Quais são os tipos de aula?

Perguntado por: emonteiro . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 16 votos

Entre os tipos de aula mais conhecidos, temos o colóquio, o seminário, a aula expositiva, a aula dialógica, a aula magistral, a aula demonstrativa e a aula prática. Há diversos tipos de estratégias que um professor pode usar em sala de aula para levar adiante seu trabalho.

Aula dialogada (dialógica): a aula expositiva dialogada, também chamada dialógica, é um tipo de aula onde o professor quebrará a postura passiva dos seus alunos, por meio da introdução de questionamentos a serem respondidos pelos alunos, dinamizando a actividade em sala de aula.

Especial Métodos Pedagógicos

  • Método Montessori privilegia autonomia dos alunos. ...
  • Método Waldorf se orienta por ciclos de sete anos. ...
  • Pedagogia Freinet vê aluno como protagonista. ...
  • Método Tradicional sistematiza a transmissão do conhecimento. ...
  • Método construtivista foca na construção do conhecimento.

O que é uma metodologia de ensino
Em outras palavras, a metodologia de ensino compreende todas as ferramentas que os educadores utilizam para transmitir os seus conhecimentos aos alunos. Cada professor utiliza um método para tal, em busca da melhor forma de motivar crianças e jovens, direcionando-os ao aprendizado.

A aula expositiva é um modelo de aula criticado por muitos teóricos que as concebem como um modo arcaico de ensino, onde eles a veem apenas como uma forma de transmissão do conteúdo pelo professor e onde os alunos se tornam apenas sujeitos passivos da interação.

São modalidades de ensino, segundo a LDB: Educação de Jovens e Adultos, a Educação Profissional e a Educação Especial. Dessa forma, por exemplo, a educação de jovens e adultos pode ser ofertada como ensino fundamental ou médio.

Qual é o significado da sala de aula interativa? O significado da sala de aula interativa é a possibilidade de melhorar a educação através de tecnologias que dão mais autonomia aos alunos, melhorando a comunicação entre estudantes e professores, e aproximam os aprendizes da turma.

Já a aula expositiva, caracteriza-se pela exposição oral/escrita do conteúdo pelo professor, sem levar em conta conhecimento prévio dos estudantes, e espaço para questionamentos. Nesta estratégia o foco é o professor, e o aluno é agente passivo, que recebe as informações transmitidas pelo professor.

Na Sala de Aula Invertida tem-se uma mudança na forma tradicional de ensinar. O conteúdo passa a ser estudado em casa e as atividades, realizadas em sala de aula. Com isso, o estudante deixa para trás aquela postura passiva de ouvinte e assume o papel de protagonista do seu aprendizado.

Escolas brasileiras se dividem principalmente entre sete linhas pedagógicas

  • Comportamentalista. A pedagogia comportamentalista tem como objetivo moldar o aluno conforme as necessidades sociais, fazendo com que ele adquira comportamentos desejados. ...
  • Construtivista. ...
  • Democrática. ...
  • Freiriana. ...
  • Montessoriana. ...
  • Tradicional. ...
  • Waldorf.

O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.

Como dar uma aula divertida? 6 dicas

  1. Conecte o conteúdo com as experiências de vida dos alunos. ...
  2. Use músicas e filmes como recursos educacionais. ...
  3. Saiba incorporar memes no processo de aprendizagem. ...
  4. Use plataformas dinâmicas para se comunicar com a turma. ...
  5. Dê protagonismo aos alunos. ...
  6. Aposte na gamificação.

À disciplina de Metodologia, por abordar diferentes metodologias de ensino associadas as tendências metodológicas em Matemática. Enquanto à Didática, atribuem importância ao como o professor deve agir em sala de aula, a sua prática atrelada as técnicas de ensinar.

Alguns exemplos de metodologia que podem ser usadas são:

  • Aula expositiva;
  • Solução de problemas;
  • Gamificação;
  • Estudo de caso;
  • Exercícios práticos, entre outros.

De acordo com a LDB Nº 9394/96, a educação brasileira está composta por dois níveis e sete modalidades de ensino.

Significado de modalidade
Aparência, forma ou aspecto que algo pode possuir; tipo: modalidade de licitação, de ensino à distância, de dança.

A educação básica é formada por três etapas – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação superior, por sua vez, abrange os cursos sequenciais, de graduação, de pós-graduação e de extensão.

A aula dialógica é aquela em que o professor conversa com o aluno fazendo indagações, para que o próprio aluno possa dar as respostas necessárias para que os conceitos se interliguem e proporcione a aprendizagem.

Uma das alternativas é aliar teoria à prática, pois durante a aula teórica o professor consegue ministrar a base do conteúdo, e, na aula prática, ele faz com que o aluno vivencie o que aprendeu se inserindo no contexto biológico.

Trata-se de um discurso que convoca a participação do grupo sem, contudo, deixar de exercer o controle dos processos de ensino-aprendizagem, visto que o lugar social que a professora ocupa lhe autoriza a agir dessa forma, o que implica em pensar a relação professor-aluno como uma relação fundamentalmente assimétrica.