Quais são os tipos de ecolalia?

Perguntado por: eferrari . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

Miranda (1983) esclarece que há três tipos de ecolalia: imediata, referindo-se à repetição imediata do que a criança ouve; tardia, que ocorre quando a criança repete alguma coisa que ouviu em outro momento; e mitigada, que surge quando a criança repete de forma alterada o que ouviu anteriormente.

Ecolalia tardia: refere-se à repetição da fala algum tempo após o enunciado e, por isso, fora de contexto. Pode acontecer, por exemplo, quando o paciente com TEA assiste a um filme e depois de algumas horas repete algumas frases do que assistiu.

Por outro lado, chamamos de ecolalia mitigada quando o que foi dito é algo ouvido anteriormente, mas tem sentido de comunicação. Isto é, mesmo que não faça sentido para quem ouve, faz para a pessoa que a reproduz.

Por volta de 2 anos de idade, a maioria das crianças com desenvolvimento típico passa a apresentar esse comportamento, e ele aumenta de frequência e vai reduzindo até estar praticamente extinto aos 2 anos e meio.

A ecolalia costuma ser diagnosticada por meio da análise de um profissional especialista em fala e autismo. Ele observa seus comportamentos e se há repetição de fala. O tratamento é realizado como diversos profissionais como fonoaudiólogos, pediatras, neuropediatras, terapeutas ocupacionais e psicólogos.

As diferenças entre TDAH e autismo se relacionam ao campo de dificuldade, enquanto crianças com TDAH têm em geral maior dificuldade no controle inibitório, crianças com TEA apresentam maior dificuldade na flexibilidade cognitiva e planejamento.

Os movimentos repetitivos mais comuns de se observar no espectro autista envolvem: balançar o corpo para frente e para trás. balançar as mãos (também conhecido como “flapping”)

Tratamento para ecolalia tardia funcional
A alternativa oferecida deve ser ajustada de acordo com o nível de desenvolvimento de cada criança, buscando, assim, uma maior precisão comunicativa ou informativa. Dessa forma, a ideia é maximizar todas as emissões.

[ Patologia ] Distúrbio da fala que consiste na repetição involuntária de uma ou mais palavras, geralmente acabadas de proferir.

A ecolalia é um sintoma demasiadamente comum e persistente no TEA (Transtorno do Espectro do Autismo). É definida como a repetição em eco da fala do outro. No entanto, não é um comportamento exclusivo do autismo. É um comportamento que faz parte do desenvolvimento de fala e linguagem da criança.

Hiperlexia é uma síndrome, muitas vezes caracterizada como elemento do autismo, que envolve a capacidade de leitura precoce e a obsessão por números e letras.

Pular; Girar; Fazer movimentos repetitivos com as pernas; Bater palmas.

Principais estereotipias em autistas
Balançar o corpo; Bater os pés; Girar objetos ou o próprio corpo; Repetir sons.

Estereotipias são comportamentos motores ou verbais repetidos e podem possuir múltiplas funções. As causas também são diversas, uma criança pode produzir estereotipias quando está hiperexcitada, ociosa, ansiosa ou desregulada sensorialmente. Dessa forma, ela produz comportamentos com o objetivo de se autorregular.

A ecolalia é definida como a repetição de sons, palavras ou frases. Algo que ocorre também a crianças com sintomas autísticos.

Considerado 'grau mais leve', o chamado Autismo de suporte nível 1 tem algumas características específicas como: contato visual não consistente; dificuldades na flexibilização de regras, preferindo a manutenção de padrões; problemas na interação com as pessoas, entender piadas, ironias ou sarcasmo; e podem ter ...

Continuar lendo O que é a ecolalia?