Qual a melhor barra para fazer agachamento?

Perguntado por: uhilario . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

É a mais comum na musculação e serve para trabalhar variados grupos musculares. Por exemplo: peitoral (supino), pernas (agachamento) e bicípites ( curl ). O tamanho e o peso desta barra variam.

Como resultado, o agachamento búlgaro apresentou a melhor performance como exercício para os glúteos, seguido do stiff e, por último, o agachamento tradicional. Ainda mostrou ser o mais recomendado para ativação do músculo posterior da coxa.

De acordo com Bianca Pichirilli, educadora física da Vitat, todo agachamento é benéfico. Não existe um “melhor” que o outro. “O melhor sempre será o que você faz com uma qualidade de movimento, ou seja, com melhor amplitude.

Peso da barra 6kg
A barra (sem carga adicional) possui 6kg.

A seguir estão as mais comuns que você vai encontrar em quase todas as academias. As que os homens chamam de Barras de Levantamento de Peso Olímpico, usadas nas competições padrão masculinas de levantamento de peso, pesam 20 kg, ou 45 lb. Enquanto que a versão feminina pesa 15 kg ou 33 lb.

O leg-press é uma boa alternativa para o agachamento. Não significa que é melhor, nem que você deve fazer apenas um ou outro. O ponto é que, apesar do agachamento ser um dos melhores exercícios que existem, é um movimento complexo, que exige técnica impecável, experiência e um bom nível de desenvolvimento físico.

Enquanto o agachamento com barra livre ativa um número maior de fibras musculares e depende de mais músculos secundários para apoio, a máquina Smith é melhor para trabalhar músculos específicos, particularmente os isquiotibiais e os glúteos.

O stiff é um exercício multiarticular (ou seja, que envolve mais de uma articulação e grupo muscular) aliado para trabalhar o core, além do posterior (parte de trás) de coxas e o bumbum.

O agachamento livre é responsável pela hipertrofia dos músculos da região. Já o agachamento sumô, além de trabalhar o bumbum, também atua na parte interna das coxas. Monte o seu treino! Outro agachamento que aumenta o bumbum é o agachamento hack, já que o exercício trabalha variadas articulações e músculos das pernas.

Além de fortalecer coxa, panturrilha e glúteos, melhorando a mobilidade (alô, qualidade de vida!), também ajuda a tonificar e modelar a região para quem não dispensa o resultado estético.

Benefícios do agachamento com barra
Este é um exercício que envolve grandes músculos, o que promove um grande dispêndio calórico, ajudando a manter o défice calórico que tanto precisas para emagrecer. Mas não são só os músculos dos membros inferiores que são exercitados.

Coxa, bumbum (glúteo médio e máximo), posterior da coxa, lombar e abdômen são algumas das regiões beneficiadas - de uma só vez - com esse movimento!

A barra fixa é um exercício completo. Trabalha os músculos do braço (bíceps braquial), do antebraço, abdômen, dorsal, latíssimos do dorso e trapézio, e articulações como ombros, cotovelos, punhos e quadril.

Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.

Dessa maneira, assim como outros exercícios, é recomendado que os agachamentos sejam feitos até três vezes por semana. Ademais, prefira realizá-los em dias intercalados para que os músculos possam se reconstruir.

7Agachamento com halter
Dê um passo à frente e faça um afundo, com o seu pé esquerdo na frente do direito (A). Lentamente abaixe o seu corpo o máximo que conseguir. Fique nessa posição por alguns segundos e depois volte à posição inicial o mais rápido que conseguir (B). Troque as pernas e repita.

No agachamento, a recomendação mais comum para quem quer usar cargas cada vez maiores ou fazer mais reps a cada sessão é fazer o exercício com maior frequência ou aumentar o volume (número de séries) a cada sessão.

1- Agachamento

  • Atleta intermediário: carga equivalente ao peso corporal.
  • Atleta avançado: 1,5 vez o peso corporal.
  • Super-herói: 2,5 vezes o peso corporal.