Quais são os tipos de doenças que o limão combate?

Perguntado por: emartins6 . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.6 / 5 4 votos

“O limão, de forma geral, é muito benéfico, principalmente na manutenção e recuperação da saúde. Por ser rico em vitamina C, combate os problemas respiratórios, como alergias, gripes, resfriados e escorbuto. Excelente antioxidante previne a degeneração prematura do corpo e contribui na absorção de ferro pelo organismo.

Benefícios do limão

  • Ajuda o corpo a se desintoxicar.
  • Reduz o inchaço.
  • Combate a retenção de líquido.
  • Rico em diversas vitaminas e minerais.
  • Aumenta a imunidade.
  • Faz bem para o coração.
  • Possui grande versatilidade.

Pode tomar água com limão todos os dias? Sim. Feita da forma correta, a bebida pode melhorar os índices de vitamina C do organismo, além de possibilitar uma melhor digestão.

Ao contrário do que muita gente pensa, o limão, apesar de ser uma fruta ácida, não faz mal para o estômago, em princípio. A fruta é rica em polifenóis, substância presente em diversos alimentos que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

O limão não afina o sangue. Yasmin explica que não existe nenhuma comprovação ou mecanismo fisiológico que indique qualquer efeito anticoagulante do limão.

Benefícios d água com limão

  1. Promove a hidratação. ...
  2. É uma boa fonte de vitamina C. ...
  3. Melhora a aparência da pele. ...
  4. Previne o excesso de peso. ...
  5. Melhora a digestão. ...
  6. Refresca o hálito. ...
  7. Ajuda a prevenir cálculos renais. ...
  8. Reduz a inflamação.

Ainda assim, há contraindicações: algumas pessoas podem apresentar sensibilidade ao ácido cítrico e ter dores de cabeça. E como a Vitamina C ajuda a potencializar a absorção do ferro, pessoas que tem muito ferro no sangue devem tomar cuidado no consumo do limão, adverte a nutricionista.

Em outras palavras, não existem evidências científicas que atribuam ao limão essa alta capacidade de matar células cancerosas", complementa. Por tudo isso, a comparação com a quimioterapia, que utiliza medicamentos comprovados para destruir as células doentes que formam um tumor, não pode jamais ser feita.

Atenção: Pessoas com problemas de gastrite, acidez e irritação de mucosa não devem aderir ao hábito. O limão é muito ácido e vai piorar os sintomas.

O suco de limão pode ser um excelente complemento natural para ajudar a diminuir a pressão arterial em pessoas com hipertensão, ou então, em pessoas que sofrem com crises repentinas de pressão alta.

O limão faz cortar o efeito de qualquer remédio? De uma forma geral, não.

Por favorecer a digestão e alcalinizar nosso organismo, o suco de limão é um grande aliado para dormir melhor. Além disso, ao combiná-lo com mel, seus efeitos são potencializados. Dormir melhor é um dos propósitos mais ansiados por uma boa parte da população.

O simples fato de ingerir a água saborizada (com limão cortado ao fundo do copo, por exemplo) já pode estimular o maior consumo de água e beneficiar a pessoa com diabetes na hidratação, que é uma das orientações principais nos casos de hiperglicemia”, afirma.

O limão não faz mal para o fígado, mas o consumo do alimento em excesso pode gerar outros tipos de problemas para o organismo. Por ter uma alta concentração de acidez, o suco da fruta pode ferir a parede do estômago pelo excesso de líquidos corrosivos se ingerido com a barriga vazia.

Para quem sofre com gastrite e úlcera, é uma forma alternativa de tratamento. Por ser um ácido, ao ser ingerido em excesso, irrita o estômago e o esôfago. Por isso, o uso do limão deve ser consciente e estar aliado a uma dieta saudável e com o menor número de toxinas possível.

Embora seja um fruto ácido, o limão pode ajudar a reduzir queimação estomacal devido ao seu alto teor de ácido cítrico, que ao ser ingerido, é oxidado e funciona como um agente bloqueador do ácido do estômago, comportando-se como um “alcalinizante". isto é, um neutralizante da acidez interna, o que estabiliza o pH.

A quantidade ideal, no entanto, ainda gera algumas dúvidas. É só não exagerar na dose: consumir de duas a três unidades por dia – aliadas a uma dieta equilibrada – é suficiente para você perceber uma boa diferença na balança.