Qual é a diferença entre nódulo e tumor?

Perguntado por: umuniz . Última atualização: 5 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

Se for possível notar a protuberância que provocam, recebem o nome de tumores, neste caso ainda possuem diâmetros maiores de 3 cm. São considerados nódulos quando menores que isso.

Um nódulo sólido, indolor e com bordas irregulares é muito provável que seja um tumor maligno, mas os cânceres de mama podem ser sensíveis ao toque, macios ou redondos. Eles podem até ser dolorosos. Por esse motivo, é importante que qualquer nova massa, nódulo ou alteração na mama seja examinada por um médico.

Nódulos são lesões sólidas maiores que 1 centímetro de diâmetro. Sente-se um nódulo pela palpação, podendo se desenvolver na pele ou tecido conjuntivo, em diferentes órgãos no corpo. Por exemplo nódulos na tireoide ou nódulos na mama.

O nódulo na tireoide é mais preocupante quando caracterizado por nódulos com bordas irregulares, pacientes com alterações na voz, pacientes com nódulos que já possuem casos de câncer na família e pacientes que já foram submetidos a sessões de radioterapia, principalmente na região da cabeça e do pescoço.

Mesmo com todas as outras características similares, como forma e tamanho, seu interior é oco e pode ser preenchido parcialmente por algum líquido, como sangue e outros fluidos. Pode ocorrer em qualquer região do corpo e é bastante comum no tecido mamário.

Os nódulos benignos na mama doem? De modo geral, os nódulos benignos na mama podem, sim, doer ou causar desconforto. Isso acontece por causa de infecções, por exemplo, como a presença de um abscesso. Além disso, podem estar associados a sintomas de período pré-menstrual ou à realização de atividades físicas intensas.

Características de nódulo maligno
Caroço irregular no seio; Caroço duro como uma pequena pedra; Alterações na pele da mama, como aumento da espessura ou alteração da cor; Um seio parece muito maior que o outro.

Nódulos mamários
Normalmente os do tipo benigno são comuns nas mulheres e podem ser percebidos por terem formato simétrico. Já um nódulo maligno é irregular e o formato se assemelha ao de uma estrela.

Um nódulo maligno costuma ser duro, de formato irregular e bem aderido aos planos profundos. A presença de gânglios na axila, alterações no mamilo, secreção sanguinolenta e alterações na textura da pele na mama também são sinais de alerta que podem indicar câncer de mama.

De acordo com a oncologista, mesmo um nódulo benigno pode trazer complicações, como o crescimento e a compressão de órgãos vizinhos.

É normal nódulo na mama doer? Em geral, a maioria dos nódulos benignos na mama provocam dor ou desconforto, pois costumam ser causados por algum tipo de inflamação ou infecção no seio, ou até mesmo pela presença de pus no local (abcesso). Porém, nódulos na mama doloridos também podem ser um alerta para câncer de mama.

Nódulos confirmados através da PAAF (punção para coleta de células do nódulo da tireóide) que são benignos só tem indicação quando os mesmos assumem um tamanho maior que 4cm.

Não existe um limite que defina quando os nódulos da tireoide serão considerados grandes ou pequenos. Na prática clínica, nódulos que passem de 2,0cm ou quando surgem múltiplos nódulos que podem se somar em tamanho, podemos dizer que estamos lidando com nódulos grandes.

Entretanto, para que uma neoplasia se forme, é preciso que o DNA sofra mais de uma alteração e que alguns mecanismos de controle celular falhem. Todo esse processo pode levar semanas, meses ou até mesmo anos.

Esse tipo de nódulo é bastante rígido, espesso e compacto, possui um formato irregular e não costuma causar dor. É importante lembrar que quando menores que 2,0 cm, os nódulos malignos têm mais de 95 por cento de chance de cura, e geralmente não são palpáveis pelas pacientes.

Olá. Quando possuímos o diagnóstico de fibroadenoma de um nódulo mamário, os riscos dessa alteração representar uma doença é baixo. Geralmente nódulos grandes, superiores a 3 cm ou nódulos que evoluem com crescimento, são nódulos que precisam de uma atenção especial e avaliação de retirada cirúrgica.

A Ablação por Radiofrequência também é possível para o tratamento dos nódulos autônomos que produzem em excesso os hormônios tireoidianos causando o hipertireoidismo, conhecida como Doença de Plummer.

Qual a diferença entre cisto e nódulo? Cisto é toda lesão com conteúdo líquido no rim ou em qualquer outro órgão do corpo. Já os nódulos são sólidos, vascularizados, podem crescer mais rapidamente e costumam ter maior probabilidade de serem malignos.

Independentemente do local onde um caroço apareça, não deixe de consultar seu médico e relatar caso haja sintomas associados.

Quando é indicado realizar a exérese de nódulo de mama? Em alguns casos de nódulos benignos na mama são necessários apenas o acompanhamento médico. A exérese de nódulo de mama geralmente é indicada para a retirada de fibroadenomas (nódulos benignos) maiores, que causam desconforto ou deformam a aparência da mama.