Quais são os tipos de barbarismo?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

O barbarismo pode ser proposital ou acidental. O barbarismo proposital é visto como uma figura de linguagem. Contudo, o barbarismo acidental é visto como um vício de linguagem, pois não está de acordo com as normas da gramática.

4- Barbarismo semântico ou de significado
A semântica é o uso dos significados na língua portuguesa. Por isso, o barbarismo semântico é quando o sentido das palavras e da interpretação das sentenças se diferenciam, causando falha grave na comunicação.

Podem ser assim classificados: ambiguidade, barbarismo, cacofonia, estrangeirismo, hiato, colisão, eco, pleonasmo, solecismo, preciosismo, plebeísmo, arcaísmo e parequema.

Significado de Barbarismo
substantivo masculino Estado ou condição de bárbaro. Ato praticado por bárbaros. Gramática Vício que consiste em empregar palavras estrangeiras como nacionais ou com sentido que não lhes pertence.

Continuando os estudos sobre os vícios de linguagem, nesta videoaula abordaremos o barbarismo, que corresponde a desvios em níveis fonéticos, morfológicos e semânticos, e o solecismo, em nível sintático.

O barbarismo é considerado um vício de linguagem que consiste no emprego incorreto de uma palavra ou expressão. Geralmente acontece sem que seja percebido.

Os vícios de linguagem são desvios não intencionais da norma-padrão da língua, gerando problemas de entendimento do enunciado ou ruídos na comunicação.
...
Exemplos:

  • “Sair para fora”
  • “Entrar para dentro”
  • “Descer para baixo”
  • “Subir para cima”
  • Ambiguidade.

Como eliminar os vícios de linguagem

  1. Conheça a sua fala.
  2. Seja simples.
  3. Não ceda a estrangeirismos.
  4. Tome cuidado com jargões técnicos.
  5. Estude para não cair nos vícios de linguagem.
  • Semântica: Denotação e Conotação.
  • Semântica: Sinonímia e Antonímia.
  • Semântica: Hiperônimo e Hiponímia.
  • Semântica: Paronímia e Homonímia.
  • Semântica: Polissemia e Ambiguidade.

Campo semântico de Breve: Curto, abreviado, pouca duração e etc… Campo semântico de Morte: Bater as botas, falecer, apagar e etc… Campo semântico de Brincadeira: Distração, passatempo, divertimento e etc… Campo semântico de Natureza: Meio ambiente, essência, ser e etc…

Assim, as principais figuras semânticas da língua portuguesa são:

  • metáfora;
  • comparação;
  • metonímia;
  • catacrese;
  • sinestesia;
  • perífrase; e.
  • antonomásia.

Quais os tipos dos vícios de linguagem?

  1. Arcaísmo. O arcaísmo diz respeito às palavras antigas e em desuso, que não fazem mais parte do vocabulário da Língua Portuguesa. ...
  2. Barbarismo. ...
  3. Solecismo. ...
  4. Neologismo. ...
  5. Pleonasmo.

Para evitar o gerundismo é fundamental que saibamos a forma correta de empregar o gerúndio nas frases. Simplificar a frase é sempre a melhor saída. Outra dica boa é a leitura de livros que podem ajudar bastante na formação correta das frases. Esse sim é um vício bom, o da leitura.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

Há quem condene incondicionalmente o pleonasmo, o que não está certo. O pleonasmo é uma figura de sintaxe que não raro convém empregar como reforço para se conseguir vigor, expressividade mais intensa, maior clareza e para impressionar mais fortemente o receptor.

Cacofonia diz respeito à produção de sons desagradáveis que podem causar estranhamento aos ouvintes. Esse fenômeno pode ser classificado como um vício de fala e, de acordo com a gramática normativa, deve ser evitado, a fim de que a comunicação seja estabelecida com o mínimo possível de ruído.

Solecismo é um vício de linguagem caracterizado por ser um desvio gramatical que ocorre no nível sintático da língua. Trata-se de um erro muito comum que cometemos com frequência numa conversa informal. Exemplo: Vou no banheiro. (o correto seria: Vou ao banheiro.)

7 truques para evitar a cacofonia em seus textos

  1. Faça uma leitura em voz alta. ...
  2. Estude a oralidade da língua. ...
  3. Adote algumas precauções. ...
  4. Conheça os cacófatos mais comuns. ...
  5. Peça alguém para revisar o seu texto. ...
  6. Reformule seu discurso. ...
  7. Familiarize-se com sinônimos.

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

Solecismo: é o nome dado às construções que infringem as normas de sintaxe. Exemplos de solecismo de concordância: “Haviam muitos homens no evento” (Havia); “Fazem três anos que me formei.” (Faz).