo se desenvolver na pele ou tecido conjuntivo, em diferentes órgãos no corpo. Por exemplo nódulos na tireoide ou nódulos na mama.

Um nódulo mamário benigno pode ou não desaparecer e não há um tempo específico para que isso aconteça. Depende de vários fatores como o tamanho do nódulo, da idade da paciente, se já entrou em menopausa ou não, entre outros..

Nódulos benignos na mama doem? Normalmente, os nódulos benignos na mama doem ou causam algum desconforto por causa da presença de infecção e até mesmo abscesso. A Dra. Flávia explica: “Outros incômodos estão associados ao período pré-menstrual e à prática de exercícios físicos que sobrecarreguem o peitoral.

Não existe um limite que defina quando os nódulos da tireoide serão considerados grandes ou pequenos. Na prática clínica, nódulos que passem de 2,0cm ou quando surgem múltiplos nódulos que podem se somar em tamanho, podemos dizer que estamos lidando com nódulos grandes.

Esse tipo de nódulo é bastante rígido, espesso e compacto, possui um formato irregular e não costuma causar dor. É importante lembrar que quando menores que 2,0 cm, os nódulos malignos têm mais de 95 por cento de chance de cura, e geralmente não são palpáveis pelas pacientes.

Apesar de não necessariamente representar a presença de um câncer de mama, o nódulo não é uma manifestação normal. Isso quer dizer que é bom manter-se atenta e saber como agir caso encontre algo durante o autoexame.

Entretanto, para que uma neoplasia se forme, é preciso que o DNA sofra mais de uma alteração e que alguns mecanismos de controle celular falhem. Todo esse processo pode levar semanas, meses ou até mesmo anos.

Ao notar o aparecimento de caroços na pele sem explicação aparente, o recomendado é procurar ajuda médica de um dermatologista.

Os nódulos são geralmente assintomáticos, isto é, não apresentam sintomas, a não ser nos casos em que são grandes, visíveis ou palpáveis, situação que pode causar dificuldade para se engolir. Quando os nódulos produzem hormônios, isto normalmente denota sintoma de hipertireoidismo.