Quais são os tipos de agachamento?

Perguntado por: imodesto . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

8 tipos de agachamento

  1. Agachamento básico ou livre. ...
  2. Agachamento estreito. ...
  3. Agachamento com salto. ...
  4. Agachamento sumô ...
  5. Agachamento com Smith. ...
  6. Agachamento com pesos. ...
  7. Afundo. ...
  8. Agachamento búlgaro.

Agachar melhora a mobilidade
Os movimentos de força, como agachamento, fortalecem articulações, tendões e ligamentos. Isso pode ajudar a preservar a mobilidade do corpo e prevenir problemas a longo prazo.

Existem vários agachamentos desenvolvidos hoje em dia, mas nada o impede de praticar mais de um tipo. A presença de duas ou mais variações desse exercício deixa o treino ainda mais completo. E associe esse treinamento a uma boa alimentação e perceba os resultados! Gostou das dicas?

“O agachamento sumô é um exercício que recruta de maneira bastante eficaz os músculos da parte de trás da coxa e também glúteos. Pode ser uma opção muito boa no treino de membros inferiores”.

O stiff é um exercício multiarticular (ou seja, que envolve mais de uma articulação e grupo muscular) aliado para trabalhar o core, além do posterior (parte de trás) de coxas e o bumbum.

Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.

Por isso, se você quer que seu bumbum cresça, precisa fazer os exercícios que mais trabalham a região. São eles: Agachamento Unilateral (afundo/avanço), de preferência com um step para aumentar a amplitude do movimento; Agachamento Profundo; Stiff; Leg Press; Levantamento Terra.

Sobretudo no agachamento, o que muda é simplesmente a base. Pernas abertas na largura do quadril favorecem a execução de um movimento mais completo, com maior amplitude. Já pernas afastadas ajudam a aumentar a área de contato com o chão, permitindo suportar cargas maiores.

A personal trainer argumentou que fazer agachamento diariamente aumenta a força e a potência dos glúteos, posteriores das coxas e quadríceps, proporcionando uma maior definição para as pernas e para o bumbum, melhorando assim, a mobilidade dos quadris e dos tornozelos, além de fortalecer e tonificar o core.

A dor muscular pós-treino acontece pelo acúmulo do ácido lático nos músculos e, geralmente, aparece logo após o exercício. Mas esta não é a única razão, já que a dor muscular pós-treino que demora mais a aparecer pode estar associada a micro lesões nos músculos.

Além de fortalecer coxa, panturrilha e glúteos, melhorando a mobilidade (alô, qualidade de vida!), também ajuda a tonificar e modelar a região para quem não dispensa o resultado estético.

Como engrossar as pernas: 6 treinos sensacionais

  1. 1- Agachamento. O agachamento, exercício que pode ser feito com ou sem a utilização de pesos, trabalha os glúteos, os músculos da parte posterior da coxa, quadríceps. ...
  2. 2- Stiff. ...
  3. 3- Afundo. ...
  4. 4- Flexão plantar. ...
  5. Sumô + afundo. ...
  6. Afundo com salto.

O agachamento sumô tem como principal diferença o distanciamento da posição dos pés da linha do quadril, diferente do tradicional, onde os pés ficam mais próximos da linha do quadril. Isso permite mais conforto para quem faz o agachamento, em especial para quem tem encurtamentos musculares nos membros inferiores.

O stiff é uma ótima opção de exercício para quem quer trabalhar glúteos e pernas. Além disso, também ajuda a fortalecer os músculos da parte posterior do tronco, que são responsáveis por mantê-lo reto e os músculos isquiotibiais.

Conhecido erroneamente como "agachamento terra", o levantamento terra requer atenção à postura para garantir o resultado esperado e trabalhar corretamente as musculaturas anterior da coxa e da cadeia posterior. Erros, como arredondar as costas durante o movimento, vão forçar a região lombar e prejudicar a performance.