Quais são os tipos de inglês que existe?

Perguntado por: isouza . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

Dentre elas, as principais são o inglês americano (falado nos Estados Unidos), o inglês britânico (falado no Reino Unido) e inglês australiano (falado na Austrália.)

Inglês britânico
A palavra can't é um exemplo clássico: enquanto é falada nos Estados Unidos como “quent”, a fala britânica é algo como “cant” mesmo. Ritmo: Para quem quer aprender uma forma mais pausada e pronunciada do idioma, a forma britânica pode ser o melhor inglês do mundo.

Mas, de uma forma muito geral, podemos mencionar o seguinte: O inglês britânico tem influências de países próximos à Grã-Bretanha, como a França e a Alemanha, enquanto o americano tem influência principalmente do espanhol. Palavras terminadas em ise em inglês britânico terminam em ize em americano.

Enquanto no português temos, por exemplo, o português do Brasil, o português de Portugal e o português da África, a língua inglesa tem duas variantes principais: American English (inglês americano) e British English (inglês britânico).

O inglês britânico ficou conhecido por muitos anos como o inglês original, isso porque a língua inglesa é uma língua indo-europeia germânica ocidental que surgiu nos reinos anglo-saxônicos da Inglaterra e se espalhou para outros países e posteriormente para o mundo.

Uma língua mais fácil de assimilar
Muitos estudantes de línguas relatam a mesma conclusão: a aprendizagem do inglês americano é relativamente mais simples que a do inglês britânico.

1 – O inglês americano é relativamente mais fácil
Isso porque qualquer processo de aprendizagem de um idioma é benéfico para o nosso cérebro e para a nossa convivência em sociedade – falar mais de uma língua significa estabelecer mais conexões com outras pessoas do mundo todo.

O Inglês Americano deriva do Inglês Britânico. A língua inglesa começou a ser falado nos Estados Unidos da América (EUA) devido ao expansionismo europeu, quando este país ainda era uma colônia. Este tipo de idioma teve seu início no século XVI, por influência da Renascença.

As partes mais difíceis sobre aprender inglês

  • O sistema de ortografia. Um dos aspectos mais desafiadores da língua inglesa é seu sistema ortográfico, que é bastante irregular e imprevisível. ...
  • Tempos. ...
  • Polissemia e contexto. ...
  • Os verbos compostos (phrasal verbs) ...
  • Vocabulário extenso.

No inglês básico, a pessoa é capaz de entender e utilizar expressões simples. Ela consegue também se apresentar, apresentar outras pessoas e fazer algumas perguntas básicas como as que envolvem informações pessoais. A fala, geralmente, é mais lenta e com pouca fluidez.

1. Inglês: o idioma de intercâmbio por excelência. O inglês conta com 1,348 bilhão de falantes, dos quais 379 milhões são nativos.

O inglês é considerado uma língua universal por ser o idioma mais conhecido no mundo inteiro. Isso não significa que ele é o mais falado por nativos. Este posto é ocupado pelo mandarim, a língua falada na China, afinal este é o país mais populoso do mundo.

A estrutura segue a mesma de antes: minutos + to + hora. Ainda na forma britânica de falar as horas, usamos “half” para falar de 30 minutos, a “quarter past” para nos referirmos ao minuto 15 e a “quarter to” quando falamos do minuto 45.

A maior diferença do inglês britânico e americano é semântica, ou seja, elas derivam do contexto e da história de determinado termo. Um exemplo é a palavra metro. Os americanos dizem “subway” enquanto os britânicos falam “underground” ou “tube”.

Os idiomas que deram origem à língua inglesa foram, principalmente: Celta britânico. Anglo-frísio. Saxão.

Segundo o CEFR, existem seis níveis diferentes de domínio do inglês: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. O “A” refere-se aos níveis iniciais e básicos do idioma e significa que quem o domina consegue compreender e usar expressões familiares e cotidianas que satisfazem suas necessidades básicas.

Português

Galego

Galego. Quando se pergunta qual é a língua mais próxima do português, a resposta precisa ser essa: o galego! Esse idioma, na verdade, remete às origens diretas do português. A língua é falada na Galícia, ou Galiza, região da Espanha que faz divisa com o norte de Portugal.

Nações como Austrália, Bahamas, Estados Unidos, Granada, Guiana, Grã Bretanha, Irlanda, Jamaica, Malta, Nova Zelândia, Porto Rico e Trinidad, falam o idioma como primeira língua. Mas como reflexo do processo de colonização e globalização, muitos países falam inglês como segunda língua.

De um modo geral, a maioria das instituições de ensino indica que o tempo para ser fluente em inglês é de cerca de 1.200 horas, para se aprender o idioma desde o básico até o avançado, seguindo um conteúdo programático. Mas não se assuste, viu?

A resposta curta é sim, é claro que pode aprender inglês em 3 meses, mas com algumas condições e limitações. Não pode esperar atingir um nível avançado ou fluente em tão pouco tempo, mas pode atingir um nível básico ou intermédio que lhe permita comunicar fácil e corretamente em situações quotidianas.